apresentação sobre dopamina para disciplina de ciência.pptx
GiovannaBegotti
7 views
6 slides
Oct 30, 2025
Slide 1 of 6
1
2
3
4
5
6
About This Presentation
apresentação sobre dopamina para disciplina de ciência.pptx
Size: 1.08 MB
Language: pt
Added: Oct 30, 2025
Slides: 6 pages
Slide Content
Dopamina
Funções: A Dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro que joga um número de papéis nos seres humanos e nos outros animais. Algumas de suas funções notáveis estão em: Movimento Memória recompensa agradável comportamento e cognição Atenção Inibição de produção da prolactina Sono Humor Aprendizagem
Dopamina no movimento : Dopamina reduz a influência da via indireta , e aumenta as ações da via direta , dentro do gânglio basal . Sendo responsável pela execução de movimentos voluntários, que são aqueles que ocorrem de acordo com a nossa vontade, como por exemplo, a atividade muscular. Dopamina no comportamento : A dopamina é o produto químico que negocia o prazer no cérebro. É liberado durante situações agradáveis, isso significa que o alimento , o sexo , e diversas drogas em abuso são igualmente estimulantes da liberação da dopamina no cérebro.
Dopamina e apego: A cocaína e as anfetaminas inibem a retomada da dopamina, ou seja, aumenta muito a presença de dopamina . Aumentando a presença de dopamina estes conduzem aos sentimentos e ao apego agradáveis aumentados. Dopamina na memória: Níveis de Dopamina no cérebro , especialmente o córtice pré-frontal, ajuda na memória de funcionamento melhorada .
Dopamina na atenção : Dopamina no foco e na atenção. A visão ajuda como uma resposta da dopamina no cérebro e esta ajuda por sua vez a focalizar e dirigir sua atenção. Dopamina na cognição: A dopamina nos lóbulos frontais do cérebro controla a circulação da informação de outras áreas do cérebro.
Anormalidades da dopamina A concentração de dopamina no organismo está relacionada, também, ao surgimento de doenças. O Mal de Parkinson, por exemplo, tem sua origem ligada à falta de dopamina. Isso porque, com o envelhecimento, há a morte natural de neurônios, o que reduz a produção do neurotransmissor. Essa carência de dopamina acaba alterando os movimentos do corpo, tornando-os descoordenados, principal sintoma da doença.