ARTE ANGÉLICA RODRIGUES 6º ANO ELEMENTOS BÁSICOS DA DANÇA Aula nº: Nivelamento 4
OBJETIVOS Conhecer e analisar os elementos que constituem a Dança.
Dança Você gosta de dançar? Já criou alguma coreografia? Você já assistiu a um espetáculo de dança?
Origem da Dança O surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
Origem da Dança A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança. O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos eram registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos e ficaram conhecidos como arte rupestre.
Origem da Dança A dança no antigo Egito era ritualística e tinha características sagradas. Dançava-se para os Deuses, em casamentos e funerais. Na Grécia, a dança originou-se de rituais religiosos, os gregos acreditavam no seu poder mágico, assim os vários deuses gregos eram cultuados de diferentes maneiras.
Origem da Dança As danças preparavam fisicamente os guerreiros e sempre eram feitas em grupos. A dança era muito difundida na Grécia Antiga, importante no teatro, a dança se manifestava por meio do coro.
Origem da Dança Na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos haviam danças também. Já nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
Os primeiros registros de danças são dos povos: Belgas. Ingleses. Egípcios.
Elementos da Dança Então, vamos descobrir quais elementos compõem a Dança?
Elementos da Dança Movimento corporal Na dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos: Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
Elementos da Dança Movimento corporal • Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço; • Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Elementos da Dança Espaço Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Elementos da Dança Espaço Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Na Dança os movimentos básicos do corpo e as combinações entre eles, podem ser divididos em três tipos: potencial, liberado e famílias de movimentos. potencial, intenso e ritmo. liberado, famílias de movimentos e cinesfera.
Elementos da Dança Tempo É a velocidade em que são executados determinados movimentos. Pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.
Elementos da Dança Tempo Rápido: quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido. Lento: mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase até parar. Moderado: é o meio termo entre o rápido e o lento.
Dança A coreografia é a arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança. No balé clássico, por exemplo, ela é composta por um grupo de movimentos mais padronizados.
Dança A improvisação na dança surge quando os dançarinos movimentam seus corpos livremente, sem seguir uma coreografia ou um roteiro específico que tenha sido ensaiado anteriormente. Pode ser um pouco desafiador pensar em dançar de maneira profissional, sem um roteiro ou coreografia pré-determinados, não é mesmo?
Dança Ocorre que, na prática, existem técnicas para nortear a improvisação na dança de maneira que o resultado seja bonito, harmônico e interessante!
A Dança pode partir de: uma coreografia ou uma improvisação. apenas de uma coreografia. do improviso, que sempre vira uma coreografia .
RETOMADA Nesta aula, nós conhecemos e analisamos os elementos básicos da Dança. O Movimento corporal, o espaço e o tempo.