O relevo terrestre e submarino se desenha através da ação de vários fatores internos e externos . Dependendo da força da ação, formam-se vários tipos de relevo, alguns mais altos, como planaltos e montanhas , e outros mais baixos, como é o caso de planícies e depressões.
Planície – Áreas chatas e mais baixas, geralmente, no nível do mar. Porém, podem ficar em terras altas, a s planícies se formaram a partir do acúmulo de sedimentos trazidos pelos ventos, mares, rios ou geleiras. As áreas de planície apresentam superfícies pouco acidentadas, sem grandes desníveis no terreno.
2) Montanha – São as formas de relevo de maior altitude que existe na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas geralmente forma as cadeias montanhosas ou as cordilheiras. O ponto mais alto da terra, com 8.848 metros, é o Monte Everest , situado na Cordilheira do Himalaia na Ásia. Monte Everest
Os espaços entre as MONTANHAS são chamadas de Vales . Existem outras elevações menores que as MONTANHAS chamadas de Montes e os Morros .
3) Depressão – É uma área de baixa altitude que foi muito desgastada com o tempo. Ela pode ter sido formada também por afundamento ocorrido no terreno .
As depressões podem ser absolutas ou relativas . Quando estão rebaixadas em relação aos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão situada entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira , no estado de São Paulo.
As áreas continentais que estão abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é o mar Morto, na Palestina.
4) Planalto – São áreas que se apresentam bastante planas e suas bordas estão bem delimitadas e desgastadas pela ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos. Mas elevados que as terras vizinhas, com altitude acima de 300 metros. Os planaltos, no Brasil, apresentam-se com diferentes formas: Serras – Terrenos acidentados com fortes desníveis. Chapadas – Elevações de topo plano.
O ponto mas alto do Brasil chama-se Pico da Neblina, 2293 metros. 21 metros mais alto que o Pico 31 de Março
O Pico 31 de Março - É o segundo ponto mais alto do Brasil , com 2.974,18 metros de altitude, Localiza-se na Serra do Imeri , na fronteira com a Venezuela . Situa-se a apenas 687 metros de distância do Pico da Neblina. Pico da Neblina Pico 31 de Março
Explique as principais formas de relevo: Planície: Planalto: Montanha:
Qual o pico mais elevado do Brasil? Quanto ele mede? R – De acordo com o que foi visto, quais são os tipos de relevo existentes? R – Qual delas chamou mais a atenção de vocês? R – Qual delas vocês estão mais acostumados a ver? R – Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum? R -
Como as montanhas são formadas? R – E as depressões como são formadas? R – Os planaltos são formados de que maneira? R – E as planícies como são formadas? R -
De acordo com a imagem, escreva o nome das formas de relevo indicadas nos números abaixo: 01 – 02 – 03 – 04 – 05 –