ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E DERIVA CONTINENTAL.pptx
KelvinSousa11
5 views
18 slides
Oct 29, 2025
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS DA TERRA
Size: 4.04 MB
Language: pt
Added: Oct 29, 2025
Slides: 18 pages
Slide Content
PROF. KELVIN Sousa ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E DERIVA CONTINENTAL
Divisão interna da Terra A Terra, por suas grandes dimensões apresenta-se dividida em duas formas: 1º Modelo químico: Crosta (Continental – Sial ) e (Oceânica – Sima ); Manto superior; Manto Inferior; Núcleo Externo – dá origem ao campo magnético da Terra; Núcleo Interno – concentra uma grande quantidade de metais pesados e por ter temperatura e pressão elevada apresenta-se sólido.
Divisão interna da Terra A Terra, por suas grandes dimensões apresenta-se dividida em duas formas: 2º Modelo físico: Litosfera – são as camadas rochosas; Astenosfera – é o material semifluido que movimenta as placas tectônicas; Mesosfera – é a camada intermediária – meso = meio; Endosfera (Núcleo externo - líquido e Núcleo Central - sólido). Obs : Endo = Interno / Exo = Externo.
Movimentos e fragmentos Alfred Wegener (1880-1930): meteorologista e geofísico alemão; Autor da Teoria da deriva continental (1912); A Teoria da deriva continental - afirma que os continentes se movimentam através do globo terrestre. Argumentos Morfológicos Geológicos/Litológicos Paleontológicos Paleoclimáticos
Movimentos e fragmentos Segundo Alfred Wegener: Há cerca de 300 milhões de anos os continentes estiveram unidos numa única grande massa de terra firme (supercontinente) que denominou de Pangeia, rodeado por um único oceano – Pantalassa ; A Pangeia fragmentou-se dando origem a novos continentes sujeitos a deformação e deriva que ainda perdura até os tempos atuais; (Alfred Wegener não soube explicar qual a causa do movimento dos continentes!)
Limites das placas tectônicas São divididos em três tipos: Transformantes / Divergentes / Convergentes
Limites das placas tectônicas Transformantes Em limites de falhas transformantes as placas deslocam-se horizontalmente uma em relação à outra.
Limites das placas tectônicas Divergentes Em limites divergentes as placas afastam-se e formam uma nova litosfera
Limites das placas tectônicas Convergentes Esse tipo de limite é definido pelo movimento das placas em sentido de aproximação, ou seja, quando duas Placas Tectônicas se movimentam em sentido convergente, colidindo entre elas frontalmente. Nestes casos, a placa mais densa mergulha sob a mais leve, sendo incorporada ao material quente e fluido do manto.
Vulcanismo e terremotos Vulcanismo é um fenômeno geológico que está caracterizado pela expansão, resfriamento e consolidação do magma, tanto na superfície terrestre quanto no interior da crosta. Esse fenômeno forma os vulcões que caracterizam uma estrutura vulcânica.
Os terremotos ou abalos sísmicos se caracterizam por movimentos naturais que se originam no interior da crosta terrestre e se propagam por meio de vibrações. São detectados, por meio de instrumentos específicos como o sismógrafo. Hipocentro (foco): local onde o tremor foi originado; Epicentro: local da superfície onde o tremor é mais forte (onde é liberada maior quantidade de energia); Ondas sísmicas : vibrações que se propagam pelo interior da crosta terrestre. São detectadas pelos sismógrafos e registradas no sismograma; A magnitude está relacionada à quantidade de energia liberada no hipocentro. A escala Richter, que vai de 1 a 10 graus. Vulcanismo e terremotos
QUESTÕES AMBIENTAIS E EXTRATIVISMO MINERAL O extrativismo mineral é uma das atividades que mais origina impactos negativos, tanto para o ambiente quanto para a população. Os impactos negativos estão relacionados, principalmente, às alterações do relevo e à contaminação por uso de material tóxico (por exemplo, uso de mercúrio para a extração de ouro).
Agentes Internos (Endógenos) Os agentes internos são conhecidos por modificadores do relevo e são subdivididos em três grupos: Tectonismo; Vulcanismo; Abalos Sísmicos. TERREMOTOS VULCANISMO TECTONISMO
Tectonismo Consiste em movimentos decorrentes de pressões vindas do interior da Terra, agindo na crosta terrestre. As consequências do tectonismo podem ser várias, como por exemplo a formação de bacias oceânicas, continentes, platôs e cadeias de montanhas. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas.
Vulcanismo É o conjunto de processos através dos quais o magma e seus gases associados ascendem através da crosta e são lançados na superfície terrestre e na atmosfera. O vulcanismo modifica o relevo: a acumulação e solidificação do magma pode formar montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas. Ilha formada por uma erupção vulcânica (Japão, 2013).
Abalos Sísmicos São gerados pelos movimentos das placas tectônicas, resultantes do acúmulo de pressão e do choques entre as mesmas. Grandes abalos sísmicos recebem o nome de terremotos. O hipocentro é o lugar onde origina-se o terremoto/tremor. O epicentro é o primeiro ponto da superfície atingido pelo abalo sísmico. O Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.