VIRTUDES RESSALTADA. Apocalipse 2.2-3. BOAS OBRAS PACIENCIA DOUTRINA SADIA DICIPLINA NA IGREJA ÓDIO AO MAL
PECADOS E FRAQUESAS Apocalipse 2.4-5. PERDA DO PRIMEIRO AMOR
PROMESSAS AOS VENCEDORES Apocalipse 2.7. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus
IGREJA MODERNA: Mas quanto à prática do amor, tornara-se heterodoxa, fria e seca. uma vez praticada sem amor, esfria e mata a verdadeira espiritualidade . Não podemos, a pretexto de “zelar” pela verdade, desconsiderar o cultivo de uma profunda espiritualidade banhada em amor . DEVEMOS VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR.
IGREJA MODERNA: IGREJAS MISSIONARIAS QUE SOFRE PERSEGUIÇÕES
PROMESSAS AOS VENCEDORES Apocalipse 2:10. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
PÉRGAMO, QUER DIZER “TORRE” IGREJA INFLUENCIDA PELO MUNDO
PERGAMO ANTIGA TRÓIA?
VIRTUDES RESSALTADAS Apocalipse 2.13 PERCEVERANÇA, MESMO EM MAL AMBIENTE
PROMESSAS AOS VENCEDORES Apocalipse 2:17. Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
IGREJA MODERNA: IGREJAS QUE SÃO SUSTENTADAS PELO GOVERNO;
TIATIRA, A IGREJA DA FALSA DOUTRINA
VIRTUDES RESSALTADA . Apocalipse 2.19 AMOR SERVIÇO ESPIRITUAL FÉ PACIÊNCIA
AO QUE VENCER, DAREI POR HERANÇA AS NAÇÕES APOCALIPSE 2:26 IGREJA MODERNA: O DERRAMAMENTO DE VARIAS SEITAS NOVAS
SARDES, A IGREJA MORTA
Apocalipse 3.1 igreja morta espiritualmente, Sardes abarcava remanescentes fiéis ao Senhor. Atualmente há igrejas que se encontram como a de Sardes : mortas na vida espiritual. Mas, graças ao Senhor, há dentro dessas igrejas homens e mulheres que permanecem fiéis a Deus. A carta à Igreja de Sardes é um aviso de Cristo para que não nos descuidemos da comunhão com Ele.
AO QUE VENCER O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos . ( AP. 3:5)
IGREJA MODERNA: Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores. DECLINIO ESPIRITUAL
FILADÉLFIA, A IGREJA FIEL
Apocalipse 3.7-13.
UMA IGREJA AMOROSA, PACIENTE E CONFESSANTE 1. Amar é a maior das obras. Somente uma igreja amorosa se preocupa com a evangelização e com a obra missionária . 2. Força na fraqueza . Filadélfia não era uma igreja forte ( Ap 3.8). Mas pela fé, sabia como tirar forças da fraqueza ( Hb 11.34). Portanto, não importa se a sua igreja é pequena faça grandes coisas para Deus. Ela é pobre? Enriqueça os miseráveis com o Evangelho de Cristo. Ela é desconhecida? Leve os pecadores a serem conhecidos como filhos diante do Pai.
Apocalipse 3.12 12 - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
IGREJA MODERNA: NOSSA ÉPOCA: FILADELFIA SOMOS NÓS.
LAODICEIA, IGREJA MORNA.
A igreja de Laodiceia recebe a sétima e última carta. Infelizmente a situação espiritual dessa igreja era miserável. Uma igreja em que os bens materiais sobejavam, mas desprovida espiritualmente Nem quente, nem fria, uma igreja morna, indiferente à Palavra de Deus. Porém, o Senhor Jesus a amava e por isso aconselhou que buscasse um genuíno avivamento O Senhor Jesus não quer que seus filhos se percam. Ele é aquele que traz o nosso pecado à tona, nos ensina como abandoná-lo e nos perdoa quando de coração sincero nos arrependemos.
conclusão Arrogância espiritual. Além dessa indiferença doentia e crônica às coisas de Deus, o anjo da Igreja em Laodiceia era soberbo e arrogante. Supunha que, por ser rico e de nada ter falta, achava-se acima das providências divinas A prosperidade levara-o ao orgulho fatal. Somente um tolo diria tal coisa: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta” ( Ap 3.17 ). O que nos lembra esse discurso? A retórica do querubim ungido ao apostatar-se de sua posição junto ao trono do Altíssimo ( Is 14.13,14). Comportam-se assim as igrejas que, por causa de sua prosperidade material, julgam-se ricas, mas espiritual e ministerialmente são paupérrimas.