aula_literatura3 - a importância dos contos de fadas
trilharEspaoTeraputi
6 views
13 slides
Oct 20, 2025
Slide 1 of 13
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
About This Presentation
a importancia dos contos de fadas na literatura infantil
Size: 6.06 MB
Language: pt
Added: Oct 20, 2025
Slides: 13 pages
Slide Content
LITERATURA INFANTO JUVENIL Tereza Roberta Rodrigues 22 de maio de 2013
Contos de Fadas Fábulas narrativas curtas, com tom moralista, em que ocorre a analogia entre as personagens (muitas delas animais) e o comportamento humano , com uma lição no final e com o propósito de ensinar um valor Mitos narrativas sobre tempos imemoriais, contando histórias de deuses e heróis, histórias de culturas, tratam de momentos pré-históricos ou tentam explicar coisas que não têm explicação , Lendas : como os mitos, têm por finalidade explicar o desconhecido, mas em âmbito local; Contos de fadas apresentam situações humanas em que o fantástico é fundamental.
Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula . Narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas.
Quais os principais personagens que compõem um conto de fadas ? Como são as características desses personagens ? Que atitudes, normalmente, praticam os personagens dos contos de fadas ? Listar os personagens citados, relacionando suas respectivas características e atitudes. Contos de fadas: Personagens - Características- Atitudes -
Principais características dos contos de fadas Ação Personagens Espaço Tempo Linguagem Breve Sequência encadeiam-se de forma linear Número reduzido Estereotipado (mesmas características) Ligados ao mundo fantástico Concentração espacial Localização indefinida Ausência de tempo cronológico Tempo remete ao passado: “ Era uma vez...” Oral com palavras ou expressões populares
Podem contar ou não com a presença de fadas Mas fazem uso de magia e encantamentos; Seu núcleo problemático é existencial( o herói ou a heroína buscam a realização pessoal); Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína.
Os contos de fadas trazem o abstrato ao entendimento das crianças, possibilita a experiências que aumentarão sua vivencia, aumentado as possibilidades dentro do relacionamento social. Toda vez que Pinóquio mente, seu nariz cresce. Se a Cinderela não voltar para casa na hora combinada, ela perde o encanto.
Morfologia dos Contos de Fadas Vladimir Propp A estrutura de um conto desenvolve-se em várias fases: 1ª Fase – Situação inicial Apresentação do herói / heroína da história e do seu contexto familiar. 2ª Fase – situação de crise ou mudança ou conflito Aparecimento de um elemento que vai perturbar o seu mundo 3ª Fase - viagem ou saída de casa O herói vê-se obrigado a deixar o seu lar para poder enfrentar diferentes obstáculos ( Peripécias do herói ) 4ª Fase - enfrentamento do desafio ou obstáculo M ediação é quando surgem mediadores entre o herói e o objetivo, geralmente um auxiliar mágico que ajuda o herói a vencer 5 ª Fase - Conclusão ou reposição da ordem O herói conquista a sua felicidade, sendo recompensado através da conquista da sua felicidade, do seu amor.
Contos de fadas e cinema
Pontos-chave *Chapeuzinho Vermelho Heroína recebe instruções para cumprir uma tarefa e recomendações sobre o que NÃO FAZER Vilão aponta à heroína uma forma aparentemente mais fácil de executar a tarefa Distraída, embora com a melhor das intenções, a heroína faz justamente o que lhe foi recomendado evitar O erro da heroína leva a um potencial desastre A intervenção de outro personagem leva a trama a um final feliz
Atividade 1 Escreva um conto de fadas a partir das ilustrações
Os Contos de Fadas e o Caminho do Herói figura feminina é mais valorizada; diferenças nas narrativas das históricas clássicas de heróis e dos contos de heroínas: Cinderela ou Chapeuzinho Vermelho; herói consegue enfrentar seu desafio sozinho, força na construção da individualidade ; heroína consegue com a ajuda de algum outro personagem, que pode ser outro ser mágico, relação e a criação de vínculos para se fortalecer.