Educação romana

isabelbarion7 51,501 views 15 slides Jun 14, 2012
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Educação romana


Slide Content

Educação romana Se desenvolveu mais tarde que a Grega. Tem a uma civilização anterior assim como a Grega: etrusca. Principais características da cultura e educação romana ( p. 58-59) 1. No humano 2 . No político 3 . No social

4 . Na cultura 5. Na educação 6. Estudo individual 7. A importância da família na educação/Pai 8. Educação estatal para Roma e todo o Império

História da educação 3 períodos:( heróico -patrícia, influência Helênica, época Imperial) 1ºHeróico-patrícia (Séc. V ao séc. III a.C ) Educação Aristocrático endereçada aos nobres, guerreiros e patrícios(proprietários rurais) Mais tarde aos plebeus, mas não aos escravos. Família: Toda poderosa. Pai: exercia a autoridade máxima; Mãe: ocupou no lar posição mais elevada do que na Grécia, principalmente na educação da 1ª infância.

Presença de escravos preceptores; educação de meninos: acompanhavam os pais nas seções do Senado e em toda vida civil; durante uma no vivia o aprendizado da vida pública com um político experiente amigo da família, depois aos 16-17 anos ia para o exército e na vida pública. Educação das Meninas: ficavam em casa com a mãe para aprender serviços domésticos;

No geral a educação Romana era mais moral do que intelectual. Valorizavam os heróis da própria pátria e não os da poesia épica como na Grécia. A educação era pela ação, para a vida, pela vida, e sem escolas com professores particulares. A educação era baseada na vida nacional, histórica, religiosa e nas tradições romana.

A educação romana sob a influência grega A influência grega em Roma: Literatura e educação escolar. Os cidadãos mais ricos tiveram mestres ou preceptores privados(gregos imigrados) Aumento das escolas no império romano. Graus: elementar, médio e superior. Educação tipo universal, “humanístico”.

3. A educação romana na época do Império Converte-se em educação pública; Séc. I a.C com a criação de escolas municipais com intervenção do Estado. A política escolar do Estado romano começa com César que concede o direito de cidadania aos mestres de artes liberais.(p. 63) Os Imperadores estimularam a municipalização à criação de escolas públicas e tinham por fim preparar os funcionários.

Universalização da cultura romana, em particular da língua latina e do direito romano. As escolas eram os principais instrumentos de romanização do mundo.

4.A pedagogia Romana Teoria mais pragmática que idealista; Mais retórica do que filosófica. Intelectuais romanos e seus pensamentos: 1.Juvenal “Deve-se a criança o máximo de respeito” 2.Catão “O homem bom, destro na palavra”. 3.Marco Terêncio Varrão: criador da obra “ Disciplina em nove livros”, um tipo de enciclopédia.

4.Marco Túlio Cícero ( formação do estadista- orador que deve conhecer retórica e filosofia). 5.Lúcio Eneu Sênica : “Não há que se aprender para a escola, mas sim para a vida.” 6. Plutarco: educação eclética grega e romana.

5.Quintiliano Maior pedagogista romano.(nasceu na Espanha em 35 d. C) Foi advogado, escritor, professor e preceptor. Para ele a educação começa no seio da família na primeira infância. Seu pensamento educacional é criticado por acertos e erros. Defende a escolas em fases( elementar, escola de gramática, escola de retórica e etc...)

A educação cristã primitiva O cristianismo muda a história da educação ocidental. Influenciada pela religião hebraica: livros da antigo Testamento e emoção religiosa; Influência da cultura helênica: visão filosófica e atitude ética. 8 tópicos referentes a educação cristã. (pág. 70)

1. A primeira educação cristã Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Educadores: Jesus, apóstolos, evangelistas e discípulos, Educação sem escolas. O meio educativo é a família e a igreja que vai se constituindo pouco a pouco. Catequismo ( em catacumbas por conta da perseguição religiosa)

A 1ª escola de catequistas foi a de Alexandria, criada em 179d.C pelo filósofo grego convertido.( Pantaenus ). Escolas episcopal para a formação de eclesiásticos( Santo Agostinho). Essas escolas desapareceram com as invasões dos bárbaros. O ensino passa para os mosteiros, mantenedores da educação e da cultura.

Os mosteiros teve grande importância na Idade Média. Ficará para o 3º Bimestre
Tags