ARTES A interação com a arte se dá necessariamente pelos sentidos, mas o efeito provocado não se restringe ao que empiricamente se verifica, uma vez que há diálogo com as experiências e habilidades cognitivas do indivíduo.
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos. No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922. Fonte: https ://www.todamateria.com.br/vanguardas-europeias /
Possuía um caráter deveras subjetivo, irracional, pessimista e trágico, justamente por enfatizar as mazelas e os problemas do ser humano. Dessa forma, podemos destacar como importantes características desse movimento: contraste e intensidade cromática; valorização do universo psicológico, sobretudo de sentimentos densos, como a angústia e solidão; dinamismo e vigor; técnica abrupta e "violenta" na pintura, com grossas camadas de tinta; valorização de temas sombrios, trágicos.
O fauvismo foi um estilo de pintura baseado na intensidade cromática, simplificação das formas e utilização de cores puras, além de usá-las arbitrariamente, sem compromisso com as cores reais. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras. Dentre as características mais marcantes do movimento fauvista, destacam-se: utilização de cores puras; emprego arbitrário da cor; simplificação das formas; não compromisso com a representação fiel à realidade; influência da arte primitivista;
O cubismo não explorou o subjetivo e seu maior interesse não foi o sofrimento humano. Era uma vertente que trouxe novas formas de representação no campo pictórico, desfragmentando e geometrizando as figuras. Esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Com o cubismo teremos um tratamento geométrico das formas da natureza. Assim, elas passam a ser representadas pelos objetos em todos os seus ângulos no mesmo plano, constituindo uma figura em três dimensões.
O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade. Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza. As principais características da arte abstrata são: Arte não representacional; Ausência de objetos reconhecíveis; Arte subjetiva; Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.
Suas principais características eram a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso. O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Podemos destacar como principais características do movimento futurista: valorização da velocidade e dinamismo; exaltação à tecnologia; ligação ideológica com o fascismo; ruptura com o passado; utilização da publicidade e tipografias; tendência à justificar a violência através do militarismo.
As principais características do dadaísmo são a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e irracionalidade. O dadaísmo foi um movimento caracterizado pela " anti-arte " e o questionamento do que seria arte frente aos absurdos que ocorriam no mundo com a Primeira Guerra. No movimento dadaísta, a intenção dos artistas era produzir um tipo de arte "sem sentido"
Pautado no subconsciente, esse movimento era caracterizado por uma arte impulsiva, fantástica e onírica. O surrealismo se preocupou com a exploração de temas insólitos, o universo onírico (dos sonhos), criando relações inclusive com a psicanálise, que também estava despontando na época. “Automatismo psíquico em estado puro, mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral .” Manifesto Surrealista - 1924