Um rapaz procurou Sócrates para lhe contar um caso .
O filósofo ergueu os olhos do livro e perguntou : - O que você vai contar já passou pelas três peneiras ? - Três peneiras , como assim ?
- Sim . A primeira é a VERDADE . O que você quer contar dos outros é um fato ? Caso tenha apenas ouvido contar , a coisa deve morrer por aí mesmo .
- Suponhamos , entretanto , que seja verdade , então , deve passar pela segunda peneira que se chama BONDADE . O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou a destruir a imagem do próximo ?
- Se o que você quiser contar é verdade , é coisa boa, deverá ainda passar pela terceira peneira , que se chama NECESSIDADE . Convém contar ? Resolve alguma coisa ? Ajuda a comunidade ?
O filósofo arrematou : Se passar pelas três peneiras , conte . Tanto você , quanto seu irmão e a comunidade irão lucrar .
Em caso contrário , esqueça e enterre tudo . Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar a discórdia entre irmãos .
O rapaz resolveu não contar . Seu caso iria enroscar em alguma peneira do filósofo .
Pessoas inteligentes falam sobre ideias... Pessoas comuns falam sobre coisas... Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.
Sócrates ( 470-399 a.C.) Filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da filosofia, e um dos alicerces da atual cultura ocidental.
IMAGENS www.gettyimages.pt MONTAGEM E FORMATAÇÃO Joyci Grazielly Januario [email protected]