correção LIVRO português linguagens frase, oração e período

MARINAMARCHIORO1 25 views 10 slides Sep 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

correção LIVRO português linguagens frase, oração e período


Slide Content

Leia esta tira: 1.No primeiro quadrinho da tira, a mãe de Armandinho faz uma suposição sobre os planos do filho para o futuro. a)Identifique, na fala da mãe, o trecho que introduz essa suposição. “Quando você crescer [...]”. b)Qual é a forma verbal utilizada no trecho apontado no item anterior? Em que pessoa, tempo e modo ela está? Justifique o uso desse tempo e desse modo no contexto. Crescer: 3ª pessoa do singular, futuro, modo subjuntivo. Esse tempo e esse modo foram utilizados por se tratar de uma situação hipotética, que ainda não ocorreu. c)Que forma verbal empregada pela mãe de Armandinho indica os planos que ela supõe para o filho? Em que pessoa, tempo e modo essa forma verbal está? Justifique o uso desse tempo e desse modo no contexto. A locução verbal vai cuidar, formada pelo verbo auxiliar ir e o principal cuidar, no infinitivo. Como locução verbal, expressa um fato que vai ocorrer no futuro. d)Com sentido semelhante, a mãe de Armandinho poderia ter dito: “Então quando você crescer cuidará da natureza?!”. Levante hipóteses: Por que houve preferência pela forma verbal expressa na tirinha? Sugestão: Houve preferência pela forma composta provavelmente porque ela é mais usual na fala cotidiana, que é a empregada no contexto da tira, uma conversa entre mãe e filho. e)A fala da mãe de Armandinho é formada por período simples ou composto? Justifique. É formada por período composto, pois há um verbo no modo subjuntivo (crescer) e uma locução verbal (vai cuidar), que forma o tempo composto do futuro do presente.

2. No segundo quadrinho, Armandinho responde afirmativamente à fala da mãe, mas faz uma ressalva. a) Qual é essa ressalva? Ela é expressa em um período simples ou composto? Justifique. A de que ele depende dela e dos demais adultos para conseguir concretizar seu plano. Ela é expressa em um período simples, formado por uma única forma verbal:  depende . b) Identifique a pessoa, o tempo e o modo em que estão as formas verbais presentes na fala de Armandinho nesse quadrinho. Espero : 1ª pessoa do singular, presente, modo indicativo;  depende : 3ª pessoa do singular, presente, modo indicativo. c) As pessoas do discurso com as quais os verbos empregados por Armandinho concordam não são explicitadas na tira. Discuta com os colegas e com o professor e levante hipóteses: Quais termos poderiam ser utilizados para explicitá-las? Justifique a resposta com base na morfologia, isto é, na estrutura das formas verbais. Espero :  eu  (1ª pessoa do discurso, no singular);  depende :  isso , “meu plano/ planejamento”, “minha intenção”, etc. (3ª pessoa do discurso, no singular). As desinências número-pessoais do verbo indicam as pessoas do discurso que concordam com ele: em  espero ,  -o ; em  depende , a ausência delas (marca da 3ª pessoa do singular).

3. Observe o terceiro quadrinho a) Compare a expressão facial de Armandinho com as expressões dele nos quadrinhos anteriores. Qual é a diferença? A expressão facial indica que ele está bravo, diferentemente da expressão dele nos quadrinhos anteriores, nos quais ele aparece sorridente. b) Que forma verbal é empregada flexionada em número e pessoa nesse quadrinho? Em que pessoa, tempo e modo ela está? Justifique tais usos. Tentem : 3ª pessoa do plural, presente, modo imperativo. O menino faz um apelo à mãe e o estende aos demais adultos, em tom de ordem. c) No contexto da tira, a quem se dirige essa forma verbal? É possível considerar que ela está diretamente relacionada à mudança na expressão de Armandinho. Justifique essa afirmação. A forma verbal  tentem  se dirige a todos os adultos do mundo atual. Armandinho se mostra descontente com a situação e, ao fazer tal apelo, dá a ele um tom de repreensão, como se fizesse uma exigência.

4. Leia esta frase e, em seguida, copie no caderno as alternativas corretas: Armandinho vai cuidar da natureza, plantar árvores, proteger os animais... a) Na frase, há um período formado por uma única oração. b) Na frase, há um período simples. c) Na frase, há um período formado por mais de uma oração. d) Na frase, há um período composto. e) Na frase, as orações são ligadas por vírgulas, sem conectivos. Resposta: c, d, e.

Leia a propaganda a seguir. 1.Observe a imagem de fundo da propaganda. a)A foto registra a proximidade de duas situações distintas. Quais são elas? Retrata, à esquerda, uma área desmatada em que há uma escavadeira e, à direita, uma floresta (provavelmente nativa). b)Levante hipóteses: O que cada um desses ambientes representa no contexto? b)A área devastada com a escavadeira representa a ação humana que destrói as florestas nativas, representadas à direita. c)Observe o modo como é escrita a palavra floresta no cartaz. O que é ressaltado nela? De que modo isso ajuda a criar um contraste entre as situações mostradas na imagem? c)A parte resta é ressaltada da palavra floresta, sinalizando que muito das matas foi devastada. Com isso, evidencia-se o problema do desmatamento e reforça-se a proximidade, cada vez mais constante, da ação humana da parte das florestas que ainda está viva

2. Sobre a imagem, à direita, estão escritas três sílabas em letras grandes. a) Que palavras são formadas por essas sílabas no contexto? A que classe de palavras pertencem? Floresta  (substantivo) e  resta  (forma flexionada do verbo  restar ). b) De que maneira o visual dessas letras se relaciona com o sentido das palavras formadas? A imagem de fundo das letras que formam a palavra resta representa a terra seca, devastada, e contrasta com o verde de  flo , cujas letras são tomadas pela floresta. Das três sílabas de floresta, só uma ainda tem o fundo com a mata, o que pode ser interpretado como forte resistência e também como alerta a respeito da possível destruição total das florestas. 3. A propaganda faz parte de uma campanha em prol do meio ambiente. Levante hipóteses: •A quem ela se dirige e qual é o objetivo principal dela? À sociedade em geral. Persuadir os interlocutores a aderir à causa ambiental, reconhecendo a importância das florestas e a gravidade das ações de desmatamento.

4. Releia o texto à esquerda no cartaz: “Pra bom ser humano meia palavra basta”. a) Essa frase dialoga com um ditado popular. Identifique-o e explique o sentido dele. Dialoga com o ditado “Para bom entendedor, meia palavra basta”, cujo sentido é o de que uma pessoa que tem capacidade de análise crítica não precisa de uma longa e detalhada explicação sobre determinada situação para compreendê-la. b) Compare o ditado original com a versão da propaganda e explique o sentido da alteração. A alteração de “bom entendedor” para “bom ser humano” acrescenta a ideia de que todos os seres humanos (e não apenas os “entendedores”), desde que sejam pessoas bem-intencionadas, podem compreender a ameaça representada pela situação retratada. c) O termo   pra   é a redução de   para . Que efeito de sentido essa redução constrói no texto? O uso de  pra  em vez de  para  confere à propaganda um tom de informalidade e, com isso, a peça de propaganda se aproxima do leitor, como em uma conversa cotidiana, podendo ser mais eficiente no objetivo de persuadi-lo.

d) Compare a frase em estudo (“Pra bom ser humano meia palavra basta”) com esta outra: “Basta ser humano pra perceber a importância das florestas”. •Observe as formas verbais em cada uma das frases e conclua: Qual delas é um período simples e qual é um período composto? Justifique. A frase em estudo em toda esta atividade é um período simples (tem uma única forma verbal,  basta ), e a outra frase, reproduzida neste item, é um período composto, porque contém três formas verbais:  basta ,  ser  e  perceber . •Identifique as orações que compõem o período composto indicado por você na resposta anterior. As orações são “Basta” (oração principal); “ser humano” (oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo); “pra perceber a importância das florestas” (oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo). 5. Observe a expressão usada com o símbolo da cerquilha (#): #BASTASERHUMANO. a) Lida isoladamente, essa expressão pode ter dois sentidos. Explique cada um deles. O sentido de advertência, dirigindo-se diretamente aos seres humanos (“Basta, ser humano!”), e o sentido de que apenas o fato de pertencer à espécie humana é suficiente para compreender a gravidade da situação apresentada (“Basta ser humano”). b) Nos dois sentidos identificados por você no item   a , a palavra   ser   pertence à mesma classe gramatical? Justifique sua resposta. Se julgar necessário, consulte um dicionário. Não. Em “Basta ser humano”, ser corresponde ao infinitivo do verbo ser e tem o sentido de “ter a identidade de”. Já em “Basta, ser humano!” ser é um substantivo e tem o sentido de “ente”, “pessoa”. c) Compartilhe com os colegas: No universo digital, como são chamadas as palavras-chave de um assunto acompanhadas de #? Qual é sua função? E que sentido tem uma construção como essa no contexto da campanha? Uma  hashtag  é formada por palavras-chave (ou  tags ) de certo tema antecedidas pelo símbolo da cerquilha (#). Ao ser publicada nas redes sociais, a  hashtag  se transforma em  hiperlink  e leva quem clica nela para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema. No contexto da campanha, uma  hashtag  tem como função facilitar a divulgação da campanha por meio das redes sociais.

6. Analise a seguir mais duas peças da mesma campanha de propaganda.

a) Sobre que ideia cada uma dessas propagandas procura convencer o leitor? Na peça da esquerda, a ideia é a importância das mudanças climáticas; na outra, é o apoio à recuperação da vegetação natural. b) De que maneira a linguagem não verbal e a linguagem verbal dos três cartazes observados neste capítulo indicam ao leitor que todos fazem parte da mesma campanha de propaganda?   todos eles apresentam imagens ao fundo que procuram retratar a situação ambiental em evidência (só no caso do primeiro cartaz há duas imagens, contrapostas). Em todos os cartazes, acima da imagem há uma palavra-chave que dá ideia do assunto em particular: floresta, temperatura, restauração; em todos os casos, essa palavra-chave é dividida em letras (nem sempre em sílabas, só no caso do primeiro cartaz), de modo a ressaltar visualmente, com a imagem no fundo de algumas dessas letras, um elemento importante da ideia que o cartaz procura defender (em floresta, a mata; em temperatura, o calor; em restauração, o apoio à vegetação natural). Todos os cartazes têm os mesmos dizeres com base em um ditado popular (“Pra bom ser humano, meia palavra basta”) e a mesma  hashtag  (# bastaserhumano ), abaixo da qual há dizeres diferentes complementando a ideia, de acordo com a particularidade da questão ambiental em evidência na peça: “pra perceber a importância das florestas”; “pra sentir as mudanças climáticas”; “pra apoiar a recuperação da vegetação natural”. c) Qual das propagandas desta atividade também contém um verbo na palavra em evidência, em letras maiores, como no cartaz em estudo no início de   Semântica e discurso ? Justifique sua resposta, identificando a forma verbal. O primeiro anúncio, que contém a forma verbal  atura , do verbo  aturar . d) Explique o sentido dessa forma verbal no contexto. Se necessário, consulte um dicionário. No contexto, a forma verbal  atura  tem o sentido de “aguenta”, “suporta”, contrastando com a imagem representativa da elevação da temperatura no planeta.
Tags