Formação - Maria na piedade popular.pptx

pmsnnfs 0 views 18 slides Oct 10, 2025
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Formação Mariana Missionária


Slide Content

Maria na piedade popular Romário M. Cruz

Vamos cantar! O povo te chama de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor, O povo te chama de Mãe e Rainha, porque Jesus Cristo é o Rei do céu, E por não te ver como desejaria, te ver com os olhos da fé, Por isso, Ele coroa a Tua imagem, Maria por seres a mãe de Jesus, Por seres a mãe de Jesus de Nazaré. Como é bonita uma religião que se lembra da mãe de Jesus, Mais bonito é saber quem Tu és. Não és deusa, não és mais que Deus, Mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior.

Vamos rezar Sinal da Cruz. Vinde Espírito Santo. Pai Nosso, Ave Maria, Gloria ao Pai.

“antes do que quaisquer outros, o próprio deus, o pai eterno, confiou-se à virgem de Nazaré, dando-lhe o próprio filho no mistério da encarnação.” - São João Paulo II

introdução “Bendito és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42).

Demonstração da piedade popular “E aconteceu que, dizendo Ele (Jesus) estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: ‘Feliz o ventre que Te trouxe e os seios que Te amamentaram!’ ” (Lc 11, 27).

piedade popular Na liturgia, se exerce a obra de nossa redenção. Mas, a vida espiritual não se restringe unicamente à participação na sagrada Liturgia.

piedade popular A vida espiritual não se restringe unicamente à participação na sagrada Liturgia. O Espírito Santo encontra-se na origem também de outras expressões religiosas do povo de Deus. São compreendidas pela expressão “piedade popular”.

piedade popular As manifestações dessa piedade devem submeter-se às leis gerais do culto cristão e à autoridade da Igreja. A piedade mariana é, com frequência, o vínculo resistente que mantém fiéis à Igreja setores que carecem de atenção pastoral adequada.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história A Liturgia é o centro da vida da Igreja; Nenhuma expressão religiosa pode substituir ou ser considerada no mesmo nível da Liturgia; Quando aparecem com elementos não coerentes com a doutrina católica, devem ser purificadas com prudência e paciência.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história Quando genuína, a piedade popular é uma rica fonte de fé – essa deve ser apreciada e favorecida; Nos primeiros tempos do cristianismo, todos os olhares estavam voltados para Jesus Cristo. O resto era secundário.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história No séc. II, encontramos provas de uma atenção especial das comunidades para com a Mãe de Jesus: Rezavam para ela; Escreviam sobre ela; E procuravam reproduzir seu rosto. Catacumbas de S. Priscila, em Roma

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história A partir do Concílio de Éfeso (431), multiplicaram-se festas, igrejas, orações, imagens e títulos marianos. Na Idade Média, e até o início da Idade Moderno, a piedade mariana se caracterizavam pela multiplicação de: - Irmandade, - Devoções, - Relatos de milagres, - Santuários, - Peregrinações, - Lendas e Relíquias.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história Na Idade Média, a maioria do povo não sabia o latim e nem sabiam ler para ter contato com as Sagradas Escrituras. O povo tinha necessidade de expressar sua fé por meio de sinais: queria ‘ver’, ‘tocar’, experimentar. Por isso a busca de outras expressões de sua fé, que não litúrgicas.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história No final da Idade Média, pela falta de uma catequese adequada, desvios e exageros puseram em perigo a correta expressão do culto Cristão.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história Com as grandes descobertas (final do séc. XV e início do séc. XVI) nasceu um intenso trabalho de evangelização. Os missionários difundiram também muitas tradições da piedade popular.

Algumas perguntas... Que foram os missionários que já evangelizaram em nossa região/ estado? Quais devoções marianas eles propagaram no seio de nosso povo? Cite exemplos concretos desta herança mariana em nosso meio.

A liturgia e a piedade popular mariana ao longo da história A piedade mariana, guiada e sustentada pela ação constante dos pastores, e exercida diariamente na vida do povo, tornou-se verdadeiramente a piedade dos pobres e simples.
Tags