Os 10 mandamentos da Lei de Deus: 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas. 3º - Guardar domingos e festas de guarda. 4º - Honrar pai e mãe. 5º - Não matar. 6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras. 7º - Não roubar. 8º - Não levantar falsos testemunhos. 9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos. 10º - Não cobiçar as coisas alheias MOISÉS
Os 5 Mandamentos da Igreja: 1 - Ouvir missa inteira nos domingos e festas de guarda 2 - Confessar-se ao menos uma vez a cada ano 3 - Comungar pelo menos pela Páscoa da Ressurreição 4 - Jejuar e abster-se de carne quando manda a Igreja 5 - Pagar o dízimo segundo o costume Os cinco mandamentos ou preceitos da Igreja Católica (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus), na sua forma atual, foram estabelecidos pelo Papa João Paulo II e promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI,
Os sacramentos Dentro da fé católica, os sacramentos, que a Igreja acredita serem instituídos por Jesus, foram: Gestos e palavras de Cristo que concedem e comunicam a graça santificadora sobre quem os recebe. Sobre os sacramentos, São Leão Magno diz: “ O que era visível no nosso Salvador passou para os seus sacramentos "
Os sacramentos são 7: 1. O Batismo 2. A Crisma 3. A Eucaristia 4. A Confissão 5. A Unção dos Enfermos 6. A Ordem 7. O Matrimônio.
VAMOS ENTENDER:
PAPA Chefe S upremo da Igreja Católica Apostólica Romana (Supremo Pontífice da Igreja Universal e soberano do Vaticano). Títulos: Bispo de Roma, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolita da Província Romana e Patriarca do Ocidente. O Papa é vitalício, eleito pelo Santo Colégio dos Cardeais reunidos em Roma. O Papa é o sucessor do apóstolo Pedro, o primeiro Bispo de Roma, nomeado por Jesus a pedra fundamental da Igreja em Mateus 16, 17-19.
Papa Bento XVI (em latim: Benedictus PP. XVI , em italiano: Benedetto XVI ) Nascido Joseph Alois Ratzinger , (Marktl am Inn, Alemanha - 16 de abril de 1927) É Papa desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.
CARDEAL A denominação apareceu no século VI e tem o significado de “superior eminente”, de onde provém o tratamento de “eminência”. O título é conferido a alguns Bispos que funcionam como colaboradores e conselheiros imediatos do Papa, e servem como enviados, chefes de congregações e tribunais da Cúria Romana. A partir do ano 1179, o Concílio de Latrão lhes conferiu o direito de eleger o papa no Sacro Colégio.
Sua Eminência Reverendissíma Dom Eugênio de Araújo Cardeal Sales. (8 de novembro de 1920 — 9 de julho de 2012) Arcebispo-emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Cardeal Protopresbítero da Santa Igreja de Roma. Faria 69 anos de sacerdócio, 58 de episcopado, 43 de cardinalato, em seus quase 92 anos de vida. Ele sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes. Criador das Comunidades Eclesiais de Base e da Campanha da Fraternidade.
O Cardeal pode provir de qualquer Ordem Secular: Cardeais Bispos Cardeais Presbíteros (maior número dentro do Sacro Colégio, encarregados dos deveres pastorais e administrativos no Vaticano) e; Cardeais Diáconos (número limitado de cardeais encarregados das missões de ajuda aos pobres na cidade de Roma).
Patriarcas Normalmente títulos possuídos por alguns líderes das Igrejas Católicas Orientais ( sui juris ) . Estes patriarcas orientais, que ao todo são seis, são eleitos pelos seus respectivos Sínodos e depois reconhecidos pelo Papa. Apesar de ser apenas honorífico e não lhes conferirem poderes adicionais.
Arcebispos Bispos que, na maioria dos casos, estão à frente das arquidioceses.
BISPO D a palavra grega EPISKOPOI, que significa “supervisor”. S ucessores dos Apóstolos, aos quais Jesus confiou a tríplice missão: magistério, ordem e jurisdição. N omeados pelo Papa, recebendo missão ordinária sobre os fiéis de sua DIOCESE ou Circunscrição Eclesiástica, composta por PARÓQUIAS . Alguns Bispos assumem autoridade sobre outros Bispos da região, e são denominados Arcebispos, outros assumem as funções de Cardeal.
Bispo de Uberlândia: Dom Paulo Francisco Machado A pedra do anel do bispo é a ametista, símbolo de fidelidade à Igreja, seu Báculo ou bastão pastoral representa sua função de conduzir o rebanho de fiéis a ele confiado, e o uso de uma Cruz peitoral, meias e sandálias vermelhas, luvas de púrpura e mitra se deve a antigas tradições orientais. Ao assumir, cargo episcopal, cada Bispo escolhe um brasão de armas e um lema que definirá o ideal de seu ministério.
Títulos e Cargos Além dos diferentes tipos de Bispos, existem também vários títulos e cargos, por exemplo : Abade Territorial/Abade Prelado Territorial Prelado pessoal Exarca Vigário Apostólico Prefeito Apostólico Administrador Apostólico Ordinário militar Ordinário pessoal Eclesiástico Superior de uma missão sui iuris Administrador Diocesano
Presbiterado Os Presbíteros (ou padres ) são os colaboradores dos bispos e só têm um nível de jurisdição parcial sobre os fiéis. Isto porque eles não receberam ainda a totalidade do sacramento da Ordem . Alguns deles lideram as paróquias da sua diocese e têm vários títulos, como por exemplo: Vigário: agem em nome e com a autoridade do Bispo Diocesano. Monsenhor: título honorífico - não confere quaisquer poderes sacramentais adicionais. Cônego Arquimandrita: ítulo honorífico usado nas Igrejas orientais sui juris
Diaconato São os auxiliares dos presbíteros e bispos e possuem o primeiro grau do sacramento da Ordem. São ordenados não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade, da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia. Apesar disso, eles não consagram a hóstia (parte central da Missa) e não administram a Confissão ou Reconciliação.
Consagrados (as) Podem ser leigos, religiosos ou clérigos. Normalmente agrupam-se em ordens religiosas ou em institutos seculares. Vivem isoladamente ou até em comunidade aberta. Profissão: castidade no celibato, pobreza e obediência. Entre estas pessoas, algumas aceitam levar uma vida de clausura monástica ou conventual. Entre os diferentes tipos de consagrados e títulos existentes destacam-se os seguintes: Abade (a) Monge (a) Frade (a) Eremitas (Eremitérios)
Ministro Extraordinário da Comunhão Leigo que recebe a permissão de distribuir a comunhão aos fiéis na missa; Extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade. Os ministros ordinários da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. CORRETO: ministro extraordinário da comunhão e não da Eucaristia!
Existem duas Ordens: Clero Secular ou Ordens Maiores. Clero Regular ou Ordens fechadas: cujos religiosos se submetem a regras específicas de vida ou tipos de atividades, como é o exemplo dos monges.
Companhia de Jesus (padres jesuítas) Ordem de São Bento (monjas e monges beneditinos) Ordem dos Salvatorianos Ordem dos Franciscanos Ordem dos Salesianos Ordem dos Salvatorianos Ordem dos Franciscanos Ordem dos Salesianos Irmãos Maristas Irmãos Rogacionistas Irmãs Paulinas Irmãos Dominicanos Ordens Regulares:
ARQUIDIOCESE É uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica (e também da Igreja Ortodoxa) que recebe este nome por ser uma importante diocese, em razão de seu tamanho ou por motivos históricos . A autoridade máxima de uma arquidiocese recebe o nome de arcebispo, enquanto que as dioceses são comandadas por bispos.
DIOCESE: Do grego DIOKESIS que significa “administração da casa”. Unidade territorial administrada por um bispo.
PARÓQUIAS: Termo derivado do grego PAROIKIA, que significa a “segunda casa”; e se aplica na Igreja Católica às subdivisões da Diocese; à cada uma delas confiada a um Pároco .