Brasil colônia - Revoltas e independência (1).pptx

bibliotecavnova 7 views 16 slides Oct 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

otimo!


Slide Content

Revoltas no Brasil no século XVIII Brasil Colônia Professora Angela de Jesus

O que estava acontecendo no mundo? O século XVIII foi o século das ideias iluministas . Muitos começaram a defender a liberdade , o fim do absolutismo , igualdade entre as pessoas e direito de decidir os próprios governantes . Aconteceram grandes revoluções: Independência dos EUA (1776) Revolução Francesa (1789) Essas ideias influenciaram os povos da América a quererem se libertar das metrópoles (Portugal e Espanha) .

Revoltas importantes no Brasil do século XVIII: Inconfidência Mineira (1789) Conjuração Baiana (1798) (ou Revolta dos Alfaiates) Revolução Pernambucana (1817)

Inconfidência Mineira (1789) Aconteceu em Minas Gerais . Os colonos estavam cansados dos altos impostos , como a derrama ( quando o governo cobrava à força o ouro que faltava ). Queriam a independência de Minas Gerais e a criação de uma república . Inspirada pelos EUA e pelo Iluminismo . Líder mais conhecido : Tiradentes . O movimento foi descoberto antes de começar . Tiradentes foi preso e enforcado e esquartejado . Os outros foram punidos ou exilados . Importante : Foi a primeira tentativa organizada de independência no Brasil . VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=vOkpSa-SBiA&t=17s

Aconteceu em Salvador, Bahia . Tinha participação de negros, escravizados, artesãos e soldados pobres . Conjuração Baiana (1798) (ou Revolta dos Alfaiates) Queriam acabar com a escravidão , melhorar as condições de vida e independência da Bahia . Também foi influenciada pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa. Mais radical que a Inconfidência mineira , pois defendia igualdade social e racial. O movimento também foi descoberto e reprimido . Quatro líderes foram enforcados. VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=rL1BAZUcYao

A Revolução Pernambucana de 1817 Contexto: No início do século XIX, o Brasil ainda era colônia de Portugal, mas vivia um clima de insatisfação com os altos impostos, a exclusão política dos brasileiros e os privilégios dos portugueses. Em Pernambuco, essa insatisfação levou a um movimento revolucionário. O que foi? A Revolução Pernambucana foi um movimento republicano, separatista e inspirado pelas ideias do Iluminismo. Ocorreu em 1817 e buscava a independência de Pernambuco e o fim do domínio português. Ideias defendidas: Liberdade religiosa Fim do domínio colonial Governo republicano Igualdade entre os cidadãos Participação: Contou com a adesão de militares, padres, comerciantes e setores da elite pernambucana. Teve apoio em outras províncias do Nordeste. Fim do movimento: Apesar de conseguirem controlar o governo local por cerca de 75 dias, os revolucionários foram derrotados pelas tropas da Coroa Portuguesa. Muitos líderes foram presos ou executados. Importância histórica: Foi um dos primeiros movimentos claramente republicanos do Brasil e mostrou a força das ideias iluministas no contexto da luta contra o colonialismo. VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=-T1x3D4pjWk&t=11s

A Europa estava em guerra! Napoleão Bonaparte, da França, queria dominar vários países. Ele invadiu Portugal , e a família real portuguesa fugiu para o Brasil com a ajuda da Inglaterra. A vinda da família real mudou tudo no Brasil , que até então era só uma colônia agrícola e controlada por Portugal. Brasil Colônia

Chegada da Família Real ao Brasil (1808) Fuga de Portugal A família real portuguesa embarcou às pressas para o Brasil com milhares de pessoas. Em 1808 , chegaram ao Rio de Janeiro , que virou a capital do Império Português . Era a primeira vez que um rei europeu pisava em uma colônia! Por que isso foi tão importante? O Brasil deixou de ser só uma colônia distante e passou a ser o centro do governo português . Várias mudanças aconteceram para "modernizar" o Brasil, por ordem de Dom João VI .

Mudanças trazidas por Dom João VI Abertura dos portos às nações amigas Antes, o Brasil só podia vender para Portugal. Agora, podia comercializar com outros países ( como a Inglaterra ). Isso ajudou o crescimento do comércio no Brasil . Criação de instituições importantes Banco do Brasil (para organizar o dinheiro e os impostos ) Biblioteca Real (com livros vindos de Portugal) Escola de Medicina, Jardim Botânico , Academia de Belas Artes Imprensa Régia : o Brasil agora podia ter jornais e livros (antes era proibido !) Melhorias nas cidades ( principalmente no Rio de Janeiro) Construção de estradas , prédios públicos , iluminação e limpeza . A cidade virou um centro político e cultural.

1815: Brasil vira Reino Unido a Portugal e Algarves O Brasil deixou oficialmente de ser colônia e virou parte do império português , com o nome: Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves Isso dava ao Brasil mais autonomia . Portugal só fez isso para evitar que o Brasil virasse independente , mas não agradou a todos.

🇧🇷 1820: Revolução Liberal do Porto (Portugal) Em Portugal, o povo fez uma revolução e exigiu que o rei voltasse para lá . Queriam que o Brasil voltasse a ser colônia ! Dom João VI voltou para Portugal em 1821, mas deixou seu filho , Dom Pedro , como príncipe regente no Brasil .

"Fico!" – O começo da Independência Portugal começou a mandar ordens para recolonizar o Brasil. O povo brasileiro (inclusive elites e políticos) ficou indignado. Dom Pedro recebeu um abaixo-assinado com milhares de assinaturas pedindo para ele ficar no Brasil . Em 9 de janeiro de 1822 , ele disse: " Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico! "

Nascia o Império do Brasil , com Dom Pedro I como imperador . O Brasil deixava de ser colônia e virava país independente . I ndependência do Brasil – 7 de setembro de 1822 Com o apoio de muitos brasileiros, Dom Pedro rompe com Portugal . Às margens do rio Ipiranga (em SP), ele grita: "Independência ou morte!" mas ainda com a elite no poder e sem mudanças sociais para o povo (escravidão continuou, por exemplo). VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Di_CdMU1OoA

Consequências imediatas Dom Pedro foi coroado Imperador do Brasil em 1º de dezembro de 1822. Nascia o Império do Brasil – uma monarquia independente. Portugal só reconheceu a independência em 1825, após acordo com pagamento de indenização. Características da independência Foi um processo pacífico (sem guerra civil). Teve apoio das elites brasileiras , que queriam manter seus privilégios. Pouca participação popular – a maioria do povo continuou sem direitos. Manteve a escravidão e o modelo agrário-exportador . Curiosidades O Brasil foi o único país da América que se tornou monarquia após a independência . A independência foi influenciada por outras revoluções, como: 🔹 Independência dos EUA (1776) 🔹 Revolução Francesa (1789) 🔹 Revolução do Haiti (1804)

1. Por que Dom Pedro decidiu ficar no Brasil? 🔹 Porque foi pressionado pelas elites brasileiras e pela população que queriam manter a autonomia do Brasil. 🔹 As Cortes Portuguesas queriam que ele voltasse a Portugal e rebaixasse o Brasil novamente a colônia. 🔹 Dom Pedro atendeu aos pedidos do povo e disse: "Diga ao povo que fico!" 2. O que foi o Dia do Fico? 📅 Aconteceu em 9 de janeiro de 1822 . 🔹 Foi o dia em que Dom Pedro recusou a ordem de Portugal para voltar. 🔹 Ele decidiu ficar no Brasil e começar a organizar o processo de independência. 3. A independência do Brasil teve participação popular? 🔸 Não muita. 🔹 A independência foi liderada pelas elites, como fazendeiros e comerciantes. 🔹 A maioria do povo (negros escravizados, indígenas, camponeses) não participou do processo e continuou sem direitos. 4. Quais grupos sociais se beneficiaram com a independência? 🔹 As elites brasileiras , especialmente os grandes proprietários de terra e escravistas. 🔹 Continuaram com poder político e econômico. 🔸 O povo pobre e os escravizados não foram beneficiados — a escravidão continuou por muitos anos. Vamos revisar?

Resumo fácil : Brasil Colônia de 1808 a 1822 Ano Acontecimento Importância 1808 Chegada da Família Real Início das grandes mudanças no Brasil 1815 Brasil vira Reino Unido Mais autonomia política 1820 Revolução Liberal do Porto Pressão para recolonizar o Brasil 1821 Dom João VI volta para Portugal Dom Pedro assume como regente 1822 Dia do Fico (9 de janeiro) Dom Pedro decide ficar 1822 Independência do Brasil (7 de setembro) Fim do Brasil colônia Com base nesse resumo faça uma linha do tempo no caderno !
Tags