História social do romantismo, desenvolviddo por Fernando Pereira
Facebook: https://www.facebook.com/nandop157
Size: 139.4 KB
Language: pt
Added: Mar 27, 2014
Slides: 18 pages
Slide Content
HISTÓRIA SOCIAL DO ROMANTISMO By ; Fernando Pereira
Índice A poesia Romantismo : A arte da burguesia O Romantismo em Portugal : A primeira geração Romântica A segunda geração Romântica O Romantismo no Brasil A primeira geração do Romantismo no Brasil A segunda geração do Romantismo no Brasil 4. O Condoreirismo .
Poesia O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães. Mas se originou mesmo na Alemanha e Inglaterra no final do séc. XVIII e se desenvolveu no Brasil durante o séc. XIX. A característica principal da Poesia Romântica é a expressão plena dos sentimentos pessoais, com os autores voltados para o seu mundo interior e fazendo da literatura um meio de desabafo e confissão. A vida passa a ser encarada de um ângulo pessoal, em que se sobressai um intenso desejo de liberdade .
Características da Poesia Exaltação dos sentimentos pessoais ; Expressa os estados da alma ; Exaltação da liberdade, igualdade e reformas sociais ; Valorização da natureza ; Sentimento nacionalista
TENDÊNCIAS DA POESIA ROMÂNTICA Indianismo Ultra-Romantismo Poesia Social
Romantismo: A arte da burguesia O gosto pela cultura clássica, que se inicia no século XVI, com o Renascimento, perdura ate o século XVII. Com o tempo, ele foi se restringindo ao público aristocrático formado pela nobreza e pelo alto clero. Com a ascensão da burguesia ao poder na França, em 1789, surge a necessidade de uma arte sintonizada com aquele contexto social e com a sensibilidade do novo público que se formava. Essa arte é o Romantismo.
O Romantismo em Portugal O Romantismo floresceu em todos os países ocidentais. Em Portugal, a tendência se desenvolveu a partir de 1836, nessa época o país passava por uma profunda crise econômica, política e social. A situação do país se agravava com a invasão napoleônica e a independência econômica do Brasil, em 1820, iniciou-se uma revolução liberal para a modernização do país. Em 1836, as idéias românticas começaram a fluir, foram levadas da França e da Inglaterra pelos emigrados durante a revolução.
Em Portugal, podemos considerar a existência de duas gerações românticas: Primeira Geração: marcada por preocupações históricas e políticas; nela se destacam Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antônio Feliciano de Castilho; Segunda Geração: as características românticas estão definidas e amadurecidas; nela se destacam Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Soares dos Passos e João de Deus.
A primeira geração Romântica (Nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes.
Principais autores: podemos destacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil. -Principais obras: Suspiros Poéticos e Saudades. Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro. Obras: Canção do exílio, I-Juca- Pirama . Araújo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista Niterói-Brasiliense. -Características: nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo.
A segunda geração Romântica Também conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo , recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
-Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire e Pedro de Calasans . -Principais obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, já tinha em sua poesia algumas características da terceira geração do romantismo. -Principais características: Foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evasão na morte, o saudosismo (lamentação) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angústia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.
O Romantismo no Brasil Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil . Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso pais e o cotidiano popular.
A Primeira Geração do Romantismo no Brasil C onhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. Destaca-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
A Segunda Geração do Romantismo no Brasil C onhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultra-romântica . Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores deste período morreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores desta fase : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
Apesar de não ser tão conhecida como os outros movimentos literários e artísticos que estiveram presentes na cultura brasileira , mas com certeza tem sua importância e faz parte da história e da identidade do país. Condoreirismo
Basicamente o Condoreirismo trata-se escola literária da poesia brasileira , a terceira fase romântica, marcada pela temática social e a defesa de idéias igualitárias. Tudo se inciou quando em 1860 surgiram alguns escritores que demonstravam imensa preocupação com os problemas sociais. Muitas influencias de movimentos anteriores permaneceram, mas muitas novidades também surgiram. O novo formou-se o conteúdo e deu origem à terceira geração da poesia romântica, mais voltada para os problemas sociais e com uma nova forma de tratar o tema amoroso.