Eclesiastes 10: conselhos para o povo de Deus

899 views 12 slides Jun 29, 2022
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Apresentação de slides sobre estudo para Escola Dominical do livro de Eclesiastes capítulo 10.


Slide Content

Conselhos para o povo de Deus Estudo em Eclesiastes 10

Estrutura do Capítulo 10 Conselhos gerais sobre o bem e o mal (v. 1-3); Conselhos sobre as autoridades (v. 4-7); Conselhos sobre as nossas ações (v. 8-11); Conselhos sobre o uso de recursos (v. 16-19); Conselho sobre a maledicência (v. 20).

“Mas um só pecador destrói muitas coisas boas” (Ecles . 9:18) Versículo 1 “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” ( 1Cor . 5:6 ) “Cristo, através de nós , manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” (2 Cor. 2:14 ) Se em nós persiste uma mosca (um pecado de estimação), qual será o nosso cheiro?

“Mas um só pecador destrói muitas coisas boas” (Ecles. 9:18) Versículo 1 Precisamos nos arrepender. Precisamos da misericórdia de Deus. Nossas obras nunca serão boas o suficiente. É necessário estarmos atentos: os inimigos da Igreja conhecem este princípio, basta inserirem uma só ideia corrupta entre os crentes para distorcerem todo o evangelho.

“depois de ir para o céu, está à destra de Deus” ( 1Ped . 3:22 ) Versículo 2 “Exaltado, pois, à destra de Deus” (At. 2 : 33 ). Direita (destra): estar em um lugar bom, ter posições justas, praticar o bem, ter boa reputação. Esquerda (sinistra): ter prazer na corrupção, apoiar a injustiça, praticar o mal, ter má reputação. O que me faz ser sábio ou tolo? Depende da disposição do coração, do que controla o cerne da minha vida.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” ( Jo . 14:6 ) Versículo 3 É fácil apontar os problemas e os defeitos dos outros, olhar e perceber que andam em caminhos equivocados. A tolice de alguém é visível para todos. Mas, será que os tolos conseguem perceber a própria tolice? “Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” ( Mt . 7:3)

“Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” ( 1Tm . 1 : 7 ) Versículos 4 - 7 O povo de Deus não deve temer as acusações das autoridades. As perseguições precisam ser respondidas com serenidade e domínio próprio . Podemos ser perseguidos por sermos fiéis à Cristo? “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. (2 Tm . 3:12)

“Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” ( 1Tm . 1 : 7 ) Versículos 4 – 7 “Os opressores do meu povo são crianças”. ( Is . 3:12 ). Líderes insensatos colocam em posições de comando seus apadrinhados e não pessoas realmente capacitadas. Rei Roboão , filho de Salomão: “ele desprezou o conselho que os anciões lhe tinham dado e tomou conselho como os jovens que haviam crescido com ele e o serviam”. ( 1 Re. 12 : 8 ).

“ Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” (Col. 3 : 23 ) Versículos 8 - 11 Se o trabalho é feito para o Senhor, deve ser feito com sabedoria e não de forma negligente. Devemos ter sabedoria em nossas realizações para alcançarmos bom êxito, já que qualquer atividade está cercada de perigos. Não podemos ter confiança excessiva em nós mesmos. “Bendito o homem que confia no Senhor”. ( Je . 17:7)

“ Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores” (Ti. 1:10) Versículos 12 - 15 “Seja , porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno .” ( Mt . 5:37) “Porque a boca fala do que está cheio o coração”. ( Mt . 12:34) As palavras podem ser destrutivas, irracionais, descontroladas e presunçosas. O tolo fala preocupado sobre o futuro, mas está perdido no presente.

“ Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes” ( Hb . 13:5) Versículos 16 - 19 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. ( Ef . 5:18) Não se pode ser irresponsável no uso dos recursos . Nossos recursos servem para cuidarmos de nosso bem-estar, não para viver em excessos. Cuidado com gastar dinheiro apenas para nossa própria satisfação , nosso tempo sem realizar nenhuma boa obra e nossa saúde em excessos.

“ Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências” ( 1Pe . 2:1) Versículo 20 “Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo”. (Ex. 22:28) Podemos criticar as ações dos poderosos? Já que é perceptível quando um caminho é uma tolice ? Cuidar em nos estressarmos com pensamentos ruins sobre outras pessoas Aquilo que falamos pode se voltar contra nós.