A Hipermnésia é um fenómeno caracterizado pelo aumento da capacidade de se recordar factos do passado, apesar de não existir aumento da memória, essas lembranças são recordadas com mais vivacidade e exactidão como detalhes a que normalmente não temos acesso.
A Hipermnésia é muito confundida com a Terapia de Regressão, por exemplo, se uma pessoa relatar factos vividos aos seis meses de vida ou quando estava no útero materno isso é hiperminésia , ainda não sabia falar, mas caso ocorra a regressão, então, não haverá falas mas expressões corporais características e outros sons, como o choro.
Pode ocorrer “ Hipermnésia ” em alguns estados orgânicos, como é o caso das afecções febris, como febre ou feridas na cabeça que afectam o cérebro. Nesses casos podem aparecer lembranças da juventude ou da infância ou de factos que a pessoa nem sequer tinha mais consciência da sua existência.
Um fenómeno curioso é a Hipermnésia que pode ocorrer em estados que estão perto da morte ou quando a pessoa se defronta com situações extremamente ameaçadoras à sobrevivência.Na literatura psiquiátrica há algumas referências de casos onde a pessoa se recorda, em poucos instantes, de todos os acontecimentos da vida com absoluta clareza.
Vários graus de Hipermnésia Hipermnésia contriving Fenómenos que vão desde a repetição exaustiva de frases, músicas ou palavras Hipermnésia afectiva Recorda-se com maior intensidade e frequência de experiências infelizes ou traumáticos.
Unforgetful Carrie Wells , ex-detective que sofre de um distúrbio médico raro que faz com que a sua memória seja tão perfeita a ponto de qualquer lugar, qualquer conversa, qualquer momento de alegria ou qualquer desgosto ficar para sempre visualmente gravado na sua mente. Não se trata apenas de ela se lembrar sempre de tudo – na realidade, ela não consegue mesmo esquecer o que quer que seja... à excepção de uma coisa: dos pormenores do dia em que a sua irmã foi morta, há já alguns anos.