As etapas da autotransformação na vida dos espiritos
escoladidaticadabahi
2 views
10 slides
Oct 15, 2025
Slide 1 of 10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
About This Presentation
espiritual
Size: 891.78 KB
Language: pt
Added: Oct 15, 2025
Slides: 10 pages
Slide Content
As etapas da autotransformação da alma 08/05/2025 JESUS O ARQUÉTIPO DA PAZ
O QUE JESUS DIZ NO SEU EVANGELHO SOBRE A AUTOTRANSFORMAÇÃO? A mensagem de Jesus destaca elementos essenciais para o processo de autotransformação , convidando o espírito a uma reflexão interior profunda. Mais do que seguir uma crença ou adotar um título religioso, trata-se de encontrar princípios que favorecem a evolução espiritual, promovendo crescimento e mudança interior."
CRISE ( fase 1) No começo de sua pregação, Jesus convida a um estado que se assemelha a uma crise, em que o Espírito tende a questionar sua vida, seus valores e as habilidades que conquistou. A proposta inicial, pelo arrependimento, é um chamamento, como uma parada, para que o indivíduo se analise e perceba o atual estágio em que se encontra, para depois encontrar nova motivação com a visão do Espírito imortal. O convite é para uma retomada do destino com avaliação da própria vida e revisão dos propósitos existenciais.
Identificação da sombra(fase 2) Num dado momento, quando se referiu à trave no próprio olho, Jesus parece querer que o Espírito perceba sua sombra ao propor que, antes de enxergar o defeito no outro, identifique os próprios, numa tentativa de eliminar. Como querer ser perfeito sem aceitar os aspectos obscuros da própria personalidade? Não basta agregar valores nobres, pois é preciso aceitar-se em sua totalidade. A aceitação de si mesmo, a compreensão de seus equívocos e acertos, é o que dá o respaldo de não ter apenas uma ideia pessoal do entendimento, para que cada indivíduo se liberte e não julgue os erros alheios.
Desidentificação das Imagens Parentais( fase 3) No processo de amadurecimento da personalidade, é necessário, a certa altura, que o Espírito compreenda que os sentimentos dirigidos aos seus entes queridos devem ser diferenciados dos componentes pertencentes ao arquétipo neles projetados. É preciso desligar-se das imagens cristalizadas em suas mentes que atribui poder aos papeis desempenhados pelos seus entes queridos. No processo de evolução, o Espirito deve ser amado por quem é e não pela função social que desempenhou. Quando jesus questionou quem eram aqueles que o procuravam no templo indicava a importância da pessoa e não no seu grau de parentesco.
Administração das Personas( fase 4) Quando Jesus falou sobre o comportamento dos fariseus, chamando-os de hipócritas e comparando-os a sepulcros caiados, chamava a atenção para o mundo de ilusões, no qual as pessoas, na verdade, não demonstram a verdadeira natureza de suas imagens psíquicas. O Espírito se identifica com sua imagem psíquica, idealizada e construída sobre seus objetivos, acabando por se afastar de sua essência. o espírito pode se identificar com diferentes personagens ao longo de sua jornada, às vezes esquecendo sua verdadeira identidade. Reconhecer essa alternância entre personagens e admitir a própria ignorância são passos importantes para o amadurecimento espiritual.
DISSOLUÇÃO DOS COMPLEXOS( fase 5) Ao assinalar a necessidade de se reconciliar com seu irmãos, jesus apontava para os aspectos inconscientes da personalidade a serem percebidos e que, pela energia de que são constituídos, dirigem a vida consciente. são os conhecidos complexos psicológicos, que são naturalmente abrigados no mundo íntimo à espera de dissolução. é por causa dos complexos psicológicos que surgem preconceitos, as intolerâncias e todo tipo de discriminação, que devem ser percebidos como chagas a serem eliminadas na personalidade. esta dissolução é fator que contribui para uma excelente convivência social e melhoria da capacidade do ser humano em harmonizar as relações interpessoais.
Eliminação das projeções da alma( fase 6) Na parábola em que Jesus compara o reino dos céus a dez virgens à procura do noivo, é possível entender que as relações amorosas são permeadas pela projeções inconscientes, cuja a transferência inconsciente de características para o outro permite que as conexões afetivas ocorram. Identificar e eliminar projeções permite que as relações se tornem transparentes e se tenha real noção do que se sente pela pessoa com quem se relaciona. Quando a relação é baseada na projeção, o afeto dirigido a algum aspecto que supostamente a pessoa é portadora. A relação que se estrutura, pois quem projeta se relaciona inconscientemente consigo mesmo. Eliminar projeções é evoluir para alcançar o contato de sua essência com a do outro.
E por fim... Personagem conduzido pelo Espírito(fase 7) Em toda sua pregação Jesus esse referia a um certo reino; ora falava em reino de Deus, ora em reino dos céus, referindo-se a algo que era entendido como um lugar em que tudo se resolveria e haveria paz e harmonia para sempre. Para que este estado fosse alcançado, era necessário uma série de requisitos e condições que exigem esforço, determinação e renúncias diversas, sem o que haveria fracasso para a personalidade. Encontrar esse reino requer que o espírito, já consciente da sua imortalidade, construa sua harmonização interior, a aceitação de si mesmo e a consciência da intima conexão com o criador .
Não nos esqueçamos... O Evangelho é um grande portal que se abre para que a consciência, enxergando o Espírito, ofereça-lhe uma nova realidade por onde pode seguramente trilhar rumo ao maravilhoso e fantástico proposito do criador. Leiamos o Evangelho e o integremos ao ser espiritual que somos . Adenáuer Novais