Genograma familiar

59,893 views 18 slides Apr 02, 2013
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation


Slide Content

Genograma Familiar Realizado por: Inês Tavares nº16 Catarina Sanches nº7 Cristiana Silva nº9

O que é um Genograma Familiar? O Genograma consiste numa técnica que visa representar de forma gráfica o desenho familiar ou árvore familiar, e é através deste instrumento que podemos obter uma visão geral da nossa estrutura familiar.

O uso do Genograma no campo da terapia familiar é geralmente associado à teoria dos sistemas familiares de Bowen, desde 1979 até 1991. Bowen foi renomeado em 1972 por Guerin, como Genograma Familiar.  Murray Bowen

No início de seu trabalho, com famílias, Bowen propôs a utilização de um diagrama familiar, no qual ajudaria a atribuir e a organizar importantes dados sobre o sistema familiar multigeracional. O Genograma de forma geral consegue englobar e ser aplicado a diversas áreas do conhecimento humano como na medicina, enfermagem, psicologia, serviço social entre outras áreas.

Como Construir Um Genograma? O Genograma permite a identificação de padrões repetitivos de tendências hereditárias. Um Genograma Simples deve conter um símbolo que represente a figura masculina, um símbolo que represente a figura feminina, linhas que indiquem a sua relação e símbolos que indiquem o final da sua relação. Genograma Simples:

Principais Símbolos: Símbolo Masculino: Símbolo Feminino: Relação Conjugal:

Filiação: Irmãos:

A relação da filiação e dos irmãos diferem-se da relação conjugal, pois, a linha que une os seus indivíduos, vêm de cima.

Símbolo de Falecimento: Símbolo de separação: Separação com filho (a guarda da mãe) :

Informaç ões que o símbolo deve conter : 41 J.S.B. Bancário Alcoolista Diabético Idade Iniciais do nome (se necessário) Informações gerais, médicas e psicológicas. E só deve conter o que for revelante para o caso. Esta seta indica, que se trata do indivíduo foco da terapia.

Exemplo de Genogramas Simples:

Para um genograma ser complexo, tem de se utilizar um maior número de símbolos. Caso se optar por um genograma complexo, é necessário colocar uma legenda para que qualquer pessoa compreenda o que genograma está a representar. Genograma Complexo:

Símbolos Extra: Animal de estimação Gravidez Sexo desconhecido

Linhas de Relacionamento: Animal de estimação Criança adotada Gravida de gémeos

Linhas de Relacionamento: Pais de gémeos Pais de gémeos idênticos

Exemplo de Genogramas Familiares:

Espero que tenham gostado.. Fim!
Tags