BIO 01 (3º ano) Módulo. 05 - Engenharia genética (1).pptx

profrodrigoleite86 6 views 23 slides Sep 23, 2025
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

.


Slide Content

Prof° Rodrigo Leite Módulo. 05– Engenharia genética

Coloque o celular no silencioso

Engenharia genética Um breve histórico Nos anos 60 e 70 os conhecimentos de biologia celular e molecular atingiu um ponto onde fomos capazes de começar a manipular geneticamente os organismos; a biotecnologia “moderna” envolve a transferência de apenas segmentos específicos de DNA que codificam a característica desejável. Estes fragmentos podem provir de um doador de uma espécie diferente; este processo é mais preciso , rápido e eficiente .

Engenharia genética Um breve histórico BIOTECNOLOGIA é a utilização de micro-organismos , plantas e animais para a produção de substâncias úteis ao ser humano. ENGENHARIA GENÉTICA é uma nova biotecnologia baseada nas técnicas modernas de manipulação do DNA, que permite transplantar genes de uma espécie para outra e até criar uma nova molécula de DNA que não exista na natureza.

Engenharia genética Enzimas de restrição A base da técnica do DNA recombinante é a utilização de enzimas de restrição . Essas enzimas são capazes de cortar uma molécula de DNA em locais bem específicos , ou seja, cada tipo de enzima de restrição reconhece apenas uma certa sequência de nucleotídeos e efetua o corte somente ao encontrar essa sequência na molécula de DNA. Cada bactéria tem suas próprias enzimas de restrição e cada enzima reconhece apenas um tipo de sequência, independentemente da fonte do DNA.

Engenharia genética Enzimas de restrição Cortam o DNA em regiões denominadas de palíndromos, onde as duas cadeias do DNA apresentam a mesma informação, mas em posições opostas.

Engenharia genética Enzimas de restrição

Engenharia genética Técnica do DNA recombinante É o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular afim de mudar a constituição genética das células vivas de tal modo que estas possam produzir novas substâncias. O DNA é extraído da célula com o gene de interesse – cortado em fragmentos menores de modo controlado - cada fragmento é ligado em uma outra molécula de DNA – célula hospedeira ↓ Célula com a molécula híbrida, passa a copiá-la, duplicando-a em cada divisão celular – com grande quantidade da molécula é possível localizar o gene.

Engenharia genética Técnica do DNA recombinante É feita pela ligação ou recombinação do material genético de duas origens diferentes ; N a natureza o material genético já é constantemente recombinado : Crossing-over Durante a fertilização Conjugação entre bactérias

Engenharia genética Técnica do DNA recombinante

Engenharia genética Técnica do DNA recombinante

Engenharia genética Técnica do DNA recombinante - Insulina Isola-se o gene da insulina humana utilizando-se enzimas de restrição para cortar o DNA humano; Insere-se o gene em um plasmídeo bacteriano; Ativa-se o plasmídeo, para a transcrição do gene e produção da proteína (insulina); Retira-se a insulina da bactéria.

Engenharia genética DNA recombinante e vetores Clonagem molecular Vírus : infectam células e introduzem os genes desejados nas células ; Bactérias / plasmídeos: sintetizam proteínas a partir de genes contidos em pedaços de DNA bacteriano (plasmídeo); M ultiplicam moléculas de DNA recombinante (clones) em organismos vivos, gerando quantidades abundantes de clones

Engenharia genética Inserção do vetor - Biobalística O gene desejado é afixado em minúsculos grânulos de ouro ou tungstênio, que são literalmente disparados contra a célula como balas de revólver O método carece da sutileza de Agrobacterium , mas nem por isso deixa de ralizar o serviço!

Engenharia genética Inserção do vetor - Eletroporação

Engenharia genética O que são transgênicos? O termo Transgênico , que não é definido pela lei, designa um organismo que contém um ou mais segmentos de DNA ou genes que foram manipulados entre ou intraespécie . O termo Organismo Geneticamente Modificad o (OGM), segundo a Lei de Biossegurança (11.105/05), designa um ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por engenharia genética .

Engenharia genética Transgênicos Planta de tabaco e camundongos transgênica contendo o gene da luciferase do vaga-lume demonstra o poder e o potencial da manipulação genética. (Gene reporter ) Science , Nov 1986

Engenharia genética Separação eletroforética É uma técnica que separa moléculas DNA, RNA e proteínas de acordo com seu tamanho e carga elétrica; Velocidade de migração através de um suporte de material gelatinoso (gel de agarose ), submetido a um campo elétrico . Os fragmentos de DNA percorrem o gel e se deslocam em direção ao polo elétrico positivo (os menores se movimentam mais rapidamente que os maiores ). Aplica-se brometo de etídio (C 21 H 2 OBrN 3 ) que , quando iluminado com raios ultravioletas, fluoresce e possibilita a visualização das bandas de DNA .

Engenharia genética Separação eletroforética

Engenharia genética Aplicações práticas - fingerprint Teste de paternidade : compare os códigos de barra da mãe e da criança com o código de barra dos dois prováveis pais. A criança deve ter 50% do padrão de barras da mãe e 50% do padrão de barras do pai. A popularidade do DNA se deve, entre outros fatores, aos testes de paternidade propagados pela mídia. Mãe Criança Homem A Homem B

Engenharia genética Técnica da Reação em Cadeia de Polimerase PCR É uma técnica para amplificar pedaços de DNA por meio de uma reação em cadeia utilizando enzimas. Muitos técnicas de manipulação de DNA requerem muita amostra de DNA e que este esteja puro

Engenharia genética Inserção do vetor - Eletroporação
Tags