BIOMAS BRASILEIROS Caatinga É o bioma típico do Nordeste brasileiro e seu nome, de origem tupi, significa mata branca . Todo esse bioma está em território brasileiro, estendendo-se pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe e por uma pequena parte do norte de Minas Gerais. Características: Chuvas irregulares; Secas prolongadas; Rios temporários/intermitentes; Vegetação Xerófita – plantas com espinhos – cactáceas e suculentas.
BIOMAS BRASILEIROS Cerrado Esse bioma é o segundo maior do Brasil. Ocupa quase 1/4 (25%) do território e estende-se pelo Centro-Oeste, passando pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Distrito Federal e chegando ao Piauí e Maranhão. Manchas do Cerrado podem ser encontradas na Caatinga, na Mata Atlântica e na Amazônia. Características: apresenta uma estação seca, que pode durar entre 5 e 7 meses; A longa seca favorece a ocorrência de incêndios naturais. As plantas são adaptadas (troncos grossos) a esses eventos e conseguem rebrotar quando as chuvas retornam; A vegetação do Cerrado é formada por árvores de pequeno porte, com tronco e galhos escuros, grossos e retorcidos. A sua distribuição é esparsa (árvores distantes uma das outras).
BIOMAS BRASILEIROS Cerrado O Cerrado abriga várias nascentes de importantes rios brasileiros, que distribuem suas águas para outras regiões. As nascentes do Cerrado abastecem as maiores bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica, a do Tocantins, a do São Francisco e a do Prata. A fauna do Cerrado é formada por animais como o tamanduá-bandeira, o tatu, o lobo-guará, o macaco-prego e as onças. Há, ainda, lagartos – que estão entre os répteis mais numerosos – e grande variedade de invertebrados, como formigas, cupins, abelhas e gafanhotos. O Cerrado brasileiro é considerado a savana mais rica do mundo. Atualmente, o Cerrado e sua biodiversidade estão ameaçados pelo intenso desmatamento realizado para fins de plantio de soja e criação de gado.
HOTSPOTS O termo hotspots é utilizado para designar lugares que apresentam uma grande riqueza natural e uma elevada biodiversidade, mas que, no entanto, encontram-se ameaçados de extinção ou passam por um corrente processo de degradação. Trata-se dos lugares do planeta onde a conservação de suas feições naturais faz-se mais urgente. No Brasil dois biomas são considerados hotspots , a Mata Atlântica (o mais degrado dentre os biomas brasileiros) e o Cerrado .