Hipóteses de escrita

3,273 views 14 slides Sep 09, 2014
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

HIPÓTESES DE ESCRITA Simone Regina Serafim

Objetivo : repertoriar os professores quanto a identificação das hipóteses de escrita utilizadas pelos alunos Público alvo : professores de alfabetização

ATENÇÃO! Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança tem suas próprias ideias de como ler e escrever. Ao compreendermos que a criança chega à escola trazendo muitos "saberes" sobre leitura e escrita, elaborados a partir das suas vivências, estamos possibilitando que ela faça leituras e escritas segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento. As pesquisas realizadas por Emília Ferreiro mostram-nos que a criança aprende a ler e a escrever porque é desafiada a confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor.

Hipótese Pré -Silábica

O aluno utilizou apenas letras , diferenciando-as dos números. Embora repita em todas as palavras as letras L-I- M-N, podemos dizer que já apresenta um bom repertório de letras, embora ainda as use de forma aleatória.  Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

Hipótese Silábica Sem Valor Sonoro

Como já entende que a escrita está relacionada à fala, a criança busca ,  em sua escrita, registrar com uma letra ou outro sinal cada sílaba oral  ( ou seja, faz registros gráficos toda vez que pronuncia um som da l íngua). A leitura silabada nesta fase está associada a esse entendimento,  o que representa uma descoberta importante da criança: a de que a  palavra é fragmentável, ou seja, constituída por partes sonoras. Há associação de cada sílaba a uma letra, mas ainda não relaciona o  registro escrito ao som da fala.

Hipótese Silábica Com Valor Sonoro

Este aluno está utilizando a hipótese silábica com valor sonoro. Nesta fase, cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada .

Hipótese Silábica Alfabética

Esta fase marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas. 

Hipótese Alfabética

Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas. 

Referências http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste http://www.ensinaraprender.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/12/hipoteses-silabica-sem-valor-sonoro.html
Tags