Apresentação completa sobre o descobrimento do Brasil e os primeiros anos de colonização portuguesa na América
Size: 18.83 MB
Language: pt
Added: Sep 29, 2025
Slides: 12 pages
Slide Content
~ O “Descobrimento” do Brasil e os Primeiros Anos de Colonizacao ~
Contexto das Grandes Navegações Portugal liderava as expansões marítimas no século XV. Objetivo: busca de novas rotas comerciais e riquezas. Tratado de Tordesilhas (1494): divisão das terras entre Portugal e Espanha.
Tratado de Tordesilhas
O “Descobrimento” do Brasil (1500) Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou à costa da Bahia. Os portugueses chamaram o lugar de "Terra de Vera Cruz", depois "Brasil". Primeiros contatos com os povos indígenas.
Primeiros Anos (1500–1530) Período de exploração inicial e reconhecimento do território. Extração e comércio do pau-brasil. Utilização do sistema de escambo (trocas) com os indígenas. Feitorias: entrepostos comerciais
Povos Indígenas Havia grande d iversidade de povos e culturas (tupi, guarani, tapuia, etc.). Viviam da caça, pesca, agricultura e coleta em uma lógica econômica diferente da dos europeus. Conflitos e alianças com os colonizadores.
Sistema de Capitanias Hereditárias (1534) Rei D. João III dividiu o Brasil em 15 capitanias hereditárias. Administradas por donatários , com amplos poderes. Apenas poucas tiveram sucesso (como Pernambuco e São Vicente).
Governo-Geral (1549) Criado para centralizar o poder e organizar a colônia. Primeiro governador-geral: Tomé de Sousa . Fundou Salvador, primeira capital do Brasil. Contava com apoio de missionários jesuítas (como Manuel da Nóbrega).
Ação dos Jesuítas Jesuítas (padres católicos da Companhia de Jesus) catequizavam e educavam indígenas. Defendiam os nativos contra a escravidão em certos momentos. Fundaram colégios, vilas e tiveram forte influência cultural.
Dificuldades da Colonização Conflitos com indígenas (como a Confederação dos Tamoios e Guerra dos Aimorés. Invasões estrangeiras (como dos franceses no Rio de Janeiro, 1555). Distância e dificuldades de comunicação com Portugal, falta de apoio financeiro por parte do governo de Portugal.
Nicolas Durand de Villegagnon e Gaspard de Coligny Líderes da França Antarctica