Biomas Brasileiros segundo ano do ensino medio

JulianaAraujo840650 420 views 33 slides Feb 25, 2024
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

biomas


Slide Content

BIOMAS PROF: JULIANA ARAUJO 2° ANO - 2024

BIOMAS Bioma pode ser classificado como um conjunto de ecossistemas ou uma área geográfica que abriga organismos de diversos Reinos biológicos que interagem entre si e com o ambiente. São classificados como grandes áreas ecológicas com características semelhantes, sendo influenciados por diversos fatores, clima, solo e relevo, que estão relacionados com a diversidade dos seus ecossistemas.

FATORES ABIÓTICOS QUE INFLUENCIAM A COMPOSIÇÃO EM ESPÉCIES DOS BIOMAS Luz solar Temperatura Água Vento Solo e Rochas Afeta diretamente o metabolismo Obrigatória para a fotossíntese Essencial à vida. Relacionados à perda de água pelos organismos terrestres Sua composição

AMAZÔNIA

ÁREA DE AMAZÔNIA

* É a principal cobertura vegetal do Brasil, ocupando 45% do nosso território, além de espaços de mais nove países, sendo também a maior floresta tropical do mundo. * Caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas.

MATA ATLÂNTICA

ÁREA DE MATA ATLÂNTICA

A  Mata Atlântica , contempla florestas nativas e ecossistemas associados, é considerada uma das florestas mais extraordinária em diversidade no planeta. Isso se dá devido à riqueza de florestas, manguezais e vegetações.

* Formação florestal densa e fechada que corresponde a mais de 10% do território brasileiro. Nesse sentido, Mata Atlântica é o nome dado à floresta tropical que se distribui em segmentos do litoral aos planaltos e serras.

- Constante neblina na região da Serra do Mar; - Presença de animais e vegetais de diversas espécies; - As copas das árvores se unificam e isso produz sombra e umidade; - Diversidade de anfíbios, aves, insetos, mamíferos, répteis e peixes; e árvores de grande e médio porte que constituem uma vegetação densa e fechada.

CERRADO

ÁREA DO CERRADO

Contém três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata). O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.

Mais de 1.500 espécies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta.

PAMPA

ÁREA DE PAMPAS

O Pampa ou campos sulinos é um dos biomas presentes no Brasil, sendo reconhecido como tal no ano de 2004. No país, encontra-se localizado no estado do Rio Grande do Sul, ocupando cerca de 2% do território brasileiro. No entanto, ele não é restrito ao Brasil, estendendo-se também pelo Uruguai e por algumas regiões do Paraguai e da Argentina. O termo pampa tem origem na língua quíchua e significa  planície . CARACTERÍSTICAS:

CAATINGA

ÁREA DE CAATINGA

  * Toda a área desse bioma abrange cerca de 11% do território brasileiro . * O nome Caatinga significa, em tupi-guarani,  “mata branca” . Esse nome faz referência a cor predominante da vegetação durante a estação de seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas para diminuir a transpiração e evitar a perda de água

A vegetação da Caatinga tem como característica principal o fato de se adaptar à aridez do solo e à escassez de água na região.

A Caatinga abriga aproximadamente 178 espécies de mamíferos, que são representados por marsupiais, tatus, tamanduás, ratos, macacos, onças, veados e capivaras, entre outros. Há também muitas espécies de morcegos.

PANTANAL

ÁREA DO PANTANAL

Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas. É conhecido mundialmente por apresentar relevo plano e áreas de inundação no período das cheias.

MANGUEZAL

ÁREA DE MAGUEZAL

Os manguezais são ecossistemas litorâneos que ocorrem na transição entre a terra firme e o mar. Formam-se principalmente em estuários, baías e reentrâncias. Estão localizados nas áreas de clima tropical e subtropical do planeta. No Brasil, estendem-se do Amapá até Santa Catarina.

Ecossitemas AQUÁTICO

Os ecossistmas aquáticos são classificados em dois principais grupos: o marinho e o de água doce. O marinho corresponde aos mares e oceanos e o de água doce corresponde aos lagos, lagoas e rios.

Talássicos Mares e oceanos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas; cobrem 70% da superfície terrestre, são profundos e contínuos. Formas de vida, plantas aquáticas, algas, peixes, crustáceos, baleias, golfinhos, etc. Límnicos Rios, riachos, lagoas, lagos, represas correspondem aos ecossistemas das águas doces, que são os rios, riachos, lagos, lagoas, represas e outros. É o menor dos ecossistemas aquáticos, com temperatura bem mais variável se comparada aos oceanos e mares; possuem baixa salinidade, A sua flora é formada por Angiospermas e pelas algas verdes. A fauna é representada por anfíbios, peixes, vermes, protozoários etc. Lênticos – ecossistemas de águas paradas Lóticos – ecossistemas de águas correntes
Tags