Aula 02 - O Cânon da Bíblia, história fé

apascentarigrejamiss 6 views 25 slides Oct 19, 2025
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

Escatologia Bíblica


Slide Content

O CÂNON DA BÍBLIA E SUA EVOLUÇÃO ESUTES - Núcleo em Alagoinhas - Bahia Pr. Alexandre Almir Maciel de Oliveira 1 Através da Introdução Bíblica compreendemos a formação da Bíblia, sua história e como miraculosamente ela chegou até nós .

No sentido religioso, Cânon não significa aquilo que me­de, mas aquilo que serve de norma e regra. DEFINIÇÃO: Cânon é palavra grega, e significa, literalmente, "VARA RETA DE MEDIR 2 As Escrituras canônicas é a coleção completa dos livros divinamente inspirados, que formam a Bíblia.

Testes para a inclusão de um livro no cânon 3 Autoridade : Este livro veio de Deus? Credibilidade : Foi Escrito por um Homem de Deus? Autenticidade : Os pais da Igreja praticavam este livro? Dinamismo : Veio acompanhado do poder divino para transformar vidas? Aceitação : Recebido, lido, usado e guardado pelo povo de Deus?

O cânon do antigo testamento 4 Na época patriarcal, a revelação divina era transmitida oralmente e escrita. A escrita já era conhecida na Palestina séculos antes de Moisés; a Arqueologia tem provado isto, inclusive tem encontrado inúmeras inscrições, placas, sinetes e documentos antediluvianos. O Cânon do Antigo Testamento, como o temos atualmente, ficou completo desde o tempo de Esdras, após a volta do cativeiro em 445 a.C. O cânon judaico tem três divisões. LEI, PROFETAS, SALMOS. Lucas 24: 44.

O cânon do antigo testamento e seu desenvolvimento 5 A divisão do Antigo Testamento que conhecemos vem da Septuaginta. A Septuaginta foi a primeira tradução das escrituras, feita do hebraico para o grego, em 285 a.C.

6 A divisão dos livros no câ­non hebraico é diferente da nossa. Consiste em 24 livros em vez dos nossos 39, isto porque são considerados um só livro, cada grupo dos seguintes : Os dois de Samuel – Apenas um livro Os dois de Reis – Apenas um livro Os dois de Crônicas – Apenas um livro Os dois, Esdras e Neemias – Apenas um livro Os doze Profetas Menores – Apenas um livro Os demais livros do Antigo Testamento – 19 livros Total...24 Livros

Data de reconhecimento e fixação 7 No ano 90 Depois de Cristo em Jâmnia , uma cidade próxima a Jope, em Israel. Os rabinos num concílio presidido por Yochanan Ben Zakai reconheceram e fixaram o cânon do Antigo Testamento.

8 FATORES DETERMINANTES DA NECESSIDADE DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO A destruição de Jerusalém e do Templo, em 70 A.D. O Cristianismo começa a florescer e muitos textos, de autoria de cristãos principiava a circular 1. Heresias Orientais, 2. Heresias de Marcião. 3. Edito de Deocleciano Paginas 41,42

Livros apócrifos do antigo testamento 9 Por que não canônicos? A palavra apócrifo vem do grego e significa OCULTO ou ESCONDIDO Os apócrifos são os livros acrescentados ao Antigo Testamento pela Igreja Católica. Estes livros não foram aceitos pelo cânon.

10 Estão repletos de discrepâncias e anacronismo: (Há confusão de datas, acontecimentos, pessoas, história e geografia ). Ensinam doutrinas falsas que incentivam práticas divergentes das ensinadas pelas Escrituras inspiradas. Apelam para estilos literários e apresentam uma artificialidade no trato do assunto. Faltam-lhes os elementos distintivos que conferem caráter divino às autênticas Escrituras.

Resumo dos livros apócrifos: 11 TOBIAS - (200 a.C.) É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael. Apresenta: justificação pelas obras - 4:7-11; 12:8, mediação dos Santos - 12:12, superstições - 6:5, 7-9, 19, um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19. ----------------------------------------------------------------- JUDITE - (150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.

Resumo dos livros apócrifos: 12 BARUQUE - (100 d.C.) - Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias, numa exortação aos judeus quando da destruição de Jerusalém. Porém, é de data muito posterior, quando da segunda destruição de Jerusalém, no pós-Cristo. Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos - 3:4. --------------------------------------------------------------------- ECLESIÁSTICO - (180 a.C.) - É muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse as tantas heresias: justificação pelas obras - 3:33,34· trato cruel aos escravos - 33:26 e 30; 42:1 e 5· incentiva o ódio aos Samaritanos - 50: 27 e 28

Resumo dos livros apócrifos: 13 SABEDORIA DE SALOMÃO - (40 d.C.) - Livro escrito com finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e idolatria do epicurismo(filosofia grega na era Cristã). Apresenta: o corpo como prisão da alma - 9:15· doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma 8:19 e 20. Salvação pela sabedoria - 9:19.

Resumo dos livros apócrifos 14 I MACABEUS – (100 a. C.) – Descreve a história de 3 irmãos da família Macabeus, que no chamado período interbíblico (400 a. C. a 3 a. D.) lutam contra inimigos dos judeus visando a preservação do seu povo e terra. ----------------------------------------------------------------- II MACABEUS – (100 a. C.) – Não é a continuação do 1º Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeus.

HERESIAS DOS LIVROS DE MACABEUS: 15 Oração pelos mortos – 12: 44-46. Culto e missa pelos mortos – 12: 43. O próprio autor não se julga inspirado – 15: 3-40; 2: 25-27. Intercessão pelos santos – 7: 28; 15: 14.

16 A RAZÃO DOS APÓCRIFOS: A igreja Católica os aprovou para combater a reforma protestante, pois os protestantes combatiam as novas doutrinas romanistas: Purgatório, Oração pelos mortos e a Salvação pelas obras. Conforme II Macabeus 12: 38-45. A maioria das doutrinas católica estão baseadas nestes livros.

17 O CÂNON DO NOVO TESTAMENTO

18 Como no Antigo Testamento, homens inspirados por Deus escreveram aos poucos os livros que compõem o câ­non do Novo Testamento. Sua formação levou apenas duas gerações: quase 100 anos. Em 100 d.C. todos os livros do Novo Testamento estavam escritos. O que demorou foi o reconhecimento canônico, isto motivado pelo cuidado e escrúpulo das igrejas de então, que exigiam provas conclu­dentes da inspiração divina de cada um desses livros. Ou­tra coisa que motivou a demora na canonização foi o surgi­mento de escritos heréticos e espúrios com pretensão de autoridade apostólica.

19 No concílio de Cartago em 397 d. C. foi definitivamente reconhecido e fixado o cânon do Novo Testamento. A ordem dos 27 livros como conhecemos vem da Vulgata e não leva em conta a sequencia cronológicas dos livros.

20 LIVRO DATA AUTOR I Tessalonicenses 50 – d. C. Paulo II Tessalonicenses 50 – d. C. Paulo I Timóteo 64 – d. C. Paulo II Timóteo 66,67 – d. C. Paulo Tito 64 – d. C. Paulo Filemom 60,61 – d. C. Paulo Hebreus 64-68 – d. C. Desconhecido Tiago 48-62 – d. C. Tiago irmão de Jesus I Pedro 60 – d. C. Pedro II Pedro 65-68 – d. C. Pedro I João 90 – d. C. João

21 LIVRO DATA AUTOR II João 90 – d. C. João III João 90 – d. C. João Judas 65-85 – d. C. Judas Apocalipse 70-95 – d.C. João Ás Epístolas de Paulo. Foram os primeiros escritos do Novo Testamento a serem escritos. Fo­ram escritas entre 52 e 67 d.C. Pela ordem cronológica, o primeiro livro do Novo Testamento é 1 Tessalonicenses, escrito em 52 d.C. II Timóteo foi escrita em 67 d. C. Esses livros foram também os primeiros aceitos como canônicos. Pedro chama os escritos de Paulo de "Escrituras" - título aplica­do somente à Palavra inspirada de Deus! (II Pe 3:15,16).

Teste para inclusão de livros 22 Autoridade Apostólica: Os apóstolos avaliavam a inspiração do escrito, a sua originalidade e o seu conteúdo. A aceitação da Igreja: A igreja tinha critérios para reconhecer os inscritos se eram de Deus ou não.

Os livros canônicos do novo testamento 23 Três razões que mostraram a necessidade do cânon do Novo Testamento: O herege Marcião desenvolveu o seu próprio cânon em 140 A. D. Igrejas Orientais estavam empregando nos cultos livros espúrios. O edito de Deocleciano em 303 A. D. determinou a destruição dos livros sagrados dos cristãos.

24 LIVROS APÓCRIFOS DO NOVO TESTAMENTO O s apócrifos do Novo Testamento não constituem nenhum problema, porque são rejeitados por todas as igrejas cristãs. Evangelho segundo os Hebreus. Evangelho dos Egípcios Evangelho de Gamaliel Evangelho de Tomé Evangelho Ebionitas As sete epístolas de Inácio Aos Trálios A epístola de Policarpo Atos de Paulo Atos de André Apocalipse de Pedro Apocalipse de Tomé Apocalipse de Paulo

25
Tags