Uma breve aula sobre a cultura do estado do Espirito Santo
Size: 9.12 MB
Language: pt
Added: Sep 26, 2022
Slides: 16 pages
Slide Content
CULTURA CAPIXABA Sociologia Prof. Rodolfo Kinupps Neto
Um dos traços mais marcantes do Espírito Santo, como sabemos, é a sua formação múltipla, multifacetada, em função das inúmeras etnias que se encontram na base de sua história e de sua configuração como Estado.
O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranos , austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros. Sua cultura popular é a soma do encontro das variadas expressões desses povos, adicionadas às manifestações surgidas ou reinventadas a partir das interfaces aqui estabelecidas.
A miscigenação, aliás, foi vista muitas vezes ora como a degradação da raça, ora como o maior exemplo da democracia racial; e os povos nativos ora foram considerados selvagens em seu estado natural, ora seres especiais dotados de uma enorme quantidade de futuro, por parte dos chamados países civilizados. Esse processo histórico foi o fundamento da criação da nossa identidade nacional.
O congo é o ritmo mais tradicional capixaba, conhecido em todo o Estado. Ele faz referência aos escravos, aos santos de devoção, ao amor e ao mar. Além dele, o ticumbi também é marcante, com sons de violas e pandeiros, e cantorias em versos e rimas em louvor a São Benedito. O Encontro Nacional de Folia de Reis e o Boi Pintadinho , no Carnaval, no município de Muqui, também são duas manifestações culturais tradicionais capixabas.
A panela de barro é a maior representação do artesanato e da cultura capixaba. De origem indígena, é uma tradição passada de mãe para filhas há pelo menos 400 anos. O feitio da panela de barro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Espírito Santo também tem um rico patrimônio histórico-cultural. É possível fazer uma viagem entre o passado e o presente nos casarios de Muqui, com mais de duzentas construções tombadas; no Porto de São Mateus; em Santa Leopoldina, que recebeu a visita de D. Pedro II; no Convento da Penha e nas construções do Centro de Vitória.
Principais manifestações culturais do Espírito Santo A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século 19, nas regiões onde a cafeicultura prosperou. A tradição da visitação das casas é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos.
O Reis de Boi é um auto em homenagem aos Santos Reis. É realizado no ciclo de Natal, prolongando-se até o Dia de São Brás, comemorado em 3 de fevereiro. É dividido em duas partes: uma de louvação aos Santos Reis e outra de teatralização. É a expressão folclórica mais popular da região Norte do Espírito Santo, sendo o boi a principal atração.
Culinária Capixaba A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, tornando-a eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do norte da Europa. Com a vinda de imigrantes europeus novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. Dos italianos, os que exerceram maior influência, temos o anholini , o tortei , a sopa pavese, o risoto e a polenta. Mineiros e baianos também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla -égua (canjiquinha com costeleta de porco) e o vatapá .
Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca capixaba. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco.
Para finalizarmos....... O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e das tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes que fixaram residência no Estado. As manifestações culturais são singulares e podem ser observadas através das danças, das festas, do artesanato e dos costumes de cada município.
ATIVIDADES: 01 – Cite as principais manifestações culturais do ES . 02 – Quais monumentos fazem parte da arquitetura cultural do nosso Estado 03 – Qual a maior a representação do artesanato capixaba. 04 – A cultura popular é a soma do encontro das variadas expressões desses povos, adicionadas às manifestações surgidas ou reinventadas a partir das interfaces aqui estabelecidas, cite quais povos eram esses.
TRABALHO DE SOCIOLOGIA TEMA : ESCOLHER UMA DAS MANIFESTAÇÕES FOLCLORICAS CAPIXABAS E FAZER UMA PESQUISA SOBRE SUA ORIGEM , IMPORTÂNCIA. DATA DA ENTREGA : 14 DE ABRIL DE 2022 VALOR: 30,0 PONTOS TRABALHO FEITO A MÃO E COM REFERÊNCIAS, NÃO SERÁ ACEITO ENTREGA APÓS ESSA DATA .