Guerra fria

gustavosilvadesouza5 1,617 views 26 slides Feb 13, 2017
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

Apresentação de data show sobre a Guerra Fria


Slide Content

GUERRA FRIA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS a)  Enfraquecimento econômico e político dos países europeus b) Bipolaridade global c )  Corrida armamentista – nuclear – espacial d )  O equilíbrio do terror (política de dissuasão) e )  Conflito ideológico: capitalismo X socialismo)             f) Conflito Bélico na guerra fria: principal cenário 3º mundo

Ícones da felicidade: Nos EUA : valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia. Na URSS : bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.

Características gerais da Guerra Fria: Disputa tecnológica. Corrida espacial. Espionagem ( CIA X KGB ). Busca de aliados. Conflitos regionalizados. Difamações. ROCKY X DRAGO

Fases da Guerra Fria: A) GUERRA FRIA CLÁSSICA (anos 1940 e 1950): Grande tensão entre as potências. Risco permanente de conflito nuclear. 1947: Doutrina Truman – EUA apoiariam as nações “livres” que desejassem resistir à dominação comunista. Combate ao comunismo em qualquer lugar do planeta. KOMINFORM (Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários) – União de PC’s europeus para evitar a influência dos EUA.

1947: Plano Marshall : plano econômico de auxílio aos países europeus (ocidentais). Reduziria possível influência soviética. 1949: COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – versão soviética do Plano Marshall. 1948: Bloqueio de Berlim. 1961: muro de Berlim- Destruído em 1989.

CORTINA DE FERRO

CORRIDA ESPACIAL

CORRIDA ARMAMENTISTA

1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu. Membros: URSS, ALB, ALE OR., BUL, HUN, TCH, POL, ROM (CUB e MON posteriormente). 1949: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aliança militar de países capitalistas. Início: EUA, CAN, ING, FRA, BEL, HOL, LUX, DIN, NOR, FIN, POR, ITA (GRE, TUR e ALE OC. Posteriormente).

1949: Divisão da Alemanha em RDA (Ale Or.) e RFA (Ale Oc.).

Macartismo (1948 – 1952 aproximadamente): Senador Joseph Eugene McCarthy. Perseguições nos EUA a artistas, intelectuais e funcionários de setores governamentais suspeitos de ligações com comunistas. Histeria anticomunista. “Caça às bruxas”.

CRISE DOS MÍSSEIS EM CUBA - 1962

A propaganda capitalista em : Gibis – através de super heróis TV; Revistas; Jornais;

PROPAGANDA ESTADUNIDENSE

PROPAGANDA SOVIÉTICA

DESFILE MILITAR EM MOSCOU

LÍDER REVOLUCIONÁRIO LATINO AMERICANO

O FIM DA GUERRA FRIA: A ERA GORBATCHEV A partir da ascensão de Mikhail Gorbatchev, em 1985, a União Soviética experimentou uma fase de transição rumo a uma nova ordem política, ao modelo de economia de mercado e a uma nova orientação nas relações internacionais.

O Mundo Pós-Guerra Fria Na época da Guerra Fria, o poder das armas valia mais que o poder do dinheiro. O cenário mundial estruturava-se em torno das grandes potências termonucleares. O ocidente - essa expressão geopolítica que abarca os Estados de economia de mercado, tanto ocidentais como orientais - organizava-se em torno da hegemonia dos Estados Unidos, cuja liderança militar formava par com o seu incontrastável poderio econômico. O fim da Guerra Fria embaralhou as cartas do jogo planetário. A dissolução do bloco soviético, uma aparente vitória da superpotência da América do Norte, descortinou realidades novas, que prefiguram o próximo século. O poder mundial tende a se concentrar em macro áreas do hemisfério norte que aglutinam a riqueza e a capacidade de inovação tecnológica. A economia mundial globalizava-se e, simultaneamente, fragmentava-se em blocos regionais. A partilha do mercado mundial envolve as estratégias das grandes corporações econômicas e as políticas externas dos Estados.

Multipolaridade A nova ordem mundial é marcada não mais pelo poder das armas, mas pelo poder do dinheiro, as relações econômicas estão mais intensas e não estão mias apoiadas em dois polos, mas sobre os megablocos econômicos e geopolíticos. Serão citadas algumas mudanças com o aparecimento dessa ordem multipolar: Neoliberalismo Surgiu como doutrina econômica sistematizada no final da década de 1930.
Tags