HISTÓRIA ENSINO NOTURNO-INDEPENDENCIA DO BRASIL..pptx

JoanaMartins411259 0 views 16 slides Oct 13, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

IDEPENDENCIA DO BRASIL


Slide Content

Professora: Janain a Jardim Brasil: Caminhos até a Independência HISTÓRIA – 8º ANO (EFAF)

O processo de Independência do Brasil foi pacífico? Questão disparadora

Antecedentes da Independência do Brasil 22 de janeiro de 1808 Transferência da Corte portuguesa para o Brasil 1815 D. João VI eleva o Brasil a vice-reino 1820 Revolução Liberal do Porto 1821 D. João VI retorna a Portugal A eclosão da Revolução Liberal do Porto, em 1820, forçou a volta de João VI para Portugal em abril do ano seguinte, ficando Pedro no Brasil como seu regente. ,_ Elaborado especialmente para o CMSP. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/ File:Portrait_of_Dom_Pedro,_Duke_of_Bragan%C3%A7a_-_Google_Art_Project_edited.jpeg. Acesso em: 17 maio 2021.

As elites e seus interesses no Brasil Partido Brasileiro Partido Português Liberais radicais E lites agrárias M anutenção do status de reino unido E lites mercantis L ógica colonial anterior à chegada da Família Real E lites urbanas e parte da corte E mancipação Elaborado especialmente para o CMSP.

Utilize sua atitude historiadora Até esse ponto da história, você percebeu a participação popular no processo de Independência do Brasil? © Pixabay Elaborado especialmente para o CMSP.

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Dom Pedro de Alcântara, 9 de janeiro de 1822. Fonte: Wikipédia. Dia do Fico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/ Dia_do_Fico . Acesso em: 17 maio 2021.

Atividade complementar Fonte 1 : Carta que S. Magestade dirigia S. A. R. e Príncipe Regente do Brasil, e Seu Defensor Perpétuo. Meu filho, não tenho respondido às Tuas Cartas por terem demorado as ordens das Cortes; agora receberás os seus Decretos, e te recomendo a sua observância e obediência às ordens, que recorrerá, porque assim ganharás a estimação dos Portugueses, que um dia há de governar, e é necessário que lhe dês decididas provas de amor pela Nação. (...) Paço de Quelús, em 3 de agosto de 1822. Wikisource . Carta de Dom João VI a seu filho, Dom Pedro I. Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/Carta_de_D._Jo%C3% A3o_VI_a_seu_filho,_D._Pedro_I. Acesso em: 17 maio 2021.

Fonte 2 : Resposta de D. Pedro – Rio 1822/9 22 – Meu Pai e Senhor Wikisource . Carta de Dom João VI a seu filho, Dom Pedro I. Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/Carta_de_D._Jo%C3% A3o_VI_a_seu_filho,_D._Pedro_I. Acesso em: 17 maio 2021. (...) Vossa Majestade manda-me, que digo! Mandam as Cortes por Vossa Majestade, que Eu faça executar, e execute seus Decretos: para eu fazer executar, e executá-los era necessário que nós Brasileiros livres obedecêssemos à facção: respondemos em duas palavras – não queremos. Se o povo de Portugal teve o direito de se constituir revolucionariamente; está claro, que o povo do Brasil o tens dobrado, porque se vai constituindo respeitando a Mim, e às Autoridades estabelecidas. (...) Atividade complementar

Independência ou morte , por Pedro Américo, óleo sobre tela, 1888. Pertence ao acervo do Museu Paulista. 7 de setembro de 1822. Pedro Américo, 1888. Museu Paulista da USP. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wiki media.org/wiki/File:Pedro_Am%C3%A9rico_-_Independ%C3%AAncia_ou_Morte_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 17 maio 2021. Independência do Brasil

Meu Rei e pai amado, ora pois, como vais? Filho amado, saudades do Brasil... Aliás, tu não andas a obedecer-me muito, né? Relaxa, pai... Vou te dar orgulho, seguir teus passos e declarar a República no Brasil. Que orgulho, Pedrinho! Tens minha benção... Utilize sua atitude historiadora e responda: a conversa a seguir é FAKE NEWS ou FATO? Dom Pedro: Pinacoteca do Estado de São Paulo. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia. org /wiki/File: Portrait_of_Dom_Pedro,_Duke_of_Bragan%C3%A7a_-_Google_Art_Project_edited.jpeg; D. João VI: Albert Gregorius . Palácio Nacional da Ajuda. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Retrato_de_ D._Joao_VI_-_Gregorius,_Albertus_Jacob_Frans.jpg.. Acessos em: 17 maio 2021. Elaborado especialmente para o CMSP.

FAKE NEWS Após a Independência do Brasil, a Monarquia foi mantida como forma de governo, e não a República. Elaborado especialmente para o CMSP.

Guerra de Independência do Brasil INDEPENDÊNCIA DA BAHIA 2 de julho de 1823 Antônio Parreiras, 1931. Palácio Rio Branco. Domínio Público. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Parreiras_O_Primeiro_Passo_para_a_Independ%C3%AAncia_da_Bahia.png. Acesso em: 17 maio 2021.

Endividamento do Brasil por meio de um pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses. A colônia saía da esfera do colonialismo mercantilista português para ingressar na dependência do capital industrial inglês. Elaborado especialmente para o CMSP.

compartilha # cmsp curtiu? O QUE APRENDEMOS? OBJETIVO ALCANÇADO Brasil: Caminhos até a independência Imagens: © Pixabay O QUE VEM POR AÍ? Independência do Brasil Mural @janainajardim.prof Elaborado especialmente para o CMSP.

Habilidades do Currículo Paulista (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas. Objetivo: Analisar o processo de Independência do Brasil. América espanhola