Descobrimento do Brasil e dos indios

Fabianaram 6,859 views 33 slides Apr 16, 2013
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Índios

- Era uma vez um país chamado Portugal, onde as pessoas gostavam muito de uns temperos especiais os quais eles chamavam de "especiarias". Eram o cravo, a canela, a noz moscada e a pimenta.

Especiarias

Gostavam também de uns tecidos de seda e de uns tapetes maravilhosos que eram muito caros e que existiam num outro país. Tecidos e tapetes indianos

- Para chegar a esse outro país chamado Índia só dava para ir de barco. Esses barcos se chamavam Caravelas .

- Um homem chamado Cristóvão Colombo resolveu ir até à Índia nessas caravelas. Ele navegou pelo mar até encontrar umas terras estranhas e pensou que fosse o país que ele procurava . Voltou e contou para o rei que tinha achado a Índia, mas estava enganado, pois ele havia descoberto uma parte das Américas .

- Depois disso, outros homens pegaram suas caravelas e viajaram pelo mar, cada qual indo um pouquinho mais longe, até que um homem chamado Pedro Alvares Cabral embarcou com outros homens em uma porção de caravelas e saíram para procurar esse tal país chamado Índia.

- Depois de muitos dias no mar, ele avistou um monte e como estava na época da Páscoa chamaram esse monte de Monte Pascoal .

- Assim que desembarcaram viram que não era só um monte, era muita terra cercada de água, então eles acharam que era uma ilha e chamaram essas terras de Ilha de Vera Cruz .

- Algum tempo depois mudaram o nome para Terra de Santa Cruz , pois fizeram uma grande cruz na beira da praia e rezaram uma missa em agradecimento pela Páscoa.

- Quando eles chegaram nesse lugar, encontraram muitos homens. Esses homens eram muito diferentes dos homens que vieram do mar na sua maneira de se vestir e de pensar. Eram chamados de índios (porque os homens achavam que tinham chegado na Índia). Tinham os corpos pintados e enfeitados com penas.

- Seus costumes eram muito diferentes dos portugueses . Olhem a diferença de roupas, por exemplo.

  - Vestimentas dos índios:

- Os povos indígenas sempre souberam usar os recursos da natureza sem colocá-la em risco, pois seus modos de vida dependem das relações que estabelecem com ela. E é da natureza que retiram seus alimentos, seus remédios, a matéria-prima com a qual constroem suas casas etc, e é por isso que são grandes conhecedores do território onde vivem .

- Os índios pescavam para comer, além de colher frutas e plantar mandioca e milho. E também caçavam animais, mas só caçavam os machos, nunca as fêmeas e os filhotes para que as espécies não acabassem.

Mulheres indígenas descascando a mandioca

- Não moravam em casas, moravam em ocas ou malocas que eram feitas com um capim chamado sapê e que juntas formavam uma aldeia ou taba.

- Eles não dormiam em camas, mas em redes.

- Eles adoravam cantar e dançar.

- Para isso, se enfeitavam bastante e pintavam seus rostos e corpos com jenipapo, carvão e urucum.

- Urucum

- Carvão

- Os índios nunca maltratavam os animais ou cortavam árvores sem necessidade.

- As crianças indígenas aprendiam muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Caminhavam junto com eles, observavam atentamente aquilo que os mais velhos faziam ou diziam; acompanhavam seus pais até a roça; iam pescar com os adultos e brincavam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes,cestos ...

- Em muitas aldeias, existem escolas para as crianças estudarem.

  - Os índios hoje estão espalhados por todo o território nacional. Uma parte da população indígena vive nas cidades, mas a maioria vive em territórios chamados de Terras Indígenas. - Existem muitos e muitos povos indígenas, de diferentes nomes. Os mais conhecidos são Aimorés, Xavante, Caiapós, Tupinambá, Yanomámi, Pataxó, Potiguara. São, ao todo, cerca de 230 povos diferentes. - Poucos são os índios que falam a língua portuguesa. Eles tem a língua indígena, e a mais conhecida delas é a língua da família tupi-guarani.

FIM
Tags