FORMAS DE RELEVO

7,331 views 19 slides Feb 26, 2018
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Um pequeno resumo sobre as Formas do Relevo


Slide Content

FORMAS DE RELEVO

O  relevo   terrestre e submarino se desenha através da ação de vários fatores internos e externos . Dependendo da força da ação, formam-se vários tipos de relevo, alguns mais altos, como planaltos e montanhas , e outros mais baixos, como é o caso de planícies e depressões.

Planície   – Áreas chatas e mais baixas, geralmente, no nível do mar. Porém, podem ficar em terras altas, a s planícies se formaram a partir do acúmulo de sedimen­tos trazidos pelos ventos, mares, rios ou geleiras. As áreas de planície apresentam superfícies pouco aciden­tadas, sem grandes desníveis no terreno.

2) Montanha  – São as formas de relevo de maior altitude que existe na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas geralmen­te forma as cadeias montanhosas ou as cordilheiras. O ponto mais alto da terra, com 8.848 metros, é o Monte Everest , situado na Cordilheira do Himalaia na Ásia. Monte Everest

Os espaços entre as MONTANHAS são chamadas de Vales . Existem outras elevações menores que as MONTANHAS chamadas de Montes e os Morros .

3) Depressão – É uma área de baixa altitude que foi muito desgastada com o tempo. Ela pode ter sido formada também por afunda­mento ocorrido no terreno .

As depressões podem ser absolutas ou relativas . Quando estão rebaixadas em relação aos terrenos vizinhos, mas aci­ma do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão situada entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira , no estado de São Paulo.

As áreas continentais que estão abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é o mar Morto, na Palestina. 

4) Planalto – São áreas que se apresentam bastante planas e suas bordas estão bem delimitadas e desgastadas pela ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos. Mas elevados que as terras vizinhas, com altitude acima de 300 metros. Os planaltos, no Brasil, apresentam-se com diferentes formas: Serras – Terrenos acidentados com fortes desníveis. Chapadas – Elevações de topo plano.

O ponto mas alto do Brasil chama-se Pico da Neblina, 2293 metros. 21 metros mais alto que o Pico 31 de Março

O Pico 31 de Março - É o segundo ponto mais alto do  Brasil , com 2.974,18  metros de  altitude, Localiza-se na Serra do Imeri , na fronteira com a  Venezuela . Situa-se a apenas 687 metros de distância do Pico da Neblina. Pico da Neblina Pico 31 de Março

Explique as principais formas de relevo: Planície: Planalto: Montanha:

Qual o pico mais elevado do Brasil? Quanto ele mede? R – De acordo com o que foi visto, quais são os tipos de relevo existentes? R – Qual delas chamou mais a atenção de vocês? R – Qual delas vocês estão mais acostumados a ver? R – Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum? R -

Como as montanhas são formadas? R – E as depressões como são formadas? R – Os planaltos são formados de que maneira? R – E as planícies como são formadas? R -

De acordo com a imagem, escreva o nome das formas de relevo indicadas nos números abaixo: 01 – 02 – 03 – 04 – 05 –

http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-da-forca-revelo
Tags