ESTÁTICA E DINÂMICA DOS FLUÍDOS Professora mestranda: Alline de Alencar Macedo 19 de novembro de 2016
Estática dos fluidos Dinâmica dos fluidos INTRODUÇÃO A ESTÁTICA E DINÂMICA DOS FLUIDOS
Hidrodinâmica Formação do Tsunami de Fukushima 2011 Fluxo de Carros
VÍDEO
DENSIDADE Unidade do Sistema Internacional: kg/m3 Unidade usual: g/cm3 ÁGUA ISOPOR
Foi realizada em 1654, em Magdeburgo , cidade da atual Alemanha, pelo prefeito da cidade Otto Von Guericke (1602-1686). O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647)
VARIAÇÃO DE PRESSÃO Y (P + P).A FORÇA P/CIMA: FORÇA P/BAIXO: Y + Y Como o bloco está em repouso a resultante das forças tem que ser nula: FORÇA P/CIMA - FORÇA P/BAIXO:
Na prensa hidráulica as forças atuantes nos êmbolos têm intensidades diretamente proporcionais às áreas dos êmbolos. Ela é um multiplicador de força, ou seja, aumenta a intensidade da força na mesma proporção que a área do segundo êmbolo é maior que a do primeiro .
Se o carro tiver uma massa de 1 000 kg (peso de 10 000 N), a área do êmbolo maior for de 2 000 cm2 e a área do êmbolo menor for de 25 cm2 , então a força que o ar comprimido deve aplicar para equilibrar o carro é:
Todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido ascendente, aplicada pelo fluido; esta força é denominada empuxo, que é igual ao peso do liquído deslocado.
DINÂMICA DOS FLUIDOS Equação da Continuidade Equação de Bernoulli Aplicações
FLUIDOS EM MOVIMENTO Inicialmente Iremos considerar um fluido ideal onde : o fluido é incompressível A temperatura é constante O fluxo é estacionário : velocidade e pressão não dependem do tempo O fluxo é laminar e não turbulento O fluxo é irrotacional por isso não há vórtices Não existe viscosidade
Incompressibilidade do fluido Um fluido incompressível é qualquer fluido cuja densidade sempre permanece constante com o tempo, e tem a capacidade de opor-se à compressão do mesmo sob qualquer condição.
VISCOSIDADE
Princípio de Bernoulli Geralmente, o fluido em movimento a uma velocidade superior tem menor pressão do que o fluido que se move a uma velocidade mais baixa. Este fenómeno foi descrito pela primeira vez por Daniel Bernoulli, em 1738 no seu livro " Hydrodynamica ", sendo conhecido como o princípio de Bernoulli. Ele pode ser aplicado para medir a velocidade de um movimento de líquido ou gás num tubo ou canal, ou sobre uma superfície. Este princípio também é responsável pela elevação das asas de avião, razão pela qual os aviões podem voar.