Nas angiospermas, o esporófito é formado por raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. As flores são folhas modificadas, preparadas para a reprodução das angiospermas. Ciclo Reprodutivo
PEDÚNCULO - eixo de sustentação da flor. SÉPALAS - são folhas modificadas geralmente verdes, servem como sustentação para as pétalas. RECEPTÁCULO FLORAL - é a parte de cima do pedúnculo onde se encaixam as peças florais. PÉTALAS - são folhas modificadas geralmente coloridas e possuem o papel de atrativo para a polinização. GINECEU - sistema reprodutivo feminino formado pelo estigma , estilete e ovário (considerando as estruturas de cima para baixo) são nessas estruturas que ocorrerá todo o processo de fecundação com a participação do pólen. ANDROCEU - sistema reprodutivo masculino, formado pelo conjunto de estames que por sua vez é formado pela antera onde há a produção do pólen e o filete que é uma base alongada de sustentação da antera.
Após a formação dos grãos de pólen esses grãos são dispersados pelo ambiente das mais diferentes formas, em um processo chamado de polinização sendo classificado da seguinte maneira: Polinização pelo vento: anemófila Polinização por insetos: entomófila Polinização por pássaros: ornitófila Processo de Reprodução
ZIGOTO formará o EMBRIÃO que será responsável por carregar as informações genéticas da espécie. NÚCLEOS POLARES + GAMETA formarão o ENDOSPERMA que será responsável pela nutrição do embrião por toda fase inicial de desenvolvimento da nova planta. OVÁRIO formará o FRUTO que terá como função a proteção da semente ( embrião+endosperma ) e também servirá como um fator estimulante para a dispersão dessa semente, através da alimentação de animais. No pleno desenvolvimento ocorrerá diversas divisões celulares onde:
Maturação da Semente A maturação pode ser conceituada como o processo de desenvolvimento da semente, da fertilização do óvulo até o Ponto de Maturidade Fisiológica, momento este em que as sementes se desligam fisiologicamente da planta-mãe . O estudo do processo de maturação da semente visa determinar o momento ideal de colheita, com a finalidade de se obter sementes de qualidade.