apascentarigrejamiss
5 views
18 slides
Oct 19, 2025
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
Bibliologia Bíblica
Size: 662.46 KB
Language: pt
Added: Oct 19, 2025
Slides: 18 pages
Slide Content
BIBLIOLOGIA ÚLTIMA AULA ESUTES – Núcleo em Alagoinhas Pr. Alexandre Almir Maciel de Oliveira 1
O VOCÁBULO INTERBÍBLICO 2 Etimologicamente, Interbíblico quer dizer “ entre a Bíblia ”, ou melhor, entre os dois Testamentos.
ABRANGÊNCIA 3 Abrangeu quatro séculos. Chamados os quatrocentos anos de silêncio.
ACONTECIMENTOS: O s judeus foram derrotados, levados ao cativeiro; sua metrópole fora destruída, seu Templo profanado e derribado por Nabucodonosor. Vamos examinar a situação da Palestina durante esse período, principalmente no que se referem aos impérios, governos, as relações de Israel com os povos vizinhos e as implicações religiosas e sociais destes elementos. 4
5 O período interbíblico representa uma era tumultuosa, não apenas para o povo hebreu, mas para o mundo de então. Depois dos inúmeros governos dos assírios e caldeus, veio o governo dos persas . Tão logo Ciro assumiu o poder em Babilônia, lhe foi mostrada a Escritura de Isaías 45, em que ele é mencionado por nome como o que estava destinado a restaurar o povo de Israel.
6 Ciro ficou admirado de ver seu nome registrado duzentos anos antes de nascer, por isso, logo no primeiro ano de seu governo, deram ordens para que os cativos, que desejassem, voltassem à sua terra, devolveu os vasos de ouro que Nabucodonosor tinha levado e promoveu todas as medidas para facilitar a volta a Judá . Assim , em 520, no segundo ano de Dario, sócio de Ciro na conquista da Babilônia, foi dada ordem aos judeus para que voltassem à Palestina. Poucos voltaram, porque muitos já estavam estabelecidos na terra, fazendo bons negócios, tornaram-se grandes comerciantes.
7 Reconstruído o Templo, faltavam os muros da cidade, que estavam derribados. A história da reconstrução do Templo e dos muros é uma narração que só pôde ser levada a cabo graças à boa disposição do governo persa. Artaxerxes (465-425) foi o grande monarca da restauração dos muros. Os persas dominaram sobre Jerusalém por dois séculos, e este, foi benéfico para o povo de Deus . Abrange os livros de Esdras – Neemias – Ester.
8 No governo de Artaxerxes verificaram os seguintes fatos: O Egito revoltou-se contra a Pérsia e, em diversos lugares, derrotou as forças de Artaxerxes. Verifica-se um tratado de paz (Calis – 449), pelo qual Chipre retorna à Pérsia e as colônias gregas da Ásia Menor alcançaram sua liberdade. Divisão do Mediterrâneo entre Pérsia e Grécia. Terminam assim os grandes conflitos entre as duas nações. Rebelião da Síria causou sérios transtornos ao império, mas honrosamente pacificou os que surgiram.
9 O império Assírio foi vencido pelo Babilônico; O Babilônico foi vencido pelo Persa; E o Persa derrotado pelo Grego . O Grego Dividiu-se em quatro: A Síria ficou para Seleucos. O Egito para Ptolomeu. Ásia Menor para Lisimacus. A Grécia para Cassandro
10 FILIPE DA MACEDÔNIA E SEU FILHO ALEXANDRE MAGNO Macedônia – Era um pequeno Estado independente ao lado da Grécia. Macedônia não passava de uma simples colônia de escravos. Ali reinava a confusão, a anarquia, a indolência. Filipe foi o primeiro rei que a Macedônia brilhar. Sufocou as anarquias, organizou poderoso exército e começou por atacar os Ilírios, os Trácios e outros povos.
11 O conselho dos anfitriões nomeou Filipe seu general contra os Persas. Filipe preparava-se para combater a Ásia, quando foi assassinado, não se sabe se por influência dos persas ou mando de sua esposa Olímpia que há pouco fora repudiada. Morreu aos 47 anos de idade Suas enfermidades (era coxo e perdera na guerra um olho), as numerosas feridas obrigaram-no a afrouxar o ritmo acelerado de suas conquistas. Os Atenienses desatentos e negligentes, assistiram impávidos a todas estas façanhas de Filipe. Seus generais se mantinham indiferentes; seus oradores eram assalariados pelo macedônio .
12 Alexandre Magno – era filho de Filipe. Educara-se aos pés de Aristóteles. Sempre ao lado de seu pai, ajudava-o nos planos bélicos . Aos 20 anos, com a morte de seu pai, assumiu as rédeas do governo do Império Macedônico. Venceu muitas e muitas guerras, fundou Alexandria no Egito, e espalhou a cultura grega no mundo. A língua grega foi de suma importância para a vinda de Jesus. O Antigo Testamento traduzido para o grego e o Novo escrito nele.
13 Reinou de: 336 a.c. á 323 a.c. Nasceu em 20 de Julho de 356 a.C. Em Pella, na Macedônia Morreu em 10 de Junho de 323 a.C. Na Babilônia. A causa morte foi febre amarela.
14 Alexandre continuou a obra grandiosa de seu pai. Fez época em seu curto reinado de 13 ou 14 anos, lançou as bases de uma nova civilização, contribuiu grandemente para o bem da humanidade e de um modo especial para o advento de Jesus. Nos dias de Alexandre tudo prosperou e depois da sua morte continuou a prosperar. Os 3 últimos desejos de Alexandre " O Grande "
15 Quando, à beira da morte, Alexandre convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos: Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época ; Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas ...); Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos .
16 Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões. Alexandre explicou: Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte ; Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem; Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.
Benefícios 17 Os judeus foram curados e sarados da idolatria. Reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém. Muitos judeus aprenderam o idioma grego. Os romanos construíram excelentes estradas. Surgimento das Sinagogas. Criação dos Sinédrio. Surgimento das Seitas