WaldineiCesarConceio1
8 views
40 slides
Oct 24, 2025
Slide 1 of 40
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
About This Presentation
material de estudo realizado sobre o livro imagens da branquitude
Size: 28.37 MB
Language: pt
Added: Oct 24, 2025
Slides: 40 pages
Slide Content
VAMOS COMEÇAR FAZENDO UM TESTE rápido IMAGINE UM HOMEM EM UM CARRO DE LUXO... NUMA CASA PODEROSA OU EM UM RESTAURANTE CHIQUE... ESSE HOMEM É BRANCO OU NEGRO?
IMAGENS DA BRANQUITUDE: A PRESENÇA DA AUSÊNCIA NÓS ESTAMOS MUITO ACOSTUMADOS A PENSAR : UMA IMAGEM A GENTE ENTENDE... ESTAMOS HABITUADOS A VER IMAGENS (ALGUNS INFELIZMENTE NÃO ). MAS SE VER É UMA CARACTERÍSTICA BIOLÓGICA , ENXERGAR É UMA CARACTERÍSTICA CULTURAL.
INTRODUÇÃO – FEITA PELO ORADOR Esse é um livro muito importante pra mim, é um livro de vida. A ideia dessa oficina é trazer as imagens para o primeiro plano. Isso porque, muitas vezes, a gente usa imagem como ilustração, pra dar um lustro. Isso porque eu vou trabalhar com vocês o conceito de cultura visual . Nós vivemos numa época das imagens. Não à toa, que a palavra imagem veio de magia , as imagens encantam a gente , não é? Também, as palavras imaginação e imaginário, ambas derivam da ideia de imagem. Agora você pode estar se perguntando por que imagens da branquitude? Porque branquitude é um fenômeno social pouco tratado , sobretudo no Brasil, ou tratado com muita desconfiança . Enquanto negritude é um conceito do ativismo negro , é um conceito propositivo, afirmativo, o conceito de branquitude é um conceito , ora encabulado, ora uma espécie de xingamento , né? As pessoas tomam como categoria de acusação.
Vamos ler Imagens da Branquitude Bom, eu não faço nada disso e não me interesso em falar de pessoas , NÃO TENHO NADA CONTRA BRANCOS , eu parto de um conceito do Silvio Almeida que chama a atenção como o nosso racismo estrutura a nossa sociedade . Eu também parto de um conceito desenvolvido pela Cida Bento, uma escritora negra, uma educadora negra da maior importância, O que é o pacto da branquitude? O pacto da branquitude é um fenômeno tão forte que ele parece transparente, parece ausente. Por isso o livro de Lilia Moritz Schwarcz se chama Presença da Ausência. A branquitude é um sistema internalizado de privilégios materiais e simbólicos que acaba se ancorando no passado, mas se exerce, e exerce as suas prerrogativas no tempo presente. Ele tem consequências imensas, consequências sociais, como a manutenção dos monopólios e também a perpetuação no poder.
Vamos ler Imagens da Branquitude Basta a gente olhar uma foto do Senado, uma foto dos ministros, uma foto dos CEOs das empresas para a gente entender o que é essa questão da perpetuação do poder e dos monopólios sociais. Mas ainda a branquitude costuma criar normas, mas não se incluir na norma . Também costuma criar classificações e ficar apartada dessas classificações. Talvez o exemplo melhor para vocês imaginarem é o exemplo dos museus de etnografia. Estão todos e todas lá, e todes também. Os africanos, os asiáticos, as pessoas da América do Sul, da Oceania.
Quem não está? Justamente as pessoas que produzem esses museus de etnografia, produzem as classificações . No livro eu analiso muitos detalhes, muitas questões que parecem pequenas , mas são imensas, são imensos detalhes. Os sapatos, os sabonetes, as fotografias de amas, as teorias de branqueamento, o mito da democracia racial.
TERRAS INCÓGNITAS CARTAS CARTOGRÁFICAS E MAPAS DO SÉC XIX
Theodor Galle , América, c.1580 BRANQUITUDE E COLONIZAÇÃO EUROPEIA
Índio Tupi, Albert Eckhout .
IMAGENS DA BRANQUITUDE: A PRESENÇA DA AUSÊNCIA ESSAS IMAGENS AGEM PARA ELEVAR O PODER DAS PESSOAS BRANCAS E REBAIXAR A DE OUTRAS PESSOAS. SENDO ASSIM, AS IMAGENS PRODUZEM NATURALIZAÇÕES E FUNCIONAM POR CONVENÇÕES SOCIAIS . O EXPLORADOR CLASSIFICA MAIS NÃO É CLASSIFICADO , NOMEIA MAS NÃO É NOMEADO .
CAPITALISMO RACIAL
O CASO DAS MULHERES
SABONETES PERSONALIDADE AUTORITÁRIA, MASCULINA BRANCA E NACIONALISMO