AULA DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL FUNDAMENTAL E MÉDIO
2,528 views
15 slides
Mar 01, 2024
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
PROTAGONISMO
Size: 12.03 MB
Language: pt
Added: Mar 01, 2024
Slides: 15 pages
Slide Content
PROTAGONISMO
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!
O QUE É PROTAGONISMO? Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação.
O Protagonismo – disciplina do Ensino Fundamental 2 – e o Clube de Protagonismo – disciplina do Ensino Médio – são componentes curriculares voltados especialmente à vivência do protagonismo enquanto princípio educativo. Encontrados na Parte Diversificada, ambos os componentes visam à formação de estudantes autônomos, críticos e participativos tanto no ambiente escolar como fora dele (ESPÍRITO SANTO, 2019; BRASIL, 2017)
O Protagonismo aborda histórias e experiências empreendedoras, que suscitam a autonomia do educando, propiciando as condições necessárias ao desenvolvimento do perfil investigativo, crítico e voltado à autonomia do estudante frente aos desafios da atualidade.
A realização das aprendizagens desenvolvidas no componente de Protagonismo tem o propósito de desenvolver práticas responsáveis, possibilitando que estudantes das duas etapas de ensino, tanto o Ensino Fundamental II quanto o Ensino Médio, possam atuar no cotidiano escolar e fora dele, de modo crítico, criativo, proativo, propositivo, colaborativo e participativo, contribuindo para a transformação da realidade social onde vivem. O Clube de Protagonismo desenvolve-se por meio de um trabalho integrado de educadores, estudantes e parceiros, com o objetivo de provocar questionamentos e situações de aprendizado, baseados na realidade dos diferentes contextos socioculturais da comunidade escolar, com vistas às mudanças dos contextos locais e a uma prática educativa transformadora.
O componente Protagonismo é oferecido no primeiro semestre do ano letivo, buscando reflexões teóricas e conceituais sobre o protagonismo juvenil, a fim de subsidiar vivências e práticas protagonistas, sobretudo a organização de clubes de protagonismo. A partir do segundo semestre, com as bases do Protagonismo já formadas, são criados e desenvolvidos os Clubes de Protagonismo. Já no Ensino Médio, os clubes já se iniciam após a semana de protagonismo. Nessa semana, os jovens acolhedores apresentam aspectos teóricos e práticos dos clubes de protagonismo, além de promoverem a escolha. COMO FUNCIONA O PROTAGONISMO?
São realizadas reflexões e discussões sobre o conceito de Protagonismo, bem como atividades que problematizem questões e situações relacionadas à comunidade escolar e ao seu entorno social, oferecendo aporte para a gestão dos clubes, os quais se formarão a partir do segundo semestre. Os professores têm o papel de estimular o senso crítico e a atuação efetiva do estudante no cotidiano escolar, na comunidade e no mundo onde vivem, oportunizando novas experiências, descobertas e aprendizagens variadas, que possam contribuir com melhorias no espaço escolar e com a transformação da realidade social. O QUE VOU ESTUDAR EM PROTAGONISMO
Para a realização do componente Clube de Protagonismo é necessário organizar a Semana de Protagonismo, dedicada ao estudo do protagonismo juvenil. Durante essa semana, os estudantes realizam o passo a passo para a organização dos clubes de protagonismo e a criação das suas propostas, nas quais apresentam soluções inovadoras para diversas questões relacionadas ao ambiente escolar e aos seus contextos socioculturais. CLUBE DE PROTAGONISMO
As propostas aprovadas são divulgadas para toda a comunidade escolar, para que os estudantes possam escolher os clubes de seu interesse e participarem semanalmente, durante o horário definido, da realização desse componente curricular. Realizado o processo de criação e organização dos clubes juvenis na Semana de Protagonismo, é necessário definir quais professores, individualmente ou em duplas, oferecerão acompanhamento pedagógico na condição de “padrinhos” ou “madrinhas” de cada um dos clubes. O apoio do padrinho ou madrinha do Clube de Protagonismo tem a proposta de fomentar experiências empreendedoras e práticas diversificadas de atividades protagonizadas pelos estudantes. É importante que o professor que for assumir esse papel não protagonize as ações, sendo suporte para os estudantes quando precisarem, sem liderar ou tomar para si todas as responsabilidades.
COMO AVALIAR O PROTAGONISMO A avaliação realizada nos componentes Protagonismo e Clube de Protagonismo compromete-se com a visão de educação que coloca o estudante no centro do processo educativo e preocupa-se com a sua formação integral. Nessa perspectiva, é necessário ampliar o olhar sobre o processo avaliativo, de modo que se considere novos saberes, aprendizagens e conhecimentos para a promoção do desenvolvimento pleno dos educandos. Destaca-se, ainda, a importância de considerar as diversas aprendizagens para aprender a fazer, essenciais à comunicação, ao trabalho em grupo e ao protagonismo, como: “o diálogo e interesse pelo diálogo, a escuta ativa, a assertividade, a tomada de decisões, a resolução de problemas, a liderança, a cooperação, a colaboração, o trabalho em rede, o otimismo, a proatividade, o entusiasmo e o locus interno de controle” (CURRÍCULO, 2020, p. 37).
O desenvolvimento do Clube de Protagonismo amplia o convívio social dentro do espaço escolar e possibilita maior interação entre os estudantes. Assim, é importante que sejam consideradas na sua avaliação as diversas aprendizagens encontradas no pilar do aprender a conviver, visando à melhoria das relações sociais dentro dos espaços escolares e fora deles. Desse modo, propõe-se avaliar: o respeito ao outro, a valorização das diferenças, a abertura ao novo, o desenvolvimento do pertencimento e da identidade com grupos, o protagonismo social, a empatia, a solidariedade, a resolução de conflitos, bem como todas as outras competências necessárias à melhoria das relações sociais e à construção das identidades do educando, de acordo com os diferentes contextos socioculturais do território onde vive (ESPÍRITO SANTO, 2019).