Encontrar com Deus é potencializar as VIRTUDES humanas e cristãs

leandronazareth 1,504 views 29 slides Nov 22, 2015
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Palestra realizada dia 22/11/15 em um retiro do grupo de jovens Kyrios da diocese de Uberlândia com o tema: Encontrar com Deus é potencializar as VIRTUDES humanas e cristãs


Slide Content

Encontrar com Deus é potencializar as VIRTUDES humanas e cristãs

Curriculum Vitae (Caminho da vida)

Tempo Kronos Kairós

Quais são as virtudes h umanas e cristãs que devemos cultivar ?

Virtude: Disposição habitual e firme para fazer o bem; Praticar atos de bondade; Da tudo de si e é feliz ao praticar o bem; Tendência a praticar livremente o bem; Proporciona a levar uma vida moralmente boa; Nos aproxima de Deus; Tornamos semelhantes a Deus.

Virtudes cardeais: Prudência: discernir, razão prática, escolha; Justiça: dar a Deus e ao próximo o que é devido; Fortaleza: segurança, firmeza e constância; Temperança: equilíbrio, moderação, domínio. “ Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo , puro, amável, tudo o que há de louvável, honroso, v irtuoso ou de qualquer modo que mereça louvor". ( Fl 4, 8).

Virtudes teologais: Fé: crença naquilo que não se vê, entrega total; Esperança: confiança nas promessas de Deus; Caridade: amor incondicional; encontro do eu-eu , eu-outro e do eu-Totalmente Outro; “Permanecem a fé, esperança, caridade, estas Três coisas. A maior delas é a caridade”. 1Cor 13, 13

Como potencializar as virtudes após um (r)encontro pessoal com Jesus ?

(R)Encontro pessoal com Jesus Os primeiros discípulos (Jo 1,35-51) Zaqueu ( Lc 19,1-10) A Samaritana ( Jo 4,5-42) A vocação de Levi ( Mc 2,13-17) Maria Madalena ( Jo 20,1-18) Bartimeu ( Mc 10,46-52) Os discípulos de Emaús ( Lc 24,13-35).

Os primeiros discípulos (Jo 1,35-51) João Batista: “Eis o cordeiro de Deus”; Os discípulos ouvem João e seguem Jesus; Jesus: “O que procurais?” Discípulos: “Mestre onde moras?” Jesus: “Vinde e vede” É essencial viver a experiência pessoalmente; Vivência e permanência com Jesus.

Zaqueu (Lc 19,1-10 ) Zaqueu desejava ver Jesus; Jesus toma a iniciativa e o chama pelo nome; Jesus hospeda em sua casa (intimidade); Zaqueu é emergido no desejo de seguir Jesus; ide e vede; A vida de fé nasce e cresce junto com o desejo; O desejo nos faz dividir os bens e ser justos.

A Samaritana (Jo 4,5-42 ) Mulher sem nome de região marginalizada; Jesus se apresenta como necessitado; As necessidades básicas nos unem; Jesus não fala com superioridade/arrogância; Jesus não fala de lei, moral e nem julga; A samaritana se sente amada e apresenta o dom de Deus para romper com o passado.

A vocação de Levi (Mc 2,13-17 ) Jesus rodeado por uma multidão; Jesus olha cada pessoa individualmente; Jesus viu Levi em seu posto, e disse: segue-me; Levi levanta. Jesus vai jantar na casa de Levi ; “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes, Eu não vim chamar justos, mas pecadores" . (Mc 2, 17).

Bartimeu (Mc 10,46-52 ) Jesus está a caminho para Jerusalém; Jesus vai ao encontro dos abandonados; Bartimeu era cego e mendigava O vê e grita: " Jesus filho de Davi, tem piedade de mim". Jesus: "Que queres que eu te faça ?". Bartimeu : "Que eu veja Senhor". É curado, segue Jesus contando as maravilhas.

Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35 ). Após a condenação, paixão e morte de Jesus eles estavam sem esperança e tristes; Jesus aproxima e caminham com eles; Olhos se fecham na decepção e desesperança ; Recuperam a fé no caminhar, ao ouvir as palavras de Jesus seus corações ardem , e no partir do pão (intimidade) O reconhecem.

O discípulo amado é um exemplo de homem virtuoso ?

A análise dos evangelhos: Marcos = não aparece Matheus = não aparece Lucas = não aparece João = aparece

As 6 aparições do discípulo: Na última ceia (13, 23-26), quando reclina a sua cabeça sobre o peito de Jesus, e Este lhe revela em privado quem estava para traí-lo;

As 6 aparições do discípulo: Na cruz Jesus está agonizante na cruz (19,25-27). Ali, "o discípulo a quem Jesus amava" é o único dos apóstolos que se encontra a seu lado, acompanhando o Mestre no seu tormento, e recebe dele o encargo de acolher a mãe do Senhor como sua própria mãe.

As 6 aparições do discípulo: No Domingo de Páscoa, quando se difundiu a notícia de que o cadáver de Jesus tinha desaparecido. Então, esse discípulo corre até ao sepulcro; e, ao vê-lo vazio, acredita na ressurreição do Senhor, quando os outros estão desconcertados e não podem imaginar, sequer, um portento semelhante (20,2-10).

As 6 aparições do discípulo: No final do evangelho de João (21,7), "o discípulo a quem Jesus amava» encontra-se a pescar numa barca juntamente com Simão Pedro e os outros discípulos. Quando Jesus ressuscitado aparece de pé na margem do lago, ele é o único que o reconhece, e mostra-o a Pedro".

As 6 aparições do discípulo: Após a aparição do Cristo ressuscitado, o Discípulo Amado seguindo atrás, e muito de perto, a Pedro e a Jesus. É então que o Senhor profetiza sobre ele, dizendo que é capaz de o fazer permanecer neste mundo até à sua segunda vinda (21,20-23).

As 6 aparições do discípulo: A última aparição é como o autor, que constitui a fonte de informação das coisas que foram narradas no Evangelho de João (21,24).

Será que João queria um lugar especial entre os discípulos ?

O discípulo amado não poderia ser outro ?

Outras possibilidades Lázaro Jovem Rico Maria Madalena Natanael, israelita

O discípulo não poderia ser cada um de nós a partir de um modelo a ser seguido ?

O discípulo amado é: Aquele que repousa a cabeça no ombro de Jesus; Aquele que permanece até o fim aos pés da cruz; Aquele que leva a mãe de Jesus para sua casa; Aquele que corre ao saber da sua ressurreição; Aquele que enxerga ao longe a vinda do Senhor; Aquele que espera ansiosamente a sua volta; Aquele que dá testemunho do seu amor.

Leandro Nazareth @ blogdonazareth www.leandronazareth.blogspot.com 34 9 99610307