LorenaSantosVieira1
2 views
20 slides
Oct 28, 2025
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
A cidade de Goiás e considerada Patrimônio Histórico da Humanidade
Size: 1.85 MB
Language: pt
Added: Oct 28, 2025
Slides: 20 pages
Slide Content
Bartolomeu Bueno da Silva Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740) nasce em Parnaíba. Herda do pai o nome e o apelido Anhanguera (Diabo Velho), dado pelos indígenas. Segundo alguns historiadores, seu pai teria enganado os índios ateando fogo em certa quantidade de álcool e ameaçando incendiar os rios.
Em 1682 Bartolomeu Bueno da Silva (pai), o Anhanguera, penetrou as terras dos índios Goyaz e iniciou ali a exploração de ouro e diamantes. Em 1722 chega à região o seu filho, de mesmo nome.
Quando os bandeirantes chegaram a Goiás, este território, que atualmente forma os Estados de Goiás e Tocantins, já era habitado por diversos grupos indígenas. Naquela época, ao verem suas terras invadidas, muitos foram os que entraram em conflito com os bandeirantes e colonos, em lutas que resultaram no massacre de milhares de indígenas, aldeamentos oficiais ou migração para outras regiões. Goya Segundo a tradição, os Goyá foram os primeiros índios que a expedição de Bartolomeu Bueno da Silva Filho encontrou ao iniciar a exploração aurífera e foram eles, também, que indicaram o lugar – Arraial do Ferreiro – no qual Bartolomeu Bueno estabeleceu seu primeiro arranchamento. Habitavam a região da Serra Dourada, próximo a Vila Boa .
Em 26 de julho de 1727, construíram a Capela de Santana como marco inicial da Vila de Santana, somente em 25 de julho de 1732 foi instalada oficialmente, com o nome de Vila Boa de Goiaz . Nesta mesma data foi levantado o Pelourinho.
Goiás abrigava a capital do estado até meados dos anos 1930. Com a passagem do centro administrativo para Goiânia, a cidade enfrentou períodos difíceis. Em 2001 ela foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e, desde então, o turismo aumenta a cada ano.
Entre as atrações, merece destaque a Casa de Cora Coralina, que fica bem ao lado da Ponte sobre o Rio Vermelho. Foi lá que nasceu a doceira.
Cruz da Anhanguera
Arquitetura Barroca
Chafariz da Cauda
Antiga Casa da Câmara e Cadeia, atualmente Museu das Bandeiras.
Igreja de Nossa Senhora Aparecida
Procissão do Fogaréu
Palácio Conde dos Arcos, abrigava os governadores da Capitania.