A arte gótica desenvolve-se na Idade Média, dos séculos XII ao XIV. A princípio era conhecida sob o nome de opus francigenum – “obra francesa” - devido à sua principal origem. A arte gótica ficou conhecida também como a “Arte das Catedrais”.
Caracterização Em frente às pequenas e escuras igrejas rurais do românico, o gótico eleva prodigiosas catedrais cheias de luz, desenvolveu-se uma importante arquitetura civil e independente às outras artes plásticas ( pintura e escultura).
PINTURA A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII, XIV e no início do século XV, quando começou a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi a procura o realismo na representação dos seres que compunham as obras pintadas, quase sempre tratando de temas religiosos, apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direção ao plano celeste.
Os principais artistas na pintura gótica. Giotto - a característica principal do seu trabalho foi a identificação da figura dos santos com seres humanos de aparência bem comum.
Crucificação
O Beijo de Judas
Jan Van Eyck - procurava registrar nas suas pinturas os aspectos da vida urbana e da sociedade de sua época.
O Casamento dos Arnolfini
ESCULTURA A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas e está presente nas fachadas e portais das catedrais, que foram o espaço ideal para sua realização. Caracterizou-se por um calculado naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a beleza ideal do divino; no entanto a escultura pode ser vista como um complemento à arquitetura, na medida em que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interior das Igrejas.
Porta do Sarmental , Catedral de Burgos
Pilar de Anjos
Contexto histórico A arte gótico propriamente dito coincide no tempo com a crise da Idade Média. Costuma-se indicar que em frente à arte românica, o gótico coincide com o máximo desenvolvimento da cultura urbana onde aparece a burguesia, a universidade e o florescimento das ordens religiosas bem como a acentuassem dos conflitos, finalmente os pavorosos espetáculo da Peste Negra e a Guerra dos cem anos em um mundo tão combinante que só pode se entender em termos de uma mutação fundamental.