evangelho_cap16_item4_parte2.pptx

patriciafarias32 67 views 8 slides Jul 12, 2022
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

CAPÍTULO XVI
NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A
MAMON - Jesus em Casa de Zaqueu - Parte 2


Slide Content

Cap. 16 Item 4 JESUS EM CASA DE ZAQUEU Parte 2 ESTUDO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO XVI NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON Por Patrícia Farias – Brasil, 12/04/2022

4. Tendo Jesus entrado em Jericó , passava pela cidade – e havia ali um homem chamado Zaqueu , chefe dos publicanos e muito rico – o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê -lo, não o conseguia devido à multidão , por ser ele de estatura muito baixa . Por isso , correu à frente da turba e subiu a um sicômoro , para o ver , porquanto ele tinha de passar por ali . Chegando a esse lugar , Jesus dirigiu paro o alto o olhar e, vendo -o, disse-lhe : - Zaqueu , dá-te pressa em descer , porquanto preciso que me hospedes hoje em tua casa. Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso . Vendo isso , todos murmuravam , a dizer : - Ele foi hospedar -se em casa de um homem de má vida .  ( Veja -se: “ Introdução ”,  artigo – Publicanos .) ( S. Lucas, 19: 1 a 10.) JESUS EM CASA DE ZAQUEU Entretanto , Zaqueu , pondo -se diante do Senhor, lhe disse : - Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém , seja no que for, indenizo -o com quatro tantos. Ao que Jesus lhe disse : - Esta casa recebeu hoje a salvação , porque também este é filho de Abraão ; – visto que o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido . 

ZAQUEU - ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO Ele ouviu o chamado: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo.” E deixou que o amor lhe tocasse a alma, fazendo nova todas as coisas. *Apocalipse 3:20 * Foi escrito por João na ilha de Patmos, no mar Egeu .

ZAQUEU - ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO As leis divinas estão escritas na consciência , ensinam os amigos espirituais. O espírito traz em si o código de conduta adequado, o registro profundo ainda que em nível inconsciente, que ao longo da vida (pela cultura, ou maturidade) permite vir a superfície da percepção. Resguardada para o direcionamento do ser para a sintonia com a lei maior do amor Chega sempre a hora da maturidade espiritual para o ser e para Zaqueu, o encontro com Jesus foi momento decisivo. Ele decidiu encarar a própria sombra, conciliar os opostos em si e facear as características repulsivas de sua intimidade, confrontando-se. *Livro dos Espíritos - Q.621

ZAQUEU - ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO Fazendo contato com o divino em si, Zaqueu percebe-se em falta vivendo em abundancia de recursos sem partilha-los com o semelhante e decide: “distribuirei aos pobres metade dos meus bens ” e complementa, “se nalguma coisa tenho defraudado alguém restituo quadruplicado.” pois essa era a maior condenação que o direito romano da época prescrevia. Zaqueu não enfrenta nenhum tribunal externo, mas não pode fugir de si mesmo, de constatar a própria dor de não estar em sintonia com o amor, única realidade da vida e de não estar em paz, o que tanto almejava. *Lucas 19:8

ZAQUEU - ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO A CULPA é a constatação da responsabilidade. O individuo pode negá-la, desejar fugir e alienar-se no uso de substancias e prazeres, mas não podera isentar-se de encará-las mas dia menos dia. Ela pode se manifestar de formas diferenciadas na vida do individuo: como arrependimento ou como remorso. O REMORÇO é escolha, o ARREPENDIMENTO caminho natural. O remorso é filho do orgulho, e atesta um sentimento interno de não merecimento da felicidade e uma decisão pela autopunição. No remorso o ser permanece preso nos ciclos viciosos da repetição da experiência, no campo mental e sentimental determinando sofrimento desnecessário para si.

ZAQUEU - ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO Podemos concluir que a sabedoria do Evangelho nas falas e atitudes de Jesus, prescrevendo-nos perdão, amorosidade e compaixão com nós mesmos e com nosso próximo, expressa não só uma verdade religiosa, mas um tratado cientifico do bem viver e da saúde integral. A DOR é experiência natural e pode surgir em múltiplos aspectos no processo evolutivo: a dor do crescimento, ao enfrentar-se as adversidades; a dor educativa, a dor do auxilio, entre outras. No entanto o sofrimento é escolha, pois ele surge a partir da interpretação da dor.

ZAQUEU - ARREPENDIMENTO E REPARAÇÃO Perante o sofrimento decorrente da interpretação de nossas ações pelo registro da lei divina em nossa consciência, atestando-nos as faltas perante a lei , somente o amor pode solucionar. A alma em falta só se permite a paz quando se sintoniza com a fonte do bem, por meio das redecisões e da reparação das consequências das lesões materiais e afetivas em si mesmo e no outro. Como ensina Allan Kardec. “O espírito é sempre o árbitro da própria sorte, podendo prolongar os sofrimentos pela pertinácia no mal, ou suaviza-los e anula-los pela prática do bem.” *LIVRO O CÉU E O INFERNO, (1ª. Parte, cap. VII)