Generation of '27 Pink variant.pptx Eça de Queirós
elianacavuanda
4 views
20 slides
May 12, 2025
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
frei genebro
Size: 2.42 MB
Language: pt
Added: May 12, 2025
Slides: 20 pages
Slide Content
Frei Genebro Realizado por: Eliana nº.7, 10⁰E
Informações sobre o livro; Biografia do autor; Resumo do conto; Personagens; Apreciação crítica; Outros contos; Conclusão; Webgrafia. Índice
Sobre o livro 01
O conto “Frei Genebro” Autor: Eça de Queirós Título do livro: Contos Editora: Porto Editora Data de publicação: 2013 Este livro está no plano nacional de leitura
Capa Contracapa
Autor 2
Data de nascimento 01. Data de morte 02. Carreira 03. A sua primeira obra 04. Eça de Queirós Nasceu na Póvoa de Varzim, dia 25 de Novembro de 1845. Morreu em Neuilly, França, dia 16 de agosto de 1900, com 54 anos. Formou-se em Direito, em Coimbra, em 1866. Além de romancista, foi também advogado e diplomata. “O Crime do Padre Amaro” foi o seu primeiro grande trabalho e foi considerado o melhor romance realista português do século XIX.
Resumo 3
Frei Genebro A história gira em torno de Frei Genebro, um frade franciscano exemplar que leva uma vida dedicada à fé, humildade e caridade. Ele é retratado como alguém de extrema bondade que não dá valor aos bens materiais.
Um dia, Frei Genebro decide visitar o seu velho amigo, Egídio. Egídio vivia numa cabana no topo de uma colina e, quando Genebro chegou lá, Egídio estava miserável, estava prestes a falecer, mas tinha um último desejo. O seu desejo era comer uma perna de carne de porco assada e Frei Genebro, com a sua bondade, decidiu ajudar o seu amigo. Desceu a colina até onde se encontrava um rebanho de porcos, matou um desses porcos e cozinhou a perna para Egídio comer.
Certo dia, Frei Genebro entendeu que estava na sua hora de partir e pediu que o levassem para um curral. Lá obteve o seu último julgamento, dado por uma balança, iria Genebro para o Purgatório ou para o Paraíso?
Personagens 4
Francisco de Assis Frei Genebro Frei Egídio
Apreciação Crítica 5
Este conto aborda diversas temáticas sobre o moralismo e sobre o que é certo ou errado. Levanta questões sobre os limites do altruísmo e até onde uma pessoa pode ou deve ir para ajudar o próximo. Mostra como o desejo de servir Deus e outros pode levar a ações extremas, por vezes incompreendidas. Eça de Queirós, nesta obra, questiona se a bondade de um ato deve ser julgada apenas pelas suas intenções ou também pelas consequências. Eu gostei imenso deste conto, devido às lições de moral que estão por detrás desta história. O único ponto negativo é que não consegui entender algumas partes do conto, da primeira vez que li, devido ao vocabulário usado pelo autor.
Outros contos 6
O tesouro; No moinho; Civilização; A aia; Adão e Eva no paraíso; O defunto; A perfeição; José Matias. Outros contos presentes neste livro são: