Enfermeiro é uma palavra de origem latina. Enfermeiro deriva do latim Infirmum , que significa “aquele ou aquilo que não está firme”. Na língua portuguesa, essa palavra daria origem ao termo “enfermo”, para se referir a alguém que está doente. A partir dela vieram outras palavras, como enfermeiro, enfermaria e enfermagem.
Arte do cuidar Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
Vocês conhecem a história da Enfermagem?
A Enfermagem surgiu antes mesmo de Cristo ainda que à época não tivesse esse nome técnico. Sua origem aponta para o trabalho de homens e mulheres abnegados que cuidavam do bem-estar dos enfermos, tentando garantir a eles uma situação digna, de saúde básica e de sobrevivência.
Antiguidade Remota : Cabia a mulher as tarefas relativas ao nascimento e ao cuidado com crianças e enfermos. Período Pré-Cristão: Doenças - Castigo de Deus / Poder do demônio, Sacerdotes e feiticeiras.
Tratamentos da antiguidade: Massagens, banho de água fria ou quente, purgativos, substancias provocadoras de náuseas. Conhecimento sobre plantas medicinais.
No Brasil, a história da Enfermagem pode ser divididas em três períodos: A organização da Enfermagem: do período colonial ao final do século XIX O desenvolvimento da Enfermagem: do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial Enfermagem Moderna: do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.
Enquanto isso, no Brasil a história da Enfermagem inicia no período colonial. Com destaque para as Casas de Misericórdia originadas em Portugal. Outrossim, deste período (Colonial) até o fim do século XIX é compreendida a Organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira, que realiza suas análises a partir do contexto social da coletividade brasileira em formação.
Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil: Escola de Enfermagem "Alfredo Pinto" ; Escola da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro; Escola Anna Nery; Escola de Enfermagem Carlos Chagas; Escola de Enfermagem "Luisa de Marillac ” ; Escola Paulista de Enfermagem; Escola de Enfermagem da USP.
Datas comemorativas: 12 de MAIO dia do ENFERMEIRO; (nascimento de Florence) 20 de MAIO dia do TÉCNICO DE ENFERMAGEM; (falecimento de Anna Neri)
Um paciente não é só um paciente. Ele é o amor de alguém. O pai de alguém. A mãe de alguém. O filho de alguém. Avô, avó de alguém. O melhor amigo de alguém. O amor da vida de alguem . Nossa missão é a todo instante, cuidar e fazer de tudo pelo amor da vida de alguém!!