Ou Reforma Católica foi um movimento de fortalecimento das ideias romanistas e uma resposta ao movimento reformista protestante, o qual teve como principais meios a criação de novas ordens religiosas. CONTRA REFORMA
Convocado pelo papa Paulo III Levou 18 anos para chegar ao formato final Reativação do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) Criação da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas) Publicação do catecismo: livro com o resumo da doutrina católica, reafirmação dos dogmas e proibição da venda de indulgências Criação do Índex: lista de livros proibidos Confirmação da Bíblia Vulgata (em latim) como a versão oficial da Igreja CONCILIO DE TRENTO (1545-1563)
INQUISIÇÃO A Inquisição já existia desde o século XII para combater e punir as heresias e bruxaria. No século XVI foi restabelecida para travar o avanço do Protestantismo através da repressão. Tratava-se de um tribunal eclesiástico – o Santo Ofício – coordenado por um grupo de seis cardeais e chefiado pelo Papa. Tinha por função julgar os acusados de práticas de bruxaria, Judaísmo e Protestantismo.
COMPANHIA DE JESUS Ordem religiosa fundada em 1540 pelo padre espanhol, Inácio de Loyola juntamente com um grupo de estudantes da Universidade de Paris, fizeram votos de obediência à doutrina da Igreja Católica e foram reconhecidos por bula papal em 1540.
Index Librorum Prohibitorum Pensadores, cientistas e escritores de épocas diferentes como: Maquiavel, Galileu, Kepler, Descartes, Voltaire, Victor Hugo, Jean-Paul Sartre e muitos outros faziam parte da lista.
GUERRA DOS TRINTA ANOS Uma série de guerras e conflitos que diversas nações europeias travaram entre si a partir de 1618, principalmente na Alemanha, motivados por rivalidades religiosas, dinásticas, territoriais e comerciais.