Trabalho sobre As Fontes de Energia, nos quais estão compostas a energia renovável e também a não-renovável.
No trabalho também está presente algumas informações sobre o Carvão Mineral.
__
Criado por: Bruna Tauani Marques
Size: 2.2 MB
Language: pt
Added: Aug 30, 2014
Slides: 18 pages
Slide Content
As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente , etc. Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário
O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas ; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
Desde que o homem passou a usar outros tipos de energia, que não a dos animais e da força humana, os combustíveis fósseis e outras formas mais modernas tornaram – se imprescindíveis, sendo responsáveis pelos progresso da economia e do bem-estar da humanidade. Países favorecidos pela natureza com essas “maravilhas” passaram a ser privilegiados na economia industrial e pós – industrial.
Fontes renováveis São fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser respostas a curto / médio prazo espontaneamente ou por intervenção humana. São também chamadas de fontes de energia ecológica e ao fazerem parte de uma política energética, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável.
São exemplos como: [1] a energia solar , [2] a energia muscular (esforço humano ou animal), [3] a energia dos vegetais (biomassa), [4] da correnteza dos rios (hidráulica), [5] dos ventos (eólica), [6] do calor interno do planeta Terra (geotérmica), entre outras
Não renováveis: São fontes de energia esgotáveis e não serão respostas, como o petróleo , o gás natural , o urânio , o carvão mineral , entre outras. O petróleo é a fonte de energia mais consumida no mundo.
Carvão Mineral: Foi a principal fonte de energia utilizada na Revolução Industrial e durante os séculos XVIII e XIX. Atualmente é a segunda fonte de energia mais empregada no mundo. Possui três utilizações principais: • Matéria prima para produção de aço nas usinas siderúrgicas ; • Geração de energia elétrica a partir do aquecimento das caldeiras em usinas termelétricas ; • Matéria prima no setor carboquímico na produção de inseticidas, tintas, corantes e entre outros; Mais de 80% das jazidas de carvão mineral estão no hemisfério norte.
Com a queima do carvão são liberados gases poluentes . Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global . Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termoelétricas. Aproximadamente 40% do gás carbônico ( CO 2, dióxido de carbono) gerado no mundo tem como origem a queima do carvão mineral.
Na categoria de combustíveis fósseis, o carvão é o que possui a maior reserva no mundo . No planeta, os maiores produtores de carvão mineral são China 45,9%, Estados Unidos 18,9%, Índia 8,2 %, Austrália 7,1%, Rússia 5,6%, Indonésia 4,6%, África do Sul 4,4 %, e outros 5,3%.
As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul , Santa Catarina , Paraná e São Paulo .
Formação do Carvão: O carvão mineral forma-se em terrenos sedimentares a partir de decomposição de restos de vegetais durante milhões de anos. Existem três condições para se formar o carvão : Vegetação continental , que permita o acúmulo de substâncias vegetais. Cobertura imediata da massa vegetal pela água , para que não haja decomposição total .Sepultamento, contínuo e prolongado, por sedimentos. Conforme o tempo levado para sua formação o carvão apresenta maior ou menor teor de carbono .
Estágios de formação: Turfa : 1º estagio de formação; é leve, com alto teor de umidade e pouco poder calorífero. Linhito : menos antigo que a hulha, queima-se com facilidade e possui uma cor que vai do castanho ao preto. Hulha: mais consumido , com menor teor de carbono que no antracito Antracito: mais antigo e mais raro , 95% de teor de carbono