AULÃO 02 PARA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL 2
EscolaNossaSenhorado2
65 views
13 slides
Aug 27, 2025
Slide 1 of 13
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
About This Presentation
Preparatório para o spaece
Size: 553.69 KB
Language: pt
Added: Aug 27, 2025
Slides: 13 pages
Slide Content
2 º S P A E C E S A E B A U L Ã O
Leia o texto abaixo 01 .Em relação ao tema tratado no texto 1, o texto 2 apresenta a ideia de (A) defesa. (B) ratificação. (C) divergência. (D) questionamento. 1. Tomar a defesa de. · 2. Oferecer proteção aprovação, autenticar, autorizar. discordância, desacordo, diferença. Interrogatório, indagação.
02 .Com relação ao tema "alimentação", ( A)no Texto 2, há um incentivo ao consumo de alimentos saudáveis produzidos em cada estação. (B)no Texto 2, os alimentos saudáveis são considerados caros e sem garantia de serem nutritivos. (C)nos Textos 1 e 2, encontram-se opiniões divergentes sobre os preços de cada alimento. (D)nos Textos 1 e 2, os altos preços dos alimentos são definidos por suas respectivas marcas Leia o texto abaixo
Leia o texto abaixo
03 . Nesse texto, sobre a relação entre leitura e identidade, há uma tese em: “Podemos afirmar que todos os livros foram escritos para um leitor ideal, reflexivo, que dialogará com os textos?”. (1° parágrafo) B) “Assim, cabe-nos refletir inicialmente sobre como transformar um leitor comum em leitor ideal, ...”. (3° parágrafo) C) “A construção da identidade social é um fenômeno que se produz em referência aos outros...”. (3° parágrafo) D) “A leitura é a ferramenta que assegurará não apenas a constituição da identidade, como também tornará esse processo contínuo.” (3° parágrafo) A tese é a opinião ou a ideia que o autor tem sobre o tema proposto no texto. Assim, cabe-nos refletir inicialmente sobre como transformar um leitor comum em leitor ideal, um cidadão pleno em relação a sua identidade. A construção da identidade social é um fenômeno que se produz em referência aos outros, a aceitabilidade que temos e a credibilidade que conquistamos por meio da negociação direta com as pessoas. A leitura é a ferramenta que assegurará não apenas a constituição da identidade, como também tornará esse processo contínuo. A construção da identidade social é um fenômeno que se produz em referência aos outros, a aceitabilidade que temos e a credibilidade que conquistamos por meio da negociação direta com as pessoas.
OS ARGUMENTOS são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese. 04. Nesse texto, para defender a importância da atividade física para a saúde, a entrevistada utiliza como argumento o trecho: A) “A atividade física é fundamental.”. (ℓ. 3) B) “Melhora a saúde física, porque trabalhamos a musculatura e as articulações,”. C) “Em vez de ficarmos sentados o tempo todo...”. D) “Mas quem prefere esportes ou mesmo a academia, fique à vontade...”.
Leia o texto abaixo
05 .Nesse texto, no trecho “Aí está ele ,...” (1º parágrafo), a palavra destacada substitui a palavra (A) ininteligível (B) seres vivos (C) ser humano ( D) mar. Aí está ele , o mar, o mais ininteligível das existências não humanas. E aqui está a mulher, de pé na praia, o mais ininteligível dos seres vivos. Como o ser humano fez um dia uma pergunta sobre si mesmo, tornou-se o mais ininteligível dos seres vivos. Ela e o mar. [...] 06. Entende-se desse texto que, ao passar pelas águas do mar, a mulher (A) acreditava que sairia curada de alguma enfermidade. (B) alcançava sua autonomia indispensável para liberdade. (C) avaliava um novo exercício físico para fazer na aurora. (D) queria resgatar memórias da infância.
Leia o texto abaixo
07. Qual é o trecho desse texto em que há uma relação de causa e consequência? “Em dias ensolarados é muito gostoso caminhar pelo campus da universidade...”. (1° parágrafo) B) “... para sentir o calor do Sol, observar árvores verdinhas, sentir o perfume das flores...”. (1° parágrafo) C) “A percepção que temos do mundo à nossa volta é decorrente do contato sensorial.”. (3° parágrafo) D) “As sensações [...] criam diversas reações, como de paz e tranquilidade,”. (4° parágrafo) Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva ( causa ) levou a rua a ficar molhada ( consequência ). Causa e consequência é um relacionamento entre eventos ou coisas, onde um é o resultado do outro ou de outros.
Muitos de nós temos perfis em redes sociais e gostamos de colocar fotos nossas, de nossos amigos, família, comida, etc. Durante o dia costumamos abrir essas redes sociais em nossos smartphones ou tablets, como uma distração dos longos períodos que passamos fora de casa. Pela manhã, no trajeto para o trabalho ou para a escola, você abre seu Facebook ou Instagram e percebe, logo cedo, sua página repleta de fotos de uma mesma pessoa, ela está saindo de casa, no transporte público, no banheiro do trabalho… Claro que nós também colocamos fotos, mas quando existe excesso precisamos estar atentos a algumas situações que podem ser decorrentes disso. Disponível em: http://mundodapsi.com/. Acesso em: 02 abril de 2018. Leia o texto abaixo 08. No trecho “... smartphones ou tablets...” (ℓ. 3), o termo destacado expressa uma ideia de A) adição. B) alternância. C) comparação. D) conclusão.
09 .No Texto, no trecho “... acaba sendo um pouco cômica ...” (1º parágrafo), a palavra em destaque significa A) engraçada. B) estranha. C) jovial. D) ridícula. Leia o texto abaixo
Leia o texto abaixo 10. Uma característica da tipologia narrativa que predomina nesse texto é: (A) a caracterização dos personagens. (B) a descrição do ambiente e dos fatos. (C) o desfecho inesperado. (D) o momento de maior tensão no enredo.