A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas.
No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá ; em gr. hamartáno ). Significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão.
Em latim, o termo é vertido por peccátu. Na própria Bíblia é dada a especificação de pecado: Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. (1 João 3:4). Almeida Revista e Atualizada)
Perspectiva Judaica O Judaísmo considera a violação de um mandamento divino como um pecado. O judaísmo ensina que o pecado é um ato e não um estado do ser. A Humanidade encontra-se num estado de inclinação para fazer o e de incapacidade para escolher o Bem em vez do. O Judaísmo usa o termo "pecado" para incluir violações da Lei Judaica que não são necessariamente uma falta moral. De acordo com a Enciclopédia Judaica, "O Homem é responsável pelo pecado porque é dotado de uma vontade; contudo, Ele tem uma natureza fraca e uma tendência para o Mal: "Pois o coração do Homem é mau desde a sua juventude“. Por isso, Deus na sua misericórdia permitiu ao Homem arrepender-se e ser perdoado. O Judaismo defende que todo o Homem nasce sem pecado, pois a culpa de Adão não recai sobre os outros homens.
Perspectiva Católica Segundo Santo Agostinho, o pecado é "«uma palavra, um acto ou um desejo contrários à Lei eterna»", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor. Esta Lei eterna, ou Lei de Deus, é expressa na lei natural, nos Dez Mandamentos, nos mandamentos de amor, entre outros. Logo, o pecado é um acto mal e "abuso da liberdade", ferindo assim a natureza humana.
A doutrina católica distingue o pecado em 3 categorias: o pecado original, que é transmitido a todos os homens, sem culpa própria, devido à sua unidade de origem, que é Adão e Eva. Eles desobedeceram à Palavra de Deus no início do mundo, originando este pecado, que, felizmente, pode ser atualmente perdoado pelo sacramento do Baptismo. Este pecado faz com que "a natureza humana [...] fica [...] submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte, e inclinada ao pecado" .
o pecado mortal, que é cometido "quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos" sinceramente . o pecado venial, "que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afeto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais", nomeadamente no Purgatório .
Perspectiva Protestante O segmento protestante, ou evangélico, não crê em purgatório, nem classifica os pecados como venial, mortal ou capital. Seguindo os preceitos bíblicos, o pecado está em todos os homens, pois "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23). A separação está entre o pecado cometido contra a carne (pode ser perdoado) e contra o Espírito Santo de Deus (o qual não pode ser perdoado - Lc 12:10 ). O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus, segundo I João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei ".
A culpa!
A mulher Adúltera
"Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério, fazendo-a ficar de pé no meio de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
Mas Jesus, inclinando-se escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.
E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
Erguendo-se Jesus e não vendo ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: mulher, onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela, ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus, nem Eu tampouco te condeno; vá e não peques mais".
Críticas - muita gente com pedras nas mãos!
Medo – Revolta – Raiva e mágoas...
O Certo ou Errado?
Convém ou Não convém? Devo ou não devo? Posso ou não posso?
A INDIVIDUALIDADE É O ESPÍRITO EM SÍ MESMO...É O SER TOTAL, PESSOA TRANSITÓRIA, INDIVIDUALIDADE IMORTAL.
Personalidade
A PERSONALIDADE É TRANSITÓRIA E ASSINALA ETAPAS REENCARNACIONISTAS , DEFINIDORAS DE EXPERIÊNCIAS NOS SEXOS, NA CULTURA, NA ARTE E NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
Identificação
A IDENTIFICAÇÃO ASSINALA O ESTÁGIO DE EVOLUÇÃO DE CADA PESSOA, FADADA A ELEVAÇÃO , QUE, PARA CONSEGUIR DEVE-SE LIBERAR DOS HÁBITOS DO PASSADO...
Ser é educar-se
...A AFETIVIDADE É UM DEGRAU DO AMOR, PORQUE SER AFETIVO É LABORAR COM O SENTIR. .... AMAR É DESENVOLVER-SE PARA “SER”. SER É EDUCAR-SE ... A PEDAGOGIA DO “SER”, TEM NO AFETO UM DOS SEUS PRINCIPAIS POTENCIAIS DIDÁTICOS .
CONHECIMENTO TRANSFORMAÇÃO PERFECTIBILIDADE “CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.” “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO VOS TENHO AMADO” “SEDE POIS, VÓS OUTROS, PERFEITOS COMO É NOSSO PAI CELESTIAL”
QUEM SE EQUIPA DE CUIDADOS, ERRA MENOS. QUEM ESTABELECE ROTEIROS E SEGUE-OS, ACERTA MAIS . JOANNA DE ÂNGELIS / AUTODESCOBRIMENTO É IMPRESCINDÍVEL UM CONSTANTE RENASCER DO INDIVÍDUO, PELO RENOVAR DA SUA CONSCIÊNCIA, APROFUNDANDO-SE NO AUTO DESCOBRIMENTO, AFIM DE MAIS SEGURAMENTE IDENTIFICAR-SE COM A REALIDADE E ABSORVÊ-LA .
ESSE AUTODESCOBRIMENTO FACULTA UMA TRANQÜILA AVALIAÇÃO DO QUE ELE É, E DE COMO ESTÁ, OFERECENDO OS MEIOS PARA TORNÁ-LO MELHOR, ALCANÇANDO ASSIM O DESTINO QUE O AGUARDA.
O ERRO É PARTE DO PROCESSO DE APRENDISAGEM E DEVE SER TRANSFORMADO EM ESTÍMULO DE CRESCIMENTO. PARA MULHER ADULTERA: “VAI E NÃO TORNES A PECAR” JOÃO 8/11 PARA O PARALÍTICO: “OLHA QUE JÁ ESTÁS CURADO; NÃO PEQUES MAIS, PARA QUE NÃO TE SUCEDA COISA PIOR.” JOÃO 5/14
Aquele que estiver sem pecado...
“...Atire a Primeira Pedra” Jamais desistamos da melhora. O tempo e a maturidade demostrando como é preenchedora a opção que escolhemos sob a égide de luminosos ideais espíritas Cristãos. Sem perfeccionismos e fazendo o melhor que pudermos, experimentaremos a alegria da vitória, cujo troféu chama-se felicidade. Ermance Dufoux em Mereça ser Feliz