Arte Barroca na Europa

1,940 views 23 slides Feb 27, 2018
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

falandodeartes.com.br


Slide Content

ARTE BARROCA NA EUROPA PROFESSORA ANDREA DRESSLER

BREVE CONTEXTO HISTÓRICO No final da Idade Média novos questionamentos no mundo e na arte deram início ao Renascimento.

Período Renascimento Basicamente o nome vem do renascer da cultura clássica Greco-romana que, durante a Idade Média, foi deixada um pouquinho de lado por conta da propagação do Cristianismo pela Igreja Católica e da arte cristã.

O nascimento da Vênus , Sandro Botticelli No Renascimento os artistas voltam a retratar temas mitológicos que foram proibidos pela Igreja durante a Idade Média

Mais liberdade pro artista Mais do que retomar ideais da arte clássica, os renascentistas queriam mesmo mostrar um novo tipo de arte mais autônoma, mais livre e mais criativa. É quando surge a figura do mecenas, o empresário do artista , que buscava patrocínio e ajudava na divulgação do seu trabalho por toda a Europa. A maior financiadora era a Burguesia, mas a Corte e a Igreja também se envolverambastante nesse processo.

Os grandes mestres E assim, surgiram grandes nomes na arte como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e tantos outros. Em suma, a arte renascentista se caracterizou como uma arte bastante racional.

Monalisa , Leonardo da Vinci Leonardo da Vinci certamente foi o maior representante da figura do “gênio renascentista” por se especializar em várias áreas diferentes além da arte.

A Contrarreforma Até que, no final do século XVI, quando o protestantismo começou a ganhar força pela Europa, a Igreja Católica teve de reagir e usou a arte pra isso. Na contrarreforma, para atrair os fiéis, a arte deveria valorizar as emoções humanas , em especial por meio das temáticas bíblicas.

Arte humanizada Mas diferente dos renascentistas que ressaltavam a beleza dos corpos por meio da nudez (aos moldes dos deuses e deusas da mitologia clássica), agora os personagens bíblicos deveriam ser menos idealizados e mais humanizados . Ao olhar uma cena de uma passagem bíblica, o espectador deveria se identificar com o personagem e sentir as mesmas emoções transmitidas pela obra.

A incredulidade de São Tomé , Caravaggio

Estilo Barroco E assim um novo estilo artístico surgiu, chamado hoje em dia de Barroco, que marcou todo um período na história da arte. Em suma, a arte barroca se caracterizou como uma arte bastante emocional.

Compare duas obras com mesmo tema bíblico: “A anunciação” RENASCENTISTA (RACIONAL) BARROCA (EMOCIONAL) Feita por Rubens em 1628. Feita por Botticelli entre 1489-90.

CARACTERÍSTICAS DA ARTE BARROCA Uma das maneiras de representar as emoções na pintura era por meio da contraposição de ideias como amor e ódio, a vida e a morte, a alegria e o sofrimento, etc. A arte barroca tende a exagerar essas sensações nos personagens por meio de muita diagonalidade , teatralidade e o contraste gritante entre a luz e a sombra.

Erguendo da cruz, Rubens Note a linha diagonal formada pelo corpo de Cristo no centro da imagem central do tríptico de Rubens. O corpo mais iluminado do personagem central também ajudam o espectador a direcionar seu olhar pro centro da tela, a parte mais importante.

A temática predominante é bíblica, mas também surge nesse período a pintura de gênero (que retratava as pessoas em suas atividades diárias) além de retratos, autorretratos, natureza-morta e até temas mitológicos.

Moça com brinco de pérolas , Vermeer Já no retrato de Vermeer o destaque está no forte contraste entre o fundo escuro e o rosto iluminado da moça. Dessa forma o foco central da imagem é pura e simplesmente o retrato em si e não alguma paisagem fundo, como acontece na “ Monalisa ” de Da Vinci, por exemplo.

PRINCIPAIS ARTISTAS

CARAVAGGIO Um dos primeiros expoentes do estilo Barroco na Itália, Caravaggio se destacou com seus inúmeros trabalhos para a Igreja. Mas o artista gostava também de temas mitológicos, retratos e também autorretratos. Vocação de São Mateus - 1600

JOHANNES  VERMEER Pintor holandês adepto da pintura de gênero que mostrava as pessoas em suas casas em suas atividades diárias como vemos em “A leiteira ” de 1658.

DIEGO VELAZQUÉZ Pintor espanhol que chegou a trabalhar para a corte espanhola e fez inúmeros retratos do rei Filipe IV  e sua família como vemos em “As meninas” , de 1656, que retrata as filhas do rei. O artista também se autorretrata na obra olhando pro espectador que na verdade, como vemos na imagem refletida no espelho ao fundo, seriam o rei e a rainha.

PETER PAUL RUBENS Os temas preferidos desse artista holandês eram históricos e mitológicos, mas também fez pinturas religiosas, retratos da corte e temas alegóricos como vemos ao lado na “ Alegoria sobre Paz e Guerra”, de 1630.

REMBRANDT  VAN RIJN Certamente foi o pintor barroco holandês mais importante desse período. Rembrandt usou e abusou da técnica criada por Leonardo da Vinci e muito utilizada por Caravaggio conhecida como CHIAROSCOURO (claro-escuro) , jogo de luz e sombra que intensificava ainda mais a expressão dos personagens retratados.

DISPONÍVEL EM: FALANDODEARTES.COM.BR