Aula 01 - Conceito de Liderança Curso de Formação de Lideranças Pr. Angelo e Pr. Josemar Fernandes
O que é liderança? Curso de Formação de Lideranças Pr. Angelo e Pr. Josemar Fernandes
Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. ... No conceito de liderança , o líder busca influenciar e conduzir a equipe na luta por um mesmo objetivo, contando sempre com a participação de todos e abrindo portas para que a equipe possa participar do processo.
Liderança tem que estar firmada em propósitos e jamais deve quebrar princípios. Ao se fazer isso, o líder perde o controle de todo o grupo.
Quais os tipos mais conhecidos de liderança existem? Curso de Formação de Lideranças: Monte Moriá
Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire ).
Autocrática
Neste modelo, o líder é o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada. Com perfil de “chefe”, este gestor leva os seus colaboradores em rédeas curtas, cobrando veementemente resultados, pressionando, não considerando suas sugestões e não permitindo que intervenham ou constem suas ações. Nos dias atuais ainda vemos este tipo de liderança em muitas empresas e, podemos dizer, sem errar, que elas são uma das principais responsáveis pela perda de grandes talentos profissionais. Isso acontece porque sua forma de agir causa sempre tensão e descontentamento entre a equipe, promove um ambiente hostil e de forte pressão, o que desmotiva a equipe e faz com que desejem sair a permanecer sob a gestão do líder autocrático.
Democrática
Este líder caminha na direção oposta do anterior, pois conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados. Para isso, sempre consulta a opinião da equipe, solicitando suas ideias e feedbacks e dando espaço para que proponha novas maneias de dissolver os problemas e conquistar as metas e resultados planejados. Diferente do autocrático, que só pensa em si, o democrático pensa no bem-estar coletivo, em desenvolver seus profissionais e oferecer-lhes oportunidades reais de crescimento. Além disso, prioriza a qualidade de vida no trabalho, faz uma boa gestão do clima e contribui ativamente para que a equipe seja valorizada por seu empenho e dedicação à instituição. A democracia no trabalho também estimula um ambiente onde as pessoas se sentem mais à vontade para demonstrar suas opiniões ou mesmo suas insatisfações. Torna a comunicação mais direta e efetiva, pois diminui os espaços entre as pessoas e faz com que desenvolvam um senso maior de grupo. Isso faz com que se sintam mais estimuladas a darem o seu melhor, o que, consequentemente, também aumenta sua satisfação com o trabalho, diminui a rotatividade e maximiza a sua produtividade.
Liberal (ou Laissez-faire ).
A liderança liberal é o extremo oposto da autocrática, pois defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização. Aqui o líder não é necessário, uma vez que este modelo entende que os profissionais já são maduros, qualificados e capazes o suficiente de gerenciar o seu próprio trabalho sem a supervisão direta de alguém. Contudo, embora possa parecer um sistema melhor, pois dá mais liberdade e autonomia, na maioria dos casos, os profissionais sem liderança direta podem acabar relaxando demais e não entregando os resultados esperados. Isso afeta diretamente não só a produtividade, mas a motivação, uma vez que a falta de feedbacks sobre o desempenho e a qualidade do trabalho também acabam prejudicando sua atuação e limitando o seu crescimento.
Atualmente vem surgindo uma nova forma de liderança chamada Coach
Instituições são os resultados de pessoas e, mais do que ninguém, o líder com habilidades de Coaching sabe muito bem disso. Diferente do que muitos possam pensam, o seu foco principal não é apenas conquistar mais e mais resultados para o negócio , mas identificar, treinar e desenvolver sua equipe de profissionais de acordo com suas competências, qualidades e gaps , de modo que assim, os colaboradores possam trazer a tona o seu potencial infinito e, consequentemente, atingir suas metas e objetivos e os da organização. Para isso, o líder coach aplica seus conhecimentos de Coaching para ajudar os liderados a descobrirem novas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, a trabalhar seus pontos de melhoria e conhecer o seu propósito na vida profissional. Negócio = Almas para Cristo
Trabalhar estes aspectos faz muita diferença. Além disso, o gestor com competência de coach também tem uma comunicação assertiva e atua dando feedbacks de correção, reconhecimento e melhoria, orientando, motivando e estimulando o aprimoramento constante das pessoas ao seu redor. O objetivo com isso é que a equipe tome consciência de suas possibilidades e saiba direcionar suas potencialidades, conhecimentos e experiências para a direção certa. Na prática, este movimento ajuda a criar um ambiente de trabalho muito mais positivo e produtivo, onde as pessoas se sentem pertencentes a algo maior, que são reconhecidas e valorizadas e que têm total capacidade e apoio para realizar coisas extraordinárias. Portanto, a cultura de Coaching implantada pelo Líder Coach é verdadeiramente um diferencial competitivo do qual as instituições não devem abrir mão.
Exemplos de Líderes na História
Segundo o site https://www.siteware.com.br/lideranca/os-lideres-mais-importantes-da-historia/ Estes são alguns dos líderes mais importantes da História que impactaram o mundo
Martin Luther King (1929 – 1968): Martin Luther King foi um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. Assim, entre as ideias manifestadas por ele está o antirracismo , o amor ao próximo e a não violência. Portanto, em 1963, liderou a marcha sobre Washington e mobilizou mais de 200 mil protestantes. Dessa maneira, foi nesse manifesto que o ativista fez aquele famoso discurso “Eu tenho um sonho”.
Adolf Hitler (1889 – 1945): Hitler saiu de uma pequena cidade na fronteira entre Áustria e Alemanha para se tornar o líder mais “carismático” do mundo. Ele comandou a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e tornou-se destaque pelos seus “discursos apaixonados”, que na verdade eram carregados de fanatismo e crueldade. Soube ser ambicioso ao ponto de colocar a Alemanha Nazista no patamar dos maiores impérios militares da história.
https://www.youtube.com/watch?v=txvAd2EnAIg
A liderança pode ser boa ou ruim. O líder pode levar seu grupo para o bem ou mal. O que a Bíblia fala exemplifica sobre lideranças?
Saul – Começou governando todo o povo de Israel. Davi – Começou governando os excluídos de Israel. Salomão – Começou como uma criança governando um reino consolidado em Israel. Jesus – Começou sozinho, trabalhou com 12, um traiu, mas é o único de todos estes conhecido em todo o mundo e reconhecido como grande mestre por todas as religiões mundiais.
O que é ser um liderado? Curso de Formação de Lideranças: Monte Moriá
Liderado Algo ou alguém que está sendo orientado ou guiado por um líder, por quem tem poder ou domínio sobre os demais. Etimologia (origem da palavra liderado ). Part. de liderar.
O liderado é imprescindível para o andamento da empresa pois ele que irá realizar o trabalho que foi apontado pelo líder e por isso deve sempre haver uma boa relação entre os dois para que haja um entendimento entre as partes e as atividades sejam feitas conforme planejado e sem sobrecarregar ninguém.
É essencial, também, que o liderado seja capaz de observar seu líder e aprender com seus erros , mas também com seus acertos e a partir disso esteja preparado caso algo similar venha a acontecer no futuro. Além de estar sempre aberto a feedbacks com humildade, e isso vale para os dois lados da moeda, tanto esteja disposto a recebê-los e melhorar, como dar feedbacks para que o outro se aprimore, e desta forma a equipe estará em constante aperfeiçoamento.
https://www.youtube.com/watch?v=Yo9OgUAblb8
O que é ser um líder? Curso de Formação de Lideranças: Monte Moriá
O líder é uma pessoa que irá guiar a equipe , estabelecer metas , criar estratégias e técnicas para que o grupo tenha a melhor qualidade no que se propõe a fazer, além de estar sempre comprometido com os resultados , mas também com o bem estar das pessoas com quem trabalha. Para que consiga realizar todas estas tarefas listadas acima é necessário que o líder tenha certas qualidades que, podem já ser uma característica da pessoa ao conquistar o cargo ou desenvolver elas com o tempo.
Ao ser colocado no papel de liderar um grupo , a pessoa assume uma grande responsabilidade e se souber aproveitar a oportunidade sairá da situação com uma grande bagagem e novos conhecimentos. Ao pôr em prática todas as características que são necessárias à um guia, estas são aprimoradas já que quanto mais se realiza uma função mais se aprende e mais se desenvolve .
Liderado VS líder? Curso de Formação de Lideranças: Monte Moriá
Portanto, podemos concluir que o líder e o liderado são dois papéis que caminham juntos para que qualquer projeto siga em frente e com triunfo , os dois são de suma importância e sempre irão agregar algo em seus projetos. Nós, da Núcleo Consultoria , buscamos desenvolver líderes que sejam capazes de impactar o mercado de trabalho , de forma que todo líder e liderado sejam capazes de atingir excelentes conquistas dentro da empresa e na sua futura jornada profissional.
https://www.youtube.com/watch?v=gdmNcoTPZVQ
Liderança Cristã
A liderança cristã é o ato de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando mentalidades e comportamento. Para que essas pessoas cumpram os propósitos de Deus e ela não está enraizada em noções mundanas de sucesso, como o dinheiro ou poder.
Os líderes, pelo contrário disso, não devem oprimir e dominar os outros com sua autoridade, como faziam os gentios e sim servirem aos outros. Como Jesus demonstrou em Filipenses 2:7-8, quando se fez sem fama, assumindo a forma de servo e vindo em semelhança de homens.
6 princípios para uma boa liderança cristã #1 Amor ( João 1:4 ; Romanos 5:5 ; 1 Coríntios 13 ) #2 Modéstia ( Provérbios 16:5 ) #3 Motivação ( Hebreus 12:2 ) #4 Correção ( 2 Timóteo 3:16-17; Tiago 5:19-20 ) #5 Integridade ( Lc . 23:47 ; Colossenses 3:23 ) #6 Obediência à vontade de Deus ( Romanos 12:2 )