Se trata de una actividad practica donde se indica un trabajo investigativo para estudiantes de tercero año de la carrera de Medicina
Size: 551.59 KB
Language: pt
Added: Oct 22, 2025
Slides: 6 pages
Slide Content
Tópico III. Introdução à fitoterapia . Aula Prática 1. Introdução à Fitoterapia .
Objetivo: Selecionar as plantas e fitoterápicos mais adequados para solucionar problemas de saúde na atenção primária com base nos principais critérios e recomendações da OMS para seu uso em nível produtivo de assimilação.
Resumo: Princípios para a utilização de plantas medicinais e medicina tradicional nos sistemas de saúde. Formas farmacêuticas, vias de administração, posologia e reações adversas dos medicamentos fitoterápicos. Medicamentos fitoterápicos para resolução de problemas de saúde na atenção primária .
Bibliografía Morón Rodríguez FJ . Plantas medicinais e fitoterápicos. In: Morón Rodríguez FJ, Levy Rodríguez M. Farmacologia Geral. 1ª Ed. Havana : Editorial de Ciências Médicas; 2002. pág. 195-205. Bibliografia de referência: Organização Mundial da Saúde (OMS). Estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2002-2005. WHO/EDM/TRM/2002.1, Publicação da OMS, Genebra, 2002. Ministério da Saúde Pública. Guia para prescrição de produtos naturais. Editora de Ciências Médicas. Havana. 2014. Ministério da Saúde Pública. Formulário Nacional de Fitofarmacêuticos e Apifarmacêuticos . Editora de Ciências Médicas. Havana. 2010
Cada grupo de alunos composto por 5 alunos apresentará um relatório escrito contendo os seguintes aspectos de uma planta medicinal: -Nome científico. -Nome comum. -Parte (órgão) usada. -Composição química. -Formulações. -Indicações. (deve ser acompanhado do resumo en portugués e inglês de um artigo que responda a pesquisas pré-clínicas ou clínicas) -Forma farmacêutica. Exemplificação -Vias de administração. -Dose. -Reações adversas. -Interações medicamentosas.