Educação Física 8° ano slide Escravos de Jó.pptx

AmandaMiranda597253 469 views 11 slides Apr 24, 2024
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

brincadeiras africanas em sala de aula


Slide Content

Brincadeiras Africanas. Vamos conhecer!

E agora? Como podemos abordar a brincadeira “Escravos de Jó ” de forma sensível e educativa, reconhecendo sua origem histórica e promovendo discussões sobre as consequências do sistema escravocrata na sociedade atual? 01 02 Diversidade de brincadeiras Africanas.

O que sei sobre brincadeiras Africanas? - Você tem algum conhecimento sobre essa música? - Você já brincou com essa música? - Que tipo de sentimento, a música lhe transmitiu? - Você gostou da música? Por quê? - Qual o principal objetivo da música escravo de jó ?

Vamos conhecer a letra da música? Escravos de Jó Jogavam caxangá Tira , põe Deixa ficar Guerreiros com guerreiros Fazem zigue-zigue-zá Guerreiros com guerreiros Fazem zigue-zigue-zá

Fiquem espertos! Guerreiros com guerreiros vamos todos estudar.

Quem eram os escravos de Jó e por que eles jogavam caxangá ? “ Escravos de Jó, jogavam caxangá …”, basta alguém começar a cantar que você imediatamente se lembra da letra completa da cantiga, não é mesmo? Os escravos de Jó fizeram parte da infância de praticamente todas as crianças nascidas ou criadas no Brasil.

Apesar de ser bastante conhecido, há algo sobre o canto que fica no ar: Afinal das contas, quem eram esses tais escravos de Jó e por que eles jogavam caxangá ? Apesar de parecer brincadeira de criança, é possível aprender bastante sobre a cultura e até mesmo história do nosso país através da cantiga popular . O tráfico de escravos para o Brasil não é nenhum segredo. Com a chegada dos povos do continente africano nas Américas, a cultura deles também veio junto e, em seguida, foi reconstruída no novo território, apesar de toda a opressão sofrida. Já nas terras brasileiras, músicas, danças e até mesmo adereços se tornaram símbolos de resistência.

O que é caxangá ? De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro, caxangá nada mais é do que um tipo de adereço usado pelas mulheres alagoanas. Além disso, a palavra também possui outros significados, como um chapéu usado por marinheiros e um crustáceo que se parece com um siri. Você deve estar se perguntando o que esses significados de “ caxangá ” tem a ver com a cantiga. Por mais inacreditável que pareça, o mais provável é que o caxangá do canto se refira aos crustáceos . Durante a escravidão no Brasil, os escravos trabalhavam capturando siris, ou seja, juntando caxangás . Mas a letra da cantiga diz “jogando caxangá ”, certo? Tudo indica que com o passar do tempo, e com o passar da música de boca em boca, o significado tenha sido alterado e “pegando caxangá ” tenha se transformado em “jogando caxangá ”. Sim, era um trabalho e não um jogo para eles.

Jó, seus escravos e o zigue zigue zá Até onde se sabe, Jó é um personagem bíblico do velho testamento, que, segundo a bíblia sagrada cristã, tinha 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, 500 jumentas e 500 bois, além de muitos servos. Não é preciso dizer que, para a época, ele era um homem muito rico. Por causa disso, ele aparece na canção como donos dos escravos. O nome de Jó provavelmente foi apropriado pela cultura negra para simbolizar a imagem de homem rico e poderoso, como eram os senhores de engenho . Já o “ zigue , zigue zá ” provavelmente se refere ao ziguezague que os escravos faziam para fugir do capitão-do-mato, que os perseguia em caso de fuga, a mando do senhor. Por isso são apontados como “guerreiros”, afinal, fugir da escravidão não é nada fácil. E então, acha que a cantiga dos escravos de Jó faz mais sentido agora? Aposto que você não imaginava tudo isso quando brincava com os amigos na infância.

Qual o principal objetivo da música escravo de jó ? Qual a origem da brincadeira escravos de Jó? Como a brincadeira se popularizou ? Como essa brincadeira é vista atualmente? Qual a importância histórica da brincadeira?

“Agradeço a participação de todos vocês. O esforço é gratificante quando se quer aprender”!