HISTÓRIA DAS ÁGUAS SULFUROSAS

Mascf 2,624 views 13 slides Dec 27, 2015
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

HISTÓRIA DAS ÁGUAS SULFUROSAS


Slide Content

Poço das Água sulfurosas de Hidrolândia Trabalho de pesquisa: Profa . Fátima chaves

No ano de 1963, na gestão do prefeito ANTONIO Rêgo filho, a prefeitura municipal de Batoque atual Hidrolândia, realizou a escavação de um poço profundo e a construção de um Chafariz para abastecer a cidade. Quando encontraram água foi retirado uma amostra para analise, justamente para saber a qualidade da mesma, após o resultado foi constatado que a água era imprópria para o consumo pois possuía uma quantidade muito grande de sulfa, enxofre e magnésio, contudo junto com o exame laboratorial vinha uma explicação de que a água, devido o enxofre era imprópria para o consumo porém tinha poder cicatrizante. R omeiros na época da descoberta da água

Em 1965, a Secretaria de Viação, Obras, Minas e Energia acabava de descobrir o primeiro poço de água sulfurosa do Ceará, localizado no antigo município de Batoque, hoje Hidrolândia. O precioso líquido medicinal, que, entre outras doenças, cura o reumatismo e a eczema, jorrava em abundância de um poço de, aproximadamente, 50 metros de profundidade. O poço é o único da região Nordeste e na época, reunia pessoas de vários lugares em busca de curarem suas enfermidades, banhando-se com as águas sulfurosas, de alto poder cicatrizante, colocando assim aquele município como a “terra das águas sulfurosas”. informações do Jornal O POVO. Dona Didia Timbó, Geci Maciel de França (lavando o rosto) e alguns alunos da Escola Priscila.

A água do poço era puxada manualmente, por uma manivela, Descia num cano e as pessoas formavam fila esperando o precioso liquido cair, para tomar banho, beber ou para levar para suas residências. Banheiros foram construídos próximos ao poço, como vemos na foto e era cobrado uma taxa para usa-los. O uso dos banheiros era feito principalmente por quem vinha de fora.

Junto com a exploração da água sulfurosa veio também o crescimento econômico e populacional do nosso município. Barracas com vendas de comidas foram feitas próximas ao poço, quartos de pensão para as pessoas que vinham de fora foram construídos e muitas famílias começaram a chegar e ficar aqui. pequenos restaurantes começaram a funcionar em função do poço das águas sulfurosas.

Foi Na administração do prefeito Basílio mesquita 01/01/1967 a 23/05/1971, que foi construído o chafariz com 04 torneiras de cada lado e os banheiros públicos.

em 1966 mudarem o nome da cidade como forma de manter viva a ideia das águas milagrosas e tentar manter o turismo que já estava diminuíndo significantemente naquela época. Hidrolândia significa terra das águas, e recebeu esse nome justamente em homenagem as águas sulfurosas. Foto tirada no período da administração do Prefeito Wilson Martins .

O chafariz na primeira administração do prefeito walter marinho – 01/01/1983 a 01/01/1989

O chafariz recebeu grades de proteção na administração do prefeito Afrânio Martins.

Hoje ainda é linguagem corrente na memória coletiva o poder milagroso das águas sulfurosas, atualmente foi feita uma nova análise da água e foi constatado que a quantidade de enxofre está diminuíndo , pois o chafariz não está sendo preservado .

Mesmo com pouca quantidade de sais muitas pessoas de Hidrolândia ainda freqüentam o chafariz para usar a água como tratamento, sendo muito comum ouvir depoimentos de pessoas que afirmam ter se curado com as águas do Chafariz . considerado como parte integrante da vida da cidade sendo capaz de representar a coletividade daquele povo, as águas sulfurosas de Hidrolândia não são reconhecidas como patrimônio histórico , apenas na memória dessa população .

Atualmente mesmo estando um tanto esquecido o chafariz das águas sulfurosas foi o grande responsável por tornar a cidade de Hidrolândia conhecida na zona norte do estado do Ceará, esse fato ficou na memória da cidade e ainda é lembrado pelos seus moradores com muito entusiasmo, sendo vez ou outra motivo de discussão sobre a forma como a água foi sendo esquecida.

Fonte de pesquisa: Monografia – água sulfurosa de Hidrolândia de: José genário mesquita bezerra.