CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA INLUSÃO E VIDA INDEPENDENTE

127 views 18 slides Apr 04, 2024
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Congresso da Rede Mineira das APAES que acontecerá no dia 04/04


Slide Content

CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DA INLUSÃO E VIDA INDEPENDENTE Joaquim Colôa Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa

Apenas metade das pessoas com deficiência estão  empregadas, em comparação com 3 em cada 4 pessoas sem deficiência. 28,4 % das pessoas com deficiência estão em risco de  pobreza ou exclusão social, face a 17,8 % das pessoas sem deficiência. (Comissão Europeia, fev. 2024)

(Comissão Europeia, fev. 2024) Apenas 29,4 % das pessoas com deficiência concluem um  curso superior, face a 43,8 % das pessoas sem deficiência. 52 % das pessoas com deficiência sentem-se  discriminadas.

exclusão do trabalho ou trabalho pouco qualificado m enos competências c ontatos sociais limitados baixas expetativas da comunidade e do próprio exclusão dos processos legais e políticos b aixa autoestima pouca capacidade reivindicativa d escriminação e incapacidade alto risco de doença, acidentes, deficiência m enos oportunidades para gerar rendimentos baixos rendimentos pobreza crónica exclusão crónica CICLO DE DIVERSIDADE E DE POBREZA ( Adap , disponibilizado pelo ex. deputado Jorge Falcato)

Autodeterminação Determinação do próprio destino ou curso de ação com base no livre arbítrio e de forma não compulsiva. (…) O termo refere-se às questões da ação humana enquanto função da mente, à vontade no seu nível básico e/ou volitivo. ( Wehmeyer ; Agran ; Hughes ; Martin; Mithaug & Palmer, 2007)

AUTODETERMINAÇÃO TOMADA DE DECISÃO INFORMAÇÃO – LIVRE ARBITRIO

( Wehmeyer ; Agran ; Hughes ; Martin; Mithaug & Palmer, 2007)

3. Facilitar a participação em atividades das comunidades de vida e de aprendizagem fortalecendo as interações. 1. Incentivar as comunidades a desenvolverem culturas de respeito e reconhecimento pela diversidade. ( Endeavour Fondation , fev. 2023) 2. Estabelecer uma rede de apoio, de confiança e de proximidade. 4. Procurar sentidos e significados em vez de fazer juizos de valor sobre comportamentos.

6. Apoiar e não controlar o que as pessoas fazem. 5. Reconhecer e respeitar diversidade de indentidades, de escolhas e de estilos de vida. ( Endeavour Fondation , fev. 2023) 7. Reconhecer e aceitar o poder de decisão. 8. Avaliar opções de aprendizagem e de trabalho.

11. Formar para o aumento de competências gerais e especificas, para uma maior independência. 10. Recorrer à tecnologia para desenvolver competências. ( Endeavour Fondation , fev. 2023) 12. Reconhecer que a relação entre sexo e deficiência não é um tema tabu.

ACESSIBILIDADE redução da dependência aumento do custo-eficácia desinstitucionalização trabalho remunerado formação resiliência, confiança e alta auto estima

O custo do fracasso é alto. Sem uma educação de qualidade, as pessoas não adquirem as competências de que necessitam para participar plenamente na sociedade e exercer os seus direitos.  ESCOLA COMPLETA QUE FOMENTA A AUTODETERMINAÇÃO (A Human Rights Watch , 2021 )

A diversidade é um facto antropológico, as desigualdades são escolhas politicas, culturais, económicas e sociais a inclusão são ações, a pertença é resultado dessas ações que afirmam as diferenças e a participação.

Quando a vida se completa em todos os seus ciclos e contextos naturais, nunca sabemos onde chegaremos mas quando temos um caminho sabemos que chegaremos sempre. Deixamos de falar em vida independente quando a independência e o livro arbítrio definem a própria vida.

BEM HAJAM!