O que são conteúdos de Ensino? A Escola tem a tarefa de democratizar o acesso aos conhecimentos historicamente sistematizados; O ensino é uma atividade específica da escola em cujo o centro está a aprendizagem e estudo dos alunos. (pag. 127)
Qual o entendimento sobre conteúdos? Matéria do livro! Sim, mas é preciso romper a mecanização entre matéria, professor e aluno. (Pag. 127)
Ação Recíproca O ensino dos conteúdos deve ser visto como a ação recíproca entre a matéria, o ensino e o estudo dos alunos. (Pag. 128)
1- Conteúdos são: Conteúdos de ensino são um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida (p. 128).
Os conteúdos são: Organizados em matérias de ensino e dinamizados pela articulação objetivos-conteúdos-métodos e formas de organização do ensino, nas condições reais em que ocorre o ensino. (P. 129)
Os conhecimentos são produzidos e recriados nos modos de vida
Os conteúdos na escola... São para a assimilação das novas gerações com vistas a ampliação da compreensão da realidade. (p. 130)
Importante! A aquisição do domínio teórico-prático do saber sistematizado é uma necessidade humana, parte integrante das demais condições de sobrevivência, pois possibilita a participação mais plena de todos no mundo do trabalho, da cultura, da cidadania (p. 130)
Na escolha dos conteúdos: Considera-se a herança cultural e a prática social. (pag. 130)
2- Os elementos dos Conteúdos de Ensino (Pag. 130) Que elementos da herança cultural e da prática social presente devem formar os conteúdos de ensino? Que produtos da atividade humana construídos no processo de trabalho devem ser assimilados pelas novas gerações com base para o desenvolvimento das capacidades especificamente humanas?
A herança cultural é grande e diversa, cabe à DIDÁTICA selecionar os elementos dos conteúdos a serem assimilados ou apropriados pelos alunos. (Pag. 130)
Segundo Libâneo (1994, p. 131) os conteúdos de ensino se compõem de quatro elementos: conhecimentos sistematizados; habilidades e hábitos; atitudes e convicções.
Habilidades Ler pág : 131 Comparar, diferenciar, organizar, fazer síntese...
Atitudes e Convicções Ler pág : 131 Atitudes em relação à natureza, ao civismo, ao outro...
Portanto, Não é difícil observar que os elementos dos conteúdos de ensino estão interrelacionados . Habilidades e capacidades são impossíveis sem a base dos conhecimentos. Por sua vez, o domínio de conhecimentos supõe as habilidades, as capacidades e os modos valorativos e atitudinais (Pag. 131).
3- Quem deve escolher os conteúdos de Ensino? (Pag. 132) Tarefa do professor; É ele quem tem pela frente os alunos, com suas características de origem social, vivendo num meio cultural determinado, com certas disposições e preparo para enfrentar o estudo.
O professor enfrenta duas questões: 1- Que conteúdos os alunos deverão adquirir para enfrentarem a profissão, cidadania, criação e usufruto da arte e as lutas para a melhoria da vida? 2- Que métodos e procedimentos didáticos são necessários para viabilizar esse processo? (Pag. 132)
Para selecionar os conteúdos o professor utiliza três fontes: 1- P rogramação Oficial; 2- Os conteúdos básicos das ciências transformados em matérias de ensino; 3- As exigências teóricas e práticas colocadas pela vida social dos alunos. (Pag. 133)
Os programas Oficiais e os livros didáticos cumprem a função também de garantir o acesso democrático ao conhecimento.
Para o professor fazer a seleção dos conteúdos a partir do programa oficial e dos temas/matérias de cada ciências/disciplina é necessário que ele tenha um certo domínio do mesmo. (Pag. 133)
Ele precisa saber: 1- O que escolher; 2- A sequencia dos conceitos; 3- como coordenar a sua disciplina com as demais. O ensino não é uma cópia do conteúdo, mas transformam-se em matéria de ensino.
Os conteúdos são selecionados também em função das demandas sociais dos alunos; Selecionar conteúdos que contribuem na superação dos desafios e problemas da prática social. (pag. 134)
A questão é muito menos de adaptar a matéria à realidade dos alunos e muito mais de transformar os conteúdos de modo que neles sejam contemplados as exigências teóricas e práticas decorrentes da prática de vida dos alunos (p. 135).
Para participar socialmente e do mundo do trabalho é necessário: Leitura; Escrita; Cálculo; Iniciação a ciência; História; Geografia....
A vida fornece ponto de partida para o estudo teórico, para o aprofundamento do conhecimento, para a pesquisa.... (pag. 135)
Por fim, A prática social determina a contradição entre as exigências de aquisição e estudo das matérias e as condições sócio-culturais e o nível de preparo para realizá-los. A superação dessa contradição requer que se levem em conta as possibilidades reais de rendimento escolar dos alunos e, dentro desse parâmetro, estabeleça-se o máximo nível de exigências que se pode e deve fazer a eles. (Pag. 135)